This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Cultural
3
min de leitura

Cruz de 1.400 anos revela o passado cristão dos Emirados Árabes

Descoberta muda entendimento sobre a região. Entenda.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
7/10/2025 17:59
Archaelog.com

Escavações na ilha de Sir Bani Yas, a cerca de 170 km ao sudoeste de Abu Dhabi, revelaram uma cruz que confirma a presença cristã na região

Foto da cruz achada nos Emirados Árabes. Imagem: Smithsonian Magazine.

A peça de aproximadamente 30 centímetros é a evidência que faltava para confirmar a existência de um antigo mosteiro no Golfo antes da expansão do Islã:

Nunca tivemos provas concretas de que essas casas eram habitadas por cristãos […] e a cruz agora confirma a conexão com o mosteiro”, disse a arqueóloga Maria Gajewska, do Departamento de Cultura e Turismo de Abu Dhabi.

A área é pesquisada desde 1992, quando foram identificadas nove casas com pátios e uma igreja nas proximidades.

No entanto, faltava algum elo material para unir as residências ao complexo religioso. A cruz cumpre esse papel, indicando que as casas eram células monásticas.

Possivelmente elas eram ocupadas por monges seniores que viviam períodos de recolhimento e se reuniam para as atividades comuns no mosteiro central. O achado também sugere uma organização interna típica do monaquismo oriental.

O estilo da peça traz ornamentos do período e aponta conexões com redes religiosas mais amplas do Oriente Médio. 

As autoridades mantêm o sítio aberto ao público, preservam o acervo e projetam novas frentes de escavação em busca de manuscritos, cerâmicas, ferramentas e outros objetos que detalhem a cultura material e espiritual da ilha.

Quanto ao funcionamento, o mosteiro e suas casas associadas estiveram ativos até o século VIII

Entre os séculos VII e VIII, cristãos e muçulmanos conviveram na ilha antes da consolidação do Islã como fé predominante

O cristianismo na península arábica

O cristianismo se espalhou pelo Golfo entre os séculos IV e VI e deixou marcas em diferentes pontos da península. 

Além de Sir Bani Yas, outro mosteiro foi identificado na Ilha Siniyah, em Umm al-Quwain, também datado de cerca de 1.400 anos. 

Datações entre 534 e 656 d.C. e a planta com igreja de nave única, pia batismal, forno para pão ou hóstias e um edifício residencial (possivelmente de um abade) ilustram a vida cristã primitiva no Golfo. 

Com a ascensão do Islã no século VII, estudiosos apontam conversões graduais ao novo credo e o abandono desses complexos até o século VIII.

No conjunto, a cruz de Sir Bani Yas fortalece o entendimento sobre a presença cristã antiga anterior à islamização e reforça a importância de preservar um patrimônio que revela a pluralidade religiosa e cultural do Golfo

As forças muçulmanas conquistaram a região durante a segunda expansão islâmica, movimento que começou após a morte de Maomé, em 632 e durou até o ano 661.

O império islâmico continuaria se expandindo, chegando a ocupar regiões da Europa, como os Balkans e a Península Ibérica.

A Brasil Paralelo explicou esse processo com o primeiro episódio da série Brasil: a Última Cruzada. Assista completo abaixo:

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais