No dia 13 de maio de 1888, a princesa Isabel assinou a lei Áurea, abolindo a escravidão no Brasil.
O país foi o último nas Américas e no ocidente a acabar com a prática, no entanto não foi o último no mundo.
A última nação a abolir a a escravidão foi a Mauritânia. O país no noroeste da África só acabou formalmente com a prática em 1981.
No entanto, demoraram 26 anos para que a escravidão fosse de fato considerada crime lá, apenas em 2007. Até então, apenas dois donos de escravos haviam sido processados por isso.
A lei que ilegalizou a escravidão no país não tem feito com que os donos de escravos sejam levados à Justiça. Muito pelo contrário, a norma existe no papel, mas dificilmente é aplicada.
Segundo a organização Walk Free, que monitora a escravidão moderna, Mauritânia seria o terceiro país com mais escravos no mundo. A escravidão é hereditária lá, isso significa que os filhos de escravos vivem nas mesmas condições que seus pais.
“Mesmo depois de escaparem da escravidão eles não podem acessar nenhum dos benefícios que o estado fornece a outros cidadãos, porque eles não têm certidões de nascimento”. O gerente de comunicação da Anti-Slavery, Jakub Sobik, contou ao portal R7.
A escravidão segue critérios raciais. Os mouros negros se dividem em duas grandes grupos, os haratine são pessoas livres com antepassados escravizados e os abid continuam em um regime de escravidão.
Enquanto isso, os espaços mais importantes da sociedade são exercidos pelos mouros brancos, que ocupam cargos como sacerdotes religiosos e guerreiros.
Os mouros brancos também tem papeis importantes no governo e no sistema de Justiça do país, o que dificulta a punição dos donos de escravos:
“Promotores, juízes, policiais e autoridades locais em sua maioria são das castas dominantes e mantém relações com donos de escravos ou eles mesmo são donos de escravos”, comentou Jakub Sobik ao mesmo portal.
O governo não reconhece a situação, então não existem dados oficiais sobre a prática. Além disso, o senso não revela a porcentagem da população de cada raça.

.jpg)
.jpg)






.jpg)



.jpg)








