Aproveite os bônus esclusivos
Estreia de A Vida dos Santos
00
D
00
H
00
M
00
S
January 26, 2026
APROVEITAR OFERTA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Daniel Vorcaro vai falar? CPI convoca ex-presidente do Banco Master envolvido na maior “fraude bancária do país”

Banqueiro terá sigilos quebrados e deverá depor sobre esquema que envolve R$12 bilhões e empréstimos de aposentados.

Por
Gabriel Costa
Publicado em
29/1/2026 19:00
Rubens Cavallari

Um nome ganhou destaque no Brasil nos últimos meses: Daniel Vorcaro, o banqueiro por trás do escândalo do Banco Master.

Você provavelmente já se perguntou o que um homem com tanta influência e ligação com poderosos da República pode saber ou esconder.

Agora podemos estar perto de descobrir mais informações sobre o caso, porque Vorcaro foi convocado para depor na próxima quinta-feira, 5 de fevereiro, na primeira sessão do ano da CPMI do INSS.

O que está em jogo são os bastidores de bilhões de reais que deveriam garantir a tranquilidade de aposentados e o equilíbrio do sistema financeiro nacional.

O senador Carlos Viana (PODEMOS-MG) , presidente da comissão, confirmou não apenas a convocação de Vorcaro e de Luiz Félix Cardamone Neto, mas também a quebra total dos sigilos bancário, fiscal e digital do banqueiro.

A comissão avisou que decisões provisórias não vão impedir os depoimentos. Tanto que já atua para cancelar o Habeas Corpus de Maurício Camisotti, outro empresário convocado.

O Banco Master está no centro de uma liquidação extrajudicial decretada pelo Banco Central e é alvo da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal.

As investigações apontam para irregularidades na venda de carteiras de crédito ao Banco de Brasília (BRB) no valor de R$12,2 bilhões.

Em entrevista ao Metrópoles, na manhã desta quinta-feira (29), Fernando Haddad chegou a classificar o caso como provavelmente a "maior fraude bancária" da história do país.

Documentos da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) mostram que o Banco Master é um dos campeões de reclamações justamente.

É nesse ponto que o relator da comissão, deputado Alfredo Gaspar (UNIÃO-AL), promete tocar: como uma instituição lucra tanto em cima de pensionistas e aposentados?

O que Vorcaro pode revelar?

O jornalista Lauro Jardim afirmou em sua coluna que, se Vorcaro decidir delatar, 'meia República' pode cair.

Em dezembro, o pré-candidato à Presidência Renan dos Santos chegou a afirmar que o celular do banqueiro guarda imagens comprometedoras de figuras poderosas do país.

Curiosamente, o conteúdo desse telefone está oculto. O ministro Dias Toffoli, relator do caso master no STF, atendeu a um pedido da defesa e retirou o celular das provas do caso.

Mesmo sem o telefone, o depoimento marcado para o dia 5 continua sendo o foco da comissão.

Resta saber se Vorcaro falará o que sabe ou se seguirá em silêncio.

Entenda mais sobre o caso Banco Master no canal da Brasil Paralelo.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais