This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Igreja usa IA para fazer uma versão virtual de Jesus Cristo

Dois terços dos visitantes que comentaram sobre a interação disseram que a experiência foi espiritual.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
12/11/2025 12:22
NBC News

Na St. Peter’s Chapel, a igreja mais antiga de Lucerna (Suíça), visitantes foram recebidos no confessionário por um holograma de Jesus Cristo.

Um avatar movido por inteligência artificial (IA) que dizia “Paz contigo, irmão” e convidava a “falar o que está no teu coração”. 

O software foi treinado com textos teológicos e bíblicos sob supervisão da paróquia, com o cuidado de que as respostas estivessem alinhadas ao entendimento da Igreja Católica

O visitante entrava na cabine do confessionário e pressionava um botão, em seguida o avatar de Jesus aparecia em uma tela. A IA era capaz de se comunicar em cerca de 100 idiomas.

A partir dalí começa uma conversa na qual a pessoa partilha angústias, dúvidas ou reflexões. 

Os usuários eram alertados a não divulgar dados pessoais e usar o serviço “por sua conta e risco”. Eles também eram avisados de que a conversa não valia como uma confissão

O projeto recebeu o nome de Deus in Machina e foi concebido por Philipp Haslbauer e Aljosa Smolic, do laboratório de realidade imersiva da Hochschule Luzern (HSLU). 

O pároco Marco Schmid, da Capela de São Pedro, comentou para a Euronews que a iniciativa aproximou pessoas da Igreja:

"Pessoas curiosas e mais distantes da Igreja são particularmente propensas a demonstrar grande interesse em trocar ideias com a IA Jesus".

Durante os dois meses de exibição, foram registradas cerca de 1.000 conversas, segundo o relatório da paróquia

O número incluiu até muçulmanos e turistas de países em que os cristãos são minorias, como China e Vietnã.

Aproximadamente 230 pessoas responderam ao questionário sobre a experiência, dois terços alegaram ter uma “experiência espiritual”. 

Outros relataram que a conversa não foi boa, com falas repetitivas e triviais. Schmid comentou que a IA parece ter agido de maneira diferente em alguns momentos para o jornal The Guardian:

Tenho a impressão de que, às vezes, ele foi realmente muito bom, e as pessoas ficaram incrivelmente felizes, surpresas e inspiradas. E também houve momentos em que ele, de alguma forma, não foi tão bom, talvez mais superficial.”

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais