Como é a educação no Brasil atualmente?
A educação formal no Brasil atual é amplamente ancorada nos métodos pedagógicos de Paulo Freire e Jean Piaget. Os professores ensinam o pensamento crítico conforme preconizado na doutrina pedagógica do socioconstrutivismo.
As escolas particulares também seguem a linha de Paulo Freire. A Constituição Federal e a Lei 9131/95 estabelece que todas as escolas do país devem seguir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Existe a possibilidade de as escolas particulares ensinarem algumas matérias a mais, como religião em escolas confessionais. Contudo, a maior parte da grade curricular deve seguir a BNCC.
Paulo Freire foi estabelecido como o patrono da educação brasileira no governo de Dilma Rousseff, em 2012.
Em resumo, a doutrina de Paulo Freire defende duas ideias principais:
- o aluno deve receber auxílio do professor para chegar ao conhecimento da disciplina, não deve apenas decorar o que o professor diz;
- a educação deve fazer o aluno se tornar um revolucionário segundo a doutrina criada por Karl Marx. Paulo Freire chamava isso de libertação dos oprimidos. Em seu livro Pedagogia do Oprimido, ele escreveu:
“Pedagogia que faça da opressão e de suas causas objeto de reflexão dos oprimidos, de que resultará o seu engajamento necessário na luta por sua libertação, em que esta pedagogia se fará e refará” (edição de 1987, p. 17).
Antes de explorar mais a fundo os métodos da educação brasileira, vale a pena entender como é a forma de ensino.