Durante a missa de encerramento, o papa Leão XIV exortou os presentes a buscarem a santidade e levarem a fé ao mundo.
“Não se contentem com menos”, afirmou o Pontífice. “Verão a luz do Evangelho crescer em vocês e ao redor de vocês.”
A celebração encerrou uma semana marcada por vigílias, confissões públicas, orações nas praças e noites ao relento. Mesmo sob frio e chuva, os jovens mantiveram o ânimo elevado.
"Pelo menos estávamos um pouco cobertos, mas ainda assim nos molhamos um pouco. Perdemos um pouco a voz. Estava frio, mas acordamos com um sol e uma vista linda. Apesar das dificuldades, foi muito bom e muito especial ter participado deste momento histórico." disse Soemil Rios, 20 anos, de Porto Rico.
O Vaticano estimou a presença de mais de 1 milhão de jovens, acompanhados por 7 mil padres e 450 bispos. A missa aconteceu na esplanada de Tor Vergata, ao sudeste de Roma, com o papa sendo transportado de helicóptero.
A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, celebrou a mobilização em uma postagem em sua rede social:
“Roma viveu dias extraordinários, imbuídos de fé e esperança. Palavras como as do Papa ‘Aspirem a grandes coisas’ permanecerão gravadas na memória de muitos”.
Vinte e cinco anos antes, a XV Jornada Mundial da Juventude reuniu três milhões de pessoas no mesmo local. Na ocasião, o papa João Paulo II proferiu um discurso que foi relembrado neste domingo por Leão XIV.
“É Jesus quem buscais quando sonhais a felicidade; é Ele quem vos espera, quando nada do que encontrais vos satisfaz; Ele é a beleza que tanto vos atrai; é Ele quem vos provoca com aquela sede de radicalidade que não vos deixa ceder a compromissos; é Ele quem vos impele a depor as máscaras que tornam a vida falsa; é Ele quem vos lê no coração as decisões mais verdadeiras que outros quereriam sufocar”.
- João Paulo II é o tema central da nova produção da Brasil Paralelo. A live especial de lançamento será exibida gratuitamente no dia 14 de agosto. Inscreva-se e garanta sua participação.



.jpg)



.jpg)






.webp)












