Atualidades5 min de leitura

Paredes de escalada e baladas: igrejas fecham e são transformadas em espaço de lazer na Alemanha

O país cobra um imposto de até 9% de fiéis católicos e protestantes.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
Parede de escalada em igreja.
Fonte da imagem: Eindhoven News

Receba notícias gratuitamente em seu email

Uma igreja Católica fechada em 2016 foi convertida a um centro de escalada para jovens e crianças na cidade de Bad Orb.

O empresário responsável pela ideia Marc Ihl contou ao jornal Tagesschau que o padre responsável pelas cerimônias no local “foi um dos primeiros a subir pelas paredes".

Este não é um caso isolado no país. A igreja histórica Kapelle auf dem Schafsberg virou um restaurante e salão de eventos

O destino foi similar ao da igreja protestante Heilig-Kreuz, que se transformou em um café e chega a abrigar raves.

As igrejas estão cada vez mais vazias na Alemanha e enfrentam dificuldades para se sustentar

Manter um templo no país custa em média €26,5 mil por ano, o equivalente a R$165,6 mil, sem contar o valor de reformas

A crise financeira é agravada por uma queda considerável no número de fiéis ao longo dos últimos anos.

Na década de 1990, o número de cristãos no país chegava a 57 milhões, atualmente caiu para 37 milhões. As estimativas apontam que o número descerá para 23 milhões até 2060, segundo o jornal DW.

Esse cenário tem feito com que instituições religiosas tentem vender suas instalações, o que não é uma tarefa fácil

Muitas estão sujeitas a regras rígidas de proteção de patrimônio histórico, não podendo ser demolidas ou modificadas.

A pesquisadora do Instituto de História da Arte da Universidade de Colônia, Stefanie Lieb, disse que as igrejas precisam ter outras atividades para se manter no futuro:

"No futuro, de cada dez igrejas, quatro ou cinco não serão mais usadas somente como espaço de culto", afirmou em entrevista para a emissora WDR.

Para aliviar o caixa, os fieis têm compartilhado espaços. Já há 51 templos na região de Oberpfalz (sudeste) onde católicos e protestantes rezam sob o mesmo teto. Em outros casos, o uso é repassado a comunidades ortodoxas.

  • Receba as principais notícias do dia em seu e-mail com o Resumo BP. Clique aqui e se inscreva sem pagar nada.

Alemanha cobra imposto de cidadãos que se identificam como religiosas

Um fator que pode impactar na queda no número de fieis é a taxa sobre religiosos cobrada pelo Estado alemão.

Ao se registrarem no país, as pessoas precisam declarar se seguem alguma religião. A taxa para católicos e protestantes é de cerca de volta de 8% a 9% do valor total imposto de renda.

O imposto é recolhido automaticamente e destinado para a manutenção de religiões oficialmente reconhecidas pelo Estado.

O governo recebe uma parte da taxa que pode variar entre 2% e 4,5% do total.  Segundo o portal Alemanha Cast, o restante vai diretamente para a igreja.

Entre 2002 e 2012 mais de 2 milhões de pessoas mudaram seu registro para deixar de pagar a taxa, afirma uma reportagem de O Globo.

Na época, a Convenção dos bispos alemães chegou a negar os sacramentos para os fiéis que mudaram seus registros na busca de evitar o tributo.

Pessoas que professam algumas religiões, como a igreja Ortodoxa e o Islã, não são obrigadas a arcar com esse tributo.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

[LEADS] Brasil Evangélico
[LEADS] Brasil Evangélico