Últimos dias - Assine agora
A oferta acaba em:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 24, 2025
Garantir oferta
Atualidades
3
min de leitura

Enem 2025 será anulado? Entenda o vazamento de questões que comprometeu a prova

O Enem 2025 teve 3 questões anuladas devido a um vazamento que ocorreu por meio de um pré-teste de perguntas. Entenda o caso e conheça o responsável

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
20/11/2025 10:05
LUIS LIMA JR/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Nesta terça-feira, 18 de novembro, o Inep confirmou que 3 questões do Enem 2025 foram anuladas. O caso tem a ver com o estudante de medicina, Edcley Teixeira, que conseguiu acesso a questões quase idênticas antes da prova. 

Cinco dias antes do exame, o professor fez uma live no YouTube para os alunos de sua mentoria voltada para preparação para o Enem. Ele explicou que percebeu que o Prêmio CAPES era utilizado como pré-teste para futuras questões do Enem. 

Diante do exposto, o Enem 2025 será anulado? Entenda o vazamento de questões que comprometeu a prova.

O que você vai encontrar neste artigo?

Entenda o vazamento das questões do Enem 2025

Na segunda-feira, 17 de novembro, dia seguinte ao segundo domingo de Enem, rumores começaram a surgir sobre possíveis questões vazadas do Enem 2025. 

A situação escalou rápido. O Inep já confirmou que três questões foram anuladas. O responsável pelos vazamentos teria sido Edcley Teixeira, um estudante de medicina de Sobral que vende consultoria para participantes da prova. 

Ele fez uma live no seu canal do YouTube no dia 11 de novembro, 5 dias antes do primeiro domingo de Enem em que apresentou questões quase iguais às que caíram no exame

O Inep disse que nenhuma das questões era exatamente igual às que estavam na prova. Contudo, os dados das questões, o raciocínio exigido e os comandos das perguntas eram praticamente os mesmos.

A Polícia Federal foi acionada para investigar um possível caso quebra de sigilo ou má-fé do suspeito. 

Como o vazamento aconteceu?

Teixeira gravou uma série de stories em que explica como acertou as questões do Enem. Segundo ele, as questões foram memorizadas do Prêmio CAPES Talento Universitário.  

Essa é uma prova opcional que estudantes no primeiro ano de graduação podem fazer e os melhores recebem um prêmio de 5 mil reais.  

Teixeira descobriu que o Inep usava o Prêmio CAPES para testar futuras questões cobradas no Enem. Sabendo disso, ele memorizou algumas perguntas e passou em sua live para seus alunos. 

Um ex-aluno de Teixeira e um colega de trabalho teriam dito que ele incentivava estudantes a participarem do prêmio para memorizar questões da prova

O CAPES proíbe que quaisquer aparelhos sejam usados durante a prova. Também não é permitido levar o caderno de questões ou escrever em qualquer documento além da folha de rascunho. Entretanto, não há nenhum termo de sigilo sobre as questões da prova.

Edcley também falou que o livro “O Roubo do Enem” da autora Renata Cafardo lhe serviu de inspiração. A jornalista admitiu ter abordado a prática de pré-testes, mas nunca especificado o Prêmio CAPES.

O próprio MEC admite que submete as questões a pré-testes: 

"O Enem utiliza a Teoria da Resposta ao Item para apuração de seus resultados. A metodologia demanda que os itens sejam pré-testados. Os estudantes que participam de pré-testes têm contato com itens que podem compor o Enem em alguma edição"

Ainda assim, o Inep seguiu sem confirmar qualquer relação entre o Enem e o Prêmio CAPES.

Edcley ainda teria dito que identificou as pessoas que produziriam e revisariam as provas do Enem e conseguiu acertar as questões estudando os artigos que elas publicaram. 

Também afirmou que “desenvolveu um método de algoritmo que dá a resposta de qualquer questão”. 

"Óbvio que vou acertar o Enem inteiro. O Enem inteiro é repetido. Eu descobri o padrão. Sabe quantas pessoas elaboram o Enem? 25 pessoas. Elas estão no Inep desde 2009. Sigam na rede social. Você vai conseguir saber no que elas estão pensando."

O Enem 2025 será anulado?

Segundo o Inep, anulação de questões já é uma prática prevista na metodologia e não há motivos para anulação da prova como um todo

As questões anuladas vão afetar as notas dos participantes?

Quando uma questão é anulada do Enem, ela para de fazer parte do cálculo da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Isso quer dizer que elas não irão interferir no resultado final de nenhum participante

O que pode acontecer com Edcley Teixeira?

O cearense não foi o primeiro professor que passou questões pré-teste do Enem para seus alunos. Em 2013, um outro professor do mesmo estado repassou questões com seus alunos em sala. Os exercícios utilizados por ele acabaram caindo na avaliação oficial e ele foi condenado.   

Nessa ocasião, os itens antecipados foram anulados apenas para alunos da região. O MEC e o Inep ainda não se posicionaram a respeito das denúncias.

O jornalismo da Brasil Paralelo está atento para te atualizar dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo. Faça um breve cadastro gratuito e comece a receber nossas notícias de graça em seu e-mail. 

Quero receber as notícias

Relacionados

Todos

Exclusivo para membros

Ver mais