Em 1534, a Igreja Anglicana se separou de Roma após decisão do rei Henrique VIII. Desde então, nenhum monarca britânico jamais participou em um evento religioso com o papa.
O rei Charles III rompeu com essa regra pela primeira vez em quase 500 anos, ao rezar com Leão XIV em uma cerimônia ecumênica.
O tema da celebração foi a proteção do meio ambiente, causa defendida há décadas por Charles. Os corais da Capela Sistina e da Capela de São Jorge, do Castelo de Windsor, cantaram juntos sob os afrescos de Michelangelo.
Como sinal de comunhão espiritual, o rei foi nomeado “Confrade Real” na Basílica de São Paulo Extramuros. O monarca retribuiu com um título honorário ao papa: “Confrade Papal da Capela de São Jorge”.
O professor de História Eclesiástica de Oxford, William Gibson, destacou a importância histórica do encontro em entrevista para a AFP:
"É um evento histórico… De 1536 a 1914, não houve relações diplomáticas oficiais entre o Reino Unido e a Santa Sé".
O professor também salientou que o rei é obrigado a ser protestante pela lei inglesa. Houve uma leve flexibilização em 2013, quando foi autorizado que membros da família real pudessem se casar com católicos e manter seu lugar na linha de sucessão.
A origem da Igreja Anglicana remonta a um impasse político-religioso envolvendo o rei Henrique VIII.
Casado com Catarina de Aragão, o monarca desejava anular o matrimônio, já que a rainha não lhe dava um herdeiro homem.
A Igreja Católica, liderada pelo papa Clemente VII, não concedeu a anulação, que só pode ser realizada em situações específicas pela Igreja.
Henrique VIII pressionou o Parlamento inglês a romper com Roma. Uma série de leis foi aprovada, culminando no Ato de Supremacia em 1534, que estabeleceu o rei como "chefe supremo da Igreja da Inglaterra".
Com isso, o papa foi oficialmente excluído da vida religiosa inglesa. Em 1538, Henrique foi excomungado.
A coroa britânica perseguiu e matou diversos opositores à mudança, um dos exemplos foi São Thomas More.
O conselheiro do rei se recusou a aceitar o rompimento com a Igreja Católica e foi decapitado por isso. Atualmente, a Igreja Católica o considera o padroeiro dos políticos.
Conheça melhor a trajetória de São Thomas More com o filme ganhador de Oscar O Homem que Não Vendeu Sua Alma. A produção está disponível no streaming da Brasil Paralelo, clique no Link abaixo e assine:
Quero assinar a Brasil Paralelo.
Henrique passou a controlar os recursos da Igreja em solo inglês e eliminar a influência papal sobre as decisões do reino. Com isso, confiscou os bens dos mosteiros e reforçou o poder real.
Apesar da mudança, o novo “chefe da Igreja” manteve a doutrina católica praticamente intacta.
Henrique VIII nunca se identificou como protestante. Foi apenas com seus sucessores, que a teologia anglicana passou a incorporar elementos do protestantismo.
Nos anos seguintes à morte de Henrique VIII, a Inglaterra oscilou entre catolicismo e protestantismo, dependendo do soberano no trono.
Sob Elizabeth I, o anglicanismo se consolidou como uma religião própria, misturando a liturgia católica e a teologia influenciada pela Reforma Protestante.
Entre as mudanças de influência protestante se destacam questões como:
Desde então, a Igreja da Inglaterra passou a ser a religião oficial do Reino Unido, e o monarca britânico, seu governador supremo.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP