Na St. Peter’s Chapel, a igreja mais antiga de Lucerna (Suíça), visitantes foram recebidos no confessionário por um holograma de Jesus Cristo.
Um avatar movido por inteligência artificial (IA) que dizia “Paz contigo, irmão” e convidava a “falar o que está no teu coração”.
O software foi treinado com textos teológicos e bíblicos sob supervisão da paróquia, com o cuidado de que as respostas estivessem alinhadas ao entendimento da Igreja Católica.
O visitante entrava na cabine do confessionário e pressionava um botão, em seguida o avatar de Jesus aparecia em uma tela. A IA era capaz de se comunicar em cerca de 100 idiomas.
A partir dalí começa uma conversa na qual a pessoa partilha angústias, dúvidas ou reflexões.
Os usuários eram alertados a não divulgar dados pessoais e usar o serviço “por sua conta e risco”. Eles também eram avisados de que a conversa não valia como uma confissão
O projeto recebeu o nome de Deus in Machina e foi concebido por Philipp Haslbauer e Aljosa Smolic, do laboratório de realidade imersiva da Hochschule Luzern (HSLU).
O pároco Marco Schmid, da Capela de São Pedro, comentou para a Euronews que a iniciativa aproximou pessoas da Igreja:
"Pessoas curiosas e mais distantes da Igreja são particularmente propensas a demonstrar grande interesse em trocar ideias com a IA Jesus".




.jpg)
.jpg)





















