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Enem 2023 elogia Paulo Freire e racismo estrutural. Para Thomas Giulliano, o fim do MEC é a solução contra doutrinação nas escolas

No livro Pedagogia do Oprimido, Paulo Freire defende assassinos, genocidas e a visão marxista de luta de classes em sala de aula.

Educação
Ideologia
Brasil
Foto: Instituto Paulo Freire.
Redação Brasil Paralelo
Comunicação Brasil Paralelo

As posições ideológicas do Enem não se limitaram a críticas ao agronegócio: uma das questões elogia Paulo Freire e instigava os alunos a "tomarem consciência da sua realidade", conforme a consciência de classes de Karl Marx. Segundo o texto da prova:

"[Paulo Freire] construiu uma pedagogia da esperança. Na sua concepção, a história não é algo pronto e acabado. As estruturas de opressão e as desigualdades, apesar de serem neutralizadas, são sócio e historicamente construídas. 

Daí a importância de os educandos tomarem consciência da sua realidade para, assim, transformá-la
”.

Para o professor e historiador Thomas Giulliano, acabar com as ideologias de Paulo Freire no ensino envolve o fim do Ministério da Educação tal como o conhecemos. Entenda o pensamento de Paulo Freire e a tese de Thomas Giuliano sobre o MEC.

O Brasil investe mais que a média da Organização da Cooperação e Desenvolvimento (OCDE), mesmo assim, ocupa o 53º lugar em educação geral entre 65 países avaliados pelo Pisa.

Para o pedagogo Felipe Nery, os fatos mostram que o problema da educação brasileira não é o investimento financeiro, mas sim o método de ensino. No livro Pedagogia do Oprimido, uma das principais obras de Paulo Freire, ele escreve:

“Pedagogia que faça da opressão e de suas causas objeto de reflexão dos oprimidos, de que resultará o seu engajamento necessário na luta por sua libertação, em que esta pedagogia se fará e refará” (edição de 1987, p. 17).

E continua:

"O sentido pedagógico, dialógico, da revolução, que a faz 'revolução cultural' também, tem de acompanhá-la em todas as suas fases".

No livro Desconstruindo Ainda Mais Paulo Freire, Thomas Giulliano ressalta que essa infiltração ideológica só foi possível devido a um momento específico da história do Brasil. 

O fim do MEC seria a solução?

O historiador Thomas Giulliano afirma que a raíz do problema educacional está nas origens do Ministério da Educação (MEC). Ele ressalta que o órgão surgiu durante a Era Vargas, uma das ditaduras mais severas do Brasil. 

Para Thomas:

"O MEC nasceu para formar um 'brasileiro ideal'. Vamos pensar juntos: se existe uma transitoriedade entre presidentes, mudanças constantes que não permitem uma linha comum para preservar o Estado, o brasileiro ideal é muito variável.

O brasileiro ideal de Dilma Rousseff é muito diferente do brasileiro ideal de Jair Bolsonaro. A partir do momento que ele se consolida dessa maneira, o MEC se torna um órgão que não consegue atender as demandas das mais variadas, independente da qualidade do Ministro"
.

No documentário Pátria Educadora, diversos especialistas mostram as raízes dos problemas educacionais do Brasil e mostram possíveis caminhos de desenvolvimento.

Parte da História do Brasil é revisitada para identificar os momentos chaves que moldaram o sistema educacional brasileiro. A série é dividida em três episódios:

Os documentários estão disponíveis no YouTube, mas a versão na plataforma de assinantes possui conteúdo extra e as entrevistas completas com os especialistas.

O problema da doutrinação ideológica na educação também é investigado. Imagens e documentos trazem relatos de professores que abusam da posição para promover suas ideologias políticas ao invés de ajudarem seus alunos em seu desenvolvimento educacional.

Veja do que trata cada um dos episódios.

O Fim da História (Episódio 1)

O episódio começa mostrando o quanto as ideologias políticas perturbam o ambiente educacional brasileiro. Após a sequência de imagens que documentam este problema, o documentário se volta à História para entender como a educação foi moldada ao longo do tempo. 

Um dos temas abordados é o ensino obrigatório que surgiu no Brasil em 1934 e dura até os dias de hoje. Ele é tratado como algo natural, mas nem sempre foi assim. O como era antes disso e o porquê de se tornar isso, é o que o episódio se propõe a investigar. 

A palavra educação vem da expressão em latim ex ducere que designa a jornada da vida interior do homem para compreender o que o cerca.

A Grécia Antiga forjou seu nome na história por desenvolver algumas das primeiras formas de perseguir a ideia de Verdade.

Ao longo do tempo, os métodos filosóficos da razão e os povos religiosos foram se encontrando, até se unificarem no alto da Idade Média, quando as obras gregas foram traduzidas e os métodos tidos como pagãos foram se reincorporado nas formas de estudo dos mosteiros e escolas da época. 

A filosofia grega e o cristianismo, somados ao direito romano, deram a base da civilização ocidental.

Tudo isso sofreu uma grande modificação quando o mundo entrou na modernidade. Com a Reforma Protestante, mais tarde também com a Revolução Francesa, a educação começou a se tornar algo mais institucionalizado e próximo ao Estado e muito preocupada com a universalização do ensino, ou seja, levar para o sistema de ensino pessoas que não queriam se aprofundar nos estudos. 

No final do século XIX e em todo o século XX, foi promovida uma estruturação estatal muito mais forte da educação. O sistema educacional também passou a ser mais utilizado como um instrumento político.

Pelas Barbas do Profeta (Episódio 2)

O episódio começa contando sobre o golpe militar que derrubou a Monarquia no Brasil e instaurou a República Brasileira. Neste regime o Brasil possuía uma descentralização educacional, isso mudou quando Getúlio Vargas subiu ao poder.

A educação era dividida em três principais linhas de ensino:

  • católica;
  • comunista;
  • escolanovista.

O historiador, Thomas Giulliano, disse o seguinte em sua entrevista para o documentário:

“Então, nós vamos ter essas três linhas: a linha católica, a linha comunista e a linha da Escola Nova. Estas três linhas protagonizarão, pouco a pouco, com uma ou outra mudança dentro de suas linhas, digamos, norteadoras, incipientes, as suas premissas intelectuais, todos os debates e discussões sobre o papel do Estado dentro da educação brasileira. Mas note: todas elas defendiam o papel do Estado”.

Getúlio Vargas colocou no ministério da educação o Gustavo Capanema que é o grande responsável por criar a estrutura dos órgãos educacionais no Brasil. 

Ele criou um sistema bem estruturado seguido por todos os seus sucessores após o fim da Era Vargas e até o início da Ditadura Militar: Pedro Calmon, Darcy Ribeiro e Paulo de Tarso.

No período do Regime Militar, surgiu um nome de grande relevância na Educação: Paulo Freire. Ele veio em um momento onde o pensamento à esquerda estava passando por uma profunda mudança que teve seu ápice com as manifestações de maio de 1968, quando a luta política mudou o seu foco econômico e partidário para a cultura e pensamentos.

A obra de Paulo Freire foi a inscrição pedagógica que o Brasil teve em um movimento global chamado pedagogia crítica. Os autores desta linha pedagógica são, até hoje, majoritariamente presentes nas bibliografias dos cursos universitários

O episódio dois dedica-se a analisar a influência de Paulo Freire, trechos e consequências de suas obras.

Guerra Contra a Inteligência (Episódio 3)

O episódio três inicia amarrando tudo o que foi debatido no episódio um e dois e acrescenta algumas informações. A partir dessa amarração que cria um resumo da História da Educação Brasília, começa uma análise dos dados atuais e uma análise de especialista sobre as possíveis causas que geram esse problema.

Não é possível entender os nossos índices negativos trazidos pelo PISA 2018 e o resultado das pedagogias adotadas no Brasil sem analisar o complexo sistema composto por instituições, leis e cargos que controlam a educação brasileira. 

Toda educação brasileira é regulamentada direta ou indiretamente pelo Ministério da Educação. Fundado em 1930 por Getúlio Vargas, o MEC passou a ter um orçamento anual de mais de 100 bilhões de reais, coordenando objetivos educacionais e sendo o principal ponto de referência da educação nacional.

A gestão da educação infantil, fundamental e média que acontecem nas escolas é feita pelas secretarias e conselhos. Estas secretarias e conselhos atuam em nível estadual e municipal. Nenhuma escola existe sem esta autorização, e as que existem, não estão dispensadas de seguirem as suas regras. 

Eles orientam e coordenam o sistema educacional através de pedagogias, tecnologias, questões técnicas e financeiras. Ou seja, o método educacional escolhido por esses conselhos e secretarias influencia toda a educação do Brasil.

Por isso, os especialistas consultados pelo documentário acreditam que um dos grandes problemas é o método escolhido. Isso justifica os péssimos resultados da educação no Brasil.

A partir daí, o documentário passa a trazer uma vasta quantidade de documentos e análises para embasar esses pontos e identificar os problemas da Educação. Um ponto que chama atenção são os livros didáticos, onde é gasto uma grande quantidade de dinheiro para comprar obras de baixa qualidade e ideologicamente enviesadas.

  • Assista agora Pátria Educadora. Tornando-se membro da Brasil Paralelo, você libera acesso a mais de 5 horas de documentário, um E-book exclusivo com a tese da série, mapa mental e as entrevistas completas com 29 professores, pesquisadores e escritores que participaram da trilogia. Clique no link e torne-se um membro. 

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