Durante a missa de encerramento, o papa Leão XIV exortou os presentes a buscarem a santidade e levarem a fé ao mundo.
“Não se contentem com menos”, afirmou o Pontífice. “Verão a luz do Evangelho crescer em vocês e ao redor de vocês.”
A celebração encerrou uma semana marcada por vigílias, confissões públicas, orações nas praças e noites ao relento. Mesmo sob frio e chuva, os jovens mantiveram o ânimo elevado.
"Pelo menos estávamos um pouco cobertos, mas ainda assim nos molhamos um pouco. Perdemos um pouco a voz. Estava frio, mas acordamos com um sol e uma vista linda. Apesar das dificuldades, foi muito bom e muito especial ter participado deste momento histórico." disse Soemil Rios, 20 anos, de Porto Rico.
O Vaticano estimou a presença de mais de 1 milhão de jovens, acompanhados por 7 mil padres e 450 bispos. A missa aconteceu na esplanada de Tor Vergata, ao sudeste de Roma, com o papa sendo transportado de helicóptero.
A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, celebrou a mobilização em uma postagem em sua rede social:
“Roma viveu dias extraordinários, imbuídos de fé e esperança. Palavras como as do Papa ‘Aspirem a grandes coisas’ permanecerão gravadas na memória de muitos”.
Vinte e cinco anos antes, a XV Jornada Mundial da Juventude reuniu três milhões de pessoas no mesmo local. Na ocasião, o papa João Paulo II proferiu um discurso que foi relembrado neste domingo por Leão XIV.
“É Jesus quem buscais quando sonhais a felicidade; é Ele quem vos espera, quando nada do que encontrais vos satisfaz; Ele é a beleza que tanto vos atrai; é Ele quem vos provoca com aquela sede de radicalidade que não vos deixa ceder a compromissos; é Ele quem vos impele a depor as máscaras que tornam a vida falsa; é Ele quem vos lê no coração as decisões mais verdadeiras que outros quereriam sufocar”.
A declaração de Leão XIV abordou temas centrais da espiritualidade cristã: finitude, vocação e amizade com Deus. Ao refletir sobre a juventude como tempo de busca, ele advertiu contra a mediocridade:
“Não enganemos o coração com subterfúgios. Abramos espaço para Deus. Aspiramos a algo que só o infinito pode saciar.”
Citou os beatos Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati como modelos para os jovens e defendeu que a plenitude da vida não está no consumo, mas na caridade, no perdão e na verdade. “Comprar, acumular, consumir não basta”, afirmou.
A celebração também foi marcada por luto. O papa lamentou a morte de dois jovens peregrinos, incluindo um por parada cardíaca, e pediu orações.
O Jubileu da Juventude integra o calendário do Ano Santo 2025, que deve atrair até 32 milhões de peregrinos a Roma até o final do próximo ano. A iniciativa é um dos maiores esforços da Igreja para promover renovação espiritual entre as novas gerações.
Ao final da missa, o papa confiou os jovens à proteção da Virgem Maria e fez um último apelo:
“Contagiem com entusiasmo e fé todos aqueles que encontrarem.”
Jovens de diversos países se reuniram em Roma para celebrar a fé e a juventude. Há vinte e cinco anos, João Paulo II reuniu três milhões de jovens na mesma cidade para a Jornada Mundial da Juventude.
O evento, que terá sua 16ª edição em Seul em 2027, foi uma das principais iniciativas do pontificado do papa polonês.
Entender a vida de São João Paulo II é também compreender parte de seu impacto no século XX.
Para aprofundar essa história, a Brasil Paralelo lança sua primeira biografia original: O Papa que Venceu o Comunismo.
A live especial de estreia será exibida gratuitamente no dia 14 de agosto.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP