As principais notícias todos os dias em seu e-mail
Garanta o próximo envio:
00
D
00
H
00
M
00
S
February 13, 2026
RECEBER DE GRAÇA
2026-02-13 6:00 pm
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Crime
3
min de leitura

Entenda a polêmica sobre a herança do tio de Suzane Von Richthofen

Mulher que alega ser ex-companheira do tio de Suzane quer ficar com herança.

Por
Rafael Lorenzo M. Barretti
Publicado em
13/2/2026 13:00
O Globo

Suzane Von Richthofen ganhou fama após o assassinato dos pais em 2002. Agora, ela volta às manchetes por causa de uma disputa pelos bens de um tio.

Carmem, uma prima distante que diz ser a ex-companheira dele, passou mais de duas horas depondo sobre os furtos que aconteceram dentro da casa do falecido.

Câmeras de segurança mostraram um criminoso entrando em diversas ocasiões. É possível vê-lo levando uma máquina de lavar roupas, um banco de madeira e diversas sacolas.

No depoimento, Carmen apresentou em detalhes itens que ela afirma terem sido levados, entre eles documentos e cerca de 48 objetos, incluindo:

  • uma coleção de bonecas Barbie raras;
  • a réplica de um quadro do artista plástico espanhol Joan Miró; 
  • brinquedos importados;
  • máquina de lavar roupa;
  • dois capacetes de equitação;
  • coleção de discos em vinil e de CDs;
  • sofá de madeira;
  • poltrona;
  • mesas de mármore;
  • garrafas de bebidas.

A mulher havia prestado um Boletim de Ocorrência (BO) acusando Suzane de ser responsável pelo crime.

O BO só foi aberto depois que Suzane retirou o carro da casa e mandou soldar o portão, afirmando que agiu para garantir a segurança dos bens.

Suzane informou a polícia de que o veículo, da marca Subaru, está com ela em um lugar seguro e permanece à disposição da Justiça. 

A decisão foi tomada junto com um primo de Miguel, que tinha aberto um outro Boletim de Ocorrência quando as invasões e furtos na propriedade começaram.

Segundo a polícia, Carmen não trouxe nenhuma informação que pudesse apontar para um suspeito no furto.

Suzane também deverá ser ouvida pelos policiais. A Justiça determinou que ela é inventariante do tio, isso significa que administrará os bens dele até o fim da partilha.

O espólio está avaliado em aproximadamente R$5 milhões e inclui um carro e dois imóveis.

  • Relembre o caso de Suzane Von Richthofen com o especial da Brasil Paralelo. Clique aqui e assista completo.

Quem era o tio de Suzane?

O médico Miguel Abdalla era irmão de Marisa Von Richthofen, mãe de Suzane. Ele que ficou responsável pela guarda de Andréas, irmão de Suzane, após o assassinato dos pais.

Andréas enfrentou problemas com álcool e drogas. Hoje, tem dívidas envolvendo os imóveis deixados pelos pais. Ele não está disputando o espólio do tio.

No começo do ano, Miguel faleceu em sua casa. Seu corpo foi encontrado no quarto dois dias depois.

Mulher que fala ser ex-companheira quer a herança

Carmem era uma prima de quarto grau de Miguel e retomou o contato com ele após se reencontrarem durante o funeral da mãe dela

Como ela passava por problemas financeiros na época, Miguel ofereceu um apartamento para que Carmen pudesse morar enquanto sua casa era usada como fonte de renda:

No final de 2011, sabendo que a requerida, sua parente, passava por dificuldades financeiras (estava com dívidas e pagando a faculdade da filha), o autor lhe ofereceu, em comodato verbal, o mencionado apartamento. A proposta era a de que ela se mudasse para lá com a filha e pudesse, assim, obter renda com o aluguel do apartamento em que morava até então, localizado na Rua Bandeira de Melo, 209, também no Campo Belo”, afirma o processo.

Ela contesta essa versão, afirmando que Miguel teria falado em morar com ela e sua filha no imóvel no futuro.

Alguns anos depois, ele pediu o apartamento de volta. Na época, estava com problemas na coluna e queria um lugar sem escadas para morar.

A prima não aceitou as ordens extrajudiciais apresentadas por Miguel, o que fez com que ele entrasse na Justiça.

A Corte determinou que Carmen deveria deixar o imóvel o mais rápido possível e pagar uma taxa por ter ocupado o imóvel de R$4.300 por mês até o imóvel ser desocupado

Além disso, corria na época um processo em que Carmen pedia o reconhecimento de uma união estável entre os dois, que segue em segredo de Justiça. 

Enterro mudou de lugar

O enterro de Miguel havia sido marcado para acontecer no cemitério do Araçá, em São Paulo. A catedral já havia sido reservada, no entanto, algo mudou.

A Justiça deu a guarda do corpo para Carmen e ela determinou que o enterro acontecesse no cemitério municipal de Pirassununga.

Na realidade, ela queria cremar o corpo, o que não foi autorizado pela polícia. A morte de Miguel foi registrada como “morte suspeita, porque não foi encontrado nada que justificasse um falecimento natural.

Agora a polícia está fazendo a análise toxicológica, para tentar identificar exatamente o que causou sua morte.

Amigos e familiares dele não puderam comparecer por conta da mudança abrupta. Como a mídia noticiou, apenas ela foi ao enterro. 

A disputa pela herança de Miguel Abdalla segue em meio a mistérios e tendo como plano de fundo um dos casos mais famosos na história do Brasil.

Relembre a história de Suzane von Richthofen e os assassinatos que chocaram o Brasil com o episódio especial de Investigação Paralela. Assista completo abaixo:

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais