O significado das cores da bandeira do Brasil mudou com o início da República. Atualmente, os significados são da bandeira do Brasil são:
verde - representa a vida vegetal;
amarelo - representa a riqueza;
azul - representa a abundância das águas;
estrelas - representam o céu brasileiro no primeiro dia da República no Brasil (15 de novembro de 1889);
frase "ordem e progresso" - representa a ideologia positivista dos líderes da República nascente.
Esses significados surgiram apenas após a proclamação da República. Curiosamente, há muito mais significados para serem explorados, que vão além dessas explicações.
A Bandeira brasileira atual foi criada em 1889 após o golpe que derrubou a monarquia no Brasil. O Brasil teve 3 bandeiras antes dela e o modelo atual é baseado na bandeira do Brasil Império.
Após ser coroado o primeiro imperador do Brasil, Pedro I tinha um grande desafio em mãos: construir uma nação ao lado dos brasileiros. Era preciso criar para um país os símbolos capazes de unir o povo e fomentar a identidade nacional.
A Primeira Bandeira do Brasil (Bandeira Imperial)
Um dos símbolos mais importantes é a bandeira. Pedro I escolheu um renomado artista francês para criá-la. Trata-se de Jean Baptiste-Debret, o homem que foi responsável por grande parte das ilustrações que hoje é usada para conhecer melhor a vida e a cultura do Brasil Império. Ele veio com a missão francesa em 1816.
O artista criou a primeira bandeira do Brasil trazendo de maneira mais marcante o verde e o amarelo:
Essa bandeira durou apenas alguns meses, rapidamente ela foi substituída por uma muito similar, mas que ao invés de trazer a coroa real, trazia a coroa imperial:
Após essa mudança, apenas em 1835 a bandeira foi alterada, pois o Brasil criou o Estado do Paraná. As estrelas na bandeira passaram de 19 para 20:
O que significam os elementos da Bandeira Imperial?
Veja o que significa cada um dos elementos:
retângulo verde: simboliza a casa dos Braganças, é a família portuguesa na qual nasceu Dom Pedro I.
losango amarelo: simboliza a casa dos Habsburgos, é a família austríaca na qual nasceu a Dona Leopoldina. Segundo o especialista em simbologia João Menna, o losango representa as mulheres, lembrando aquelas que atuaram na Independência do Brasil.
galhos de plantas abaixo do brasão: trata-se de ramos de duas plantas, o café e o tabaco. Essas eram muito importantes para a economia brasileira.
coroa: representa a coroa imperial utilizada pelos monarcas brasileiros.
círculo no meio da bandeira: trata-se da esfera armilar, um importante instrumento de navegação, mostrando a influência do passado português no Brasil.
a cruz: representa a ordem de Cristo e a igreja católica em geral. O Império brasileiro tinha o catolicismo como religião oficial.
estrelas: as estrelas representam as províncias do Império Brasileiro. As províncias eram equivalentes aos Estados atuais.
A história do Brasil está repleta de heróis e feitos marcantes, porém, grande parte do ensino moderno não aborda esses episódios com a devida atenção. Para mudar isso, a Brasil Paralelo está oferecendo gratuitamente um e-book didático da História do Brasil - não perca essa oportunidade!
A Bandeira Republicana (A Bandeira atual do Brasil)
Após o golpe que derrubou a monarquia no Brasil em 1889, os republicanos precisavam criar uma nova bandeira para marcar a mudança de regime. Eles criaram uma baseada na bandeira dos Estados Unidos da América que foi hasteada no dia do golpe:
Como a bandeira foi rejeitada pela população e o próprio Deodoro da Fonseca demonstrou-se descontente com ela, o governo tratou de trocar. Baseado nas ideias positivistas de Teixeira Mendes, criou-se uma nova versão da bandeira nacional:
O que significam os elementos e as cores da Bandeira atual?
O verde passou a representar as matas e a vegetação do Brasil; o amarelo representa o ouro e a riqueza do país; o azul representa a abundância das águas brasileiras e as estrelas representam o céu brasileiro no dia do golpe republicano (15 de novembro de 1889); a frase "ordem e progresso" representa a ideologia positivista dos líderes da República nascente.
Ao colocar lado a lado a bandeira imperial e republicana, percebe-se muitas coisas em comum. A presença da esfera no meio, o losango amarelo e o retângulo verde. Isso acontece pois a bandeira republicana foi baseada na bandeira imperial.