Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
História do Brasil
3
min de leitura

O que foi o Primeiro Reinado? Entenda como realmente aconteceu a Independência do Brasil

Para entender as principais características do Primeiro Reinado, é preciso entender a história da Independência do Brasil e a figura de D. Pedro I.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
1/9/2021 16:30
"Independência ou Morte" - quadro de Pedro Américo

A história da Independência do Brasil envolve acontecimentos únicos. Estudando o que foi o Primeiro Reinado, são descobertos personagens ímpares para a formação brasileira como Estado e nação. Pedro, Leopoldina e Bonifácio são os maiores expoentes desta realidade.

“Brasil – A Última Cruzada” é a maior série sobre a história de nosso país. Saiba quem foram os heróis nacionais que construíram uma nação nas Américas, basta tocar nos banners abaixo.

  • Embora a história do Brasil esteja repleta de heróis e feitos marcantes, grande parte do ensino moderno não aborda esses episódios com a devida atenção. Para mudar isso, a Brasil Paralelo está oferecendo gratuitamente um e-book didático da História do Brasil - não perca essa oportunidade!

O que você vai encontrar neste artigo?

O que foi o Primeiro Reinado?

O Primeiro Reinado foi o período em que o Brasil se tornou independente de Portugal, constituindo um Império. A Proclamação da Independência do Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1822.

Dom Pedro I foi o primeiro monarca e governou até 7 de abril de 1831, quando abdicou do trono em favor de seu filho e retornou a Portugal.

Este período de Independência até a abdicação é exatamente a marca do Primeiro Reinado. É também o marco da construção do Brasil como Estado e nação.

Como o Brasil se tornou uma monarquia?

O Brasil se tornou independente pelas mãos de um príncipe, D. Pedro. Uma figura forte e central no poder era necessária para acalmar os ânimos e revoltas que estavam ocorrendo. Se uma República fosse estabelecida, temia-se que o território fosse dividido.

Na época, a maioria do povo brasileiro pedia que D. Pedro ficasse e governasse. Havia o temor de que as revoltas fragmentassem o território, como havia acontecido na América espanhola.

A cultura vivida na época era a de uma monarquia portuguesa.

Ainda assim, o caso do Brasil foi único, pois os países vizinhos se tornaram Repúblicas e apenas o México e o Haiti viveram experiências monárquicas, mas por um curto período de tempo.

A independência foi em setembro. Em outubro, D. Pedro já havia sido aclamado imperador e em dezembro coroado como D. Pedro I.

Quais eram as principais características do Primeiro Reinado?

  • Formação do Estado brasileiro independente de Portugal;
  • Criação da primeira Constituição (1824);
  • Criação de uma monarquia constitucional;
  • D. Pedro I nomeado imperador, exercendo a função de chefe de Estado;
  • Criação de órgãos burocráticos e administrativos;
  • Manutenção do comércio de escravos;
  • Intensa exportação de açúcar, tabaco e algodão;
  • Expansão do café, conhecido como ouro verde;
  • Guerra da Cisplatina;
  • Crise econômica;
  • Forte presença da Inglaterra assegurando empréstimos ao Brasil;
  • Renúncia de D. Pedro I, que abdica do trono e o deixa para seu filho de 5 anos, Pedro de Alcântara.

Com este resumo em mente, será mais fácil entender o contexto de toda esta parte da história. Portanto, recomenda-se também a leitura do artigo sobre como ocorreu a colonização do Brasil.

Relacionados

Todos

Exclusivo para membros

Ver mais