O ano era 1807, às pressas a família real portuguesa saiu de Portugal em ocasião das guerras napoleônicas. A estratégia foi articulada nos bastidores entre portugueses e ingleses, entre os tripulantes estava Dom Pedro I, à época, ainda uma criança de nove anos que mal compreendia o que estava acontecendo.
Ele navega para uma terra que jamais havia visto. Assim chegou ao Brasil o garoto que entrou para a história como o autor da independência brasileira. Entenda quem foi ele e conheça a sua biografia.
Dom Pedro I nasceu no ano de 1798 no Palácio de Queluz, em Lisboa, Portugal. No começo da infância sofria com doenças como sarampo e infecções de lombrigas. Morava junto a sua avó, a rainha Dona Maria II. Ela havia sido impedida de exercer o poder por ser considerada “louca”, em seu lugar governava seu filho, Dom João.
Dom Pedro I não era o filho mais velho de Dom João, ele tinha um irmão chamado Dom Antônio que morreu ainda na infância. Assim, Pedro passou a ser o herdeiro legítimo do trono português.
Dom Pedro contava com os cuidados da aia Dona Mariana Botelho e do aio Dom Vasco Cabral. Aio e Aia eram cargos ocupados por pessoas responsáveis por cuidar da educação doméstica de uma pessoa. Em 1804, seu pai nomeou o vice-reitor da universidade de Coimbra como o tutor de Pedro.
Naquele tempo, a educação do príncipe não era um problema familiar, mas de Estado. Como herdeiro do trono, Dom Pedro tinha que receber a melhor formação para governar da melhor maneira possível o seu povo.
Dom Pedro também recebeu um forte treinamento físico, coisa pela qual ele tomou gosto. Principalmente pela equitação.
Esse esforço no treinamento físico trouxe resultados ao longo prazo. Poucos reis de sua época possuíam um porte atlético e um comportamento enérgico.
Essa educação palaciana e rigorosa foi interrompida pelas guerras napoleônicas. Aos nove anos de idade Dom Pedro teve que vir com a sua família para o Brasil.