Descoberta confirma passagens bíblicas
Listra é citada diversas vezes nas Escrituras. Foi lá que Paulo e Bandabé foram confundidos com os deuses Júpiter e Mercúrio após a cura de um aleijado.
Pouco depois, Paulo foi apedrejado e arrastado para fora da cidade por uma multidão incitada por líderes judeus. O episódio está registrado no capítulo 14 do livro de Atos.
A nova descoberta ajuda a confirmar que os relatos bíblicos sobre a atuação de Paulo em Listra não são apenas simbólicos ou espirituais:
“Listra foi visitada por Paulo em três de suas quatro viagens. Se tornou um dos primeiros centros cristãos da Anatólia, e mais tarde uma diocese no período bizantino. A estrutura eclesiástica do cristianismo, suas primeiras redes locais de igrejas, nasceu efetivamente em cidades como Listra e Icônio durante meados do século I”, explicou o Prof. Mimiroğlu.
A cidade também foi o lar de Timóteo, um dos discípulos de Paulo mencionado nas cartas do Novo Testamento como um dos primeiros líderes da Igreja.
Segundo os arqueólogos, a igreja foi usada continuamente até o início da Idade Média. Depois disso, a região passou a ser dominada por povos islâmicos.
Conheça a trajetória de São Paulo com o filme Paulo, Apóstolo de Cristo. A produção está disponível no streaming da Brasil Paralelo, a plataforma que escolhe seu conteúdo com base nos valores e na qualidade. Clique aqui e garanta seu acesso