Como o Foro de São Paulo nasceu?
Enquanto os americanos celebravam seu 214º Dia da Independência em 4 de julho de 1990, o ditador cubano Fidel Castro visitava São Paulo para se encontrar com o presidente Lula.
Essa foi a primeira reunião oficial do Foro de São Paulo e ficou conhecida como Encontro de Partidos e Organizações de Esquerda da América Latina e Caribe. Seu objetivo era integrar os partidos de esquerda latino-americanos e caribenhos. 
Eles queriam se aproveitar do fim das ditaduras militares para intensificar a luta contra as políticas neoliberais provenientes dos Estados Unidos e promover campanhas de esquerda para chegar ao poder nos países.
O próprio Lula esclareceu os motivos da criação da organização em 2020, no aniversário de 30 anos do Foro. Para saber o que ele escreveu, leia nosso artigo sobre a história do Foro de São Paulo. 
Atualmente, 28 países integram o Foro de São Paulo, totalizando 128 partidos. No Brasil, o principal é o Partido dos Trabalhadores. 
A Carta Capital diz que o Foro de São Paulo nunca foi secreto e que jornais brasileiros já noticiaram suas reuniões em 1995. Contudo, Lula negava a existência do grupo. Ele fez isso em 2002 em um programa da TV Record. O Foro de São Paulo só foi formalmente admitido por seus participantes em 2008.
O Foro de São Paulo é perigoso? Conheça as ditaduras que integram o grupo
De acordo com Gleisi Hoffman do PT, o Foro de São Paulo é “Uma organização que nasceu para lutar pela democracia, soberania e justiça social na América Latina e Caribe”. Entretanto, ditaduras integram o bloco de esquerda. As principais são: 
Cuba: Fidel Castro, um dos fundadores do Foro já era o líder da ilha e até hoje seus aliados controlam o país com repressão a minorias e a opositores. 
Venezuela: O ditador Nicolás Maduro que atualmente lidera o país não é reconhecido como presidente eleito. Sua vitória nas eleições de 2018 já foram contestadas por países do próprio continente. Em 2024 a fraude foi exposta ao ponto que a ONU abriu processo contra o país.
Nicarágua: Após Daniel Ortega assumir o poder, ele gradualmente adulterou a constituição para concentrar poderes. Além de poder se reeleger indefinidamente, também pode perseguir adversários políticos, como fez em 2021 e proibir protestos como aconteceu em 2018. 
O Foro de São Paulo tem ligações com o terrorismo?
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) já são classificadas como terroristas pelos Estados Unidos, Canadá, União Europeia e pela própria Colômbia. Ainda assim, elas integraram o Foro de São Paulo até 2002. 
O ditador venezuelano Nicolás Maduro é acusado de envolvimento com o Cartel Los Soles que tem como principal atividade o tráfico de cocaína.
Os Estados Unidos oferecem uma recompensa de mais de R$270 milhõess a quem oferecer informações que ajudem a capturá-lo. 
As conexões com grupos armados também foram citadas no Brasil. Em 13 de abril de 2002, em uma chácara nos arredores de Brasília, ocorreu um encontro de militantes de esquerda.
Na ocasião, o padre Olivério Medina, identificado como integrante das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), teria prometido 5 milhões de dólares à campanha de Lula à Presidência naquele ano.
Em agosto de 2019, a Polícia Federal grampeou uma conversa entre membros do Primeiro Comando da Capital (PCC). O criminoso falou: 
“O PT tinha diálogo com nois cabuloso, mano, porque… situação que nem dá pra nois ficar conversado a caminhada aqui pelo telefone, mano”
A fala de Alexsandro Pereira, conhecido como Elias, revela possível relação entre o Partido dos Trabalhadores e a facção criminosa.  
O jornalismo da Brasil Paralelo está atento para te atualizar dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo. Faça um breve cadastro gratuito e comece a receber nossas notícias de graça em seu e-mail. 
Quero receber as notícias