Aproveite os bônus esclusivos
Estreia de A Vida dos Santos
00
D
00
H
00
M
00
S
January 26, 2026
APROVEITAR OFERTA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Árvores estão explodindo sozinhas nos EUA. Entenda o motivo

Temperaturas de -40ºC nos EUA congelam a seiva das plantas, criando um evento raro que soa como um campo de batalha.

Por
Gabriel Costa
Publicado em
30/1/2026 15:04
Reprodução

Basta segurar uma pedra de gelo por alguns segundos para sentir a pele arder, mas é preciso uma temperatura muito baixa para causar danos reais.

Agora, imagine isso em uma escala muito maior. Nos Estados Unidos, o frio deixou de ser apenas desconfortável para se tornar bruta, onde até árvores explodem como se fossem dinamite.

Não temos muita noção de o que é isso, já que no Brasil o inverno é muitas vezes um verão menos quente. É difícil de imaginar que o frio possa ser tão violento a ponto de fazer a natureza explodir.

Mas nos Estados Unidos, o silêncio das florestas está sendo quebrado por sons que lembram tiros de espingarda. Não é caça, nem guerra. São as árvores estourando por dentro.

Uma onda de frio intenso varre a América do Norte, trazendo temperaturas que chegam a -40ºC, mais frio que a própria Antártida.

O cenário é de catástrofe: 800 mil pessoas sem luz, 17 mil voos cancelados e 23 estados em emergência.

Mas, enquanto cidades inteiras param, nas florestas do Meio-Oeste e das Planícies do Norte americano, um fenômeno físico brutal está acontecendo.

Por que as árvores estão explodindo?

Imagine a seiva de uma árvore como o sangue que corre em nossas veias. Ela é vital, cheia de nutrientes e principalmente água.

Em invernos normais, as árvores entram em uma espécie de hibernação, desidratando suas células e aumentando a concentração de açúcar, um anticongelante natural.

Mas quando o termômetro cai rápido demais, como aconteceu agora com a chegada súbita de uma massa de ar ártico, a natureza não tem tempo de se adaptar.

O físico Christopher Baird, da Universidade West Texas A&M, compara o processo ao estouro de um cano doméstico.

A seiva, ainda líquida, congela. E, como você aprendeu na escola, a água se expande ao virar gelo. Sem espaço para crescer dentro dos canais da planta, essa pressão interna se torna insuportável até que a casca e a madeira não aguentam mais.

O resultado é um estalo violento, uma "explosão" que racha o tronco de cima a baixo.

Testemunhas dizem que o barulho na floresta é perturbador. O som serve de alerta: o frio extremo consegue destruir até a madeira mais resistente.

Para quem está vivendo sob sensação térmica de -40ºC, com risco de congelamento da pele em menos de dez minutos, o som das árvores partindo é apenas mais uma camada de tensão em um inverno que já entrou para a história.

Eles torcem para que a energia não acabe e para que o “vórtice polar”, essa massa de ar que deveria ficar no Polo Norte, vá embora logo.

Veja o vídeo que preparamos sobre as nevascas nos EUA no canal da Brasil Paralelo para entender essa realidade.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais