Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Cadastro gratuito
Biografia
3
min de leitura

Che Guevara - conheça quem foi um dos maiores revolucionários da história

Che Guevara era um herói ou um guerrilheiro sanguinário? Conheça a vida e o pensamento de um dos revolucionários mais conhecidos do mundo.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
5/7/2022 16:55
-

Che Guevara foi um dos revolucionários marxistas mais importantes do século XX, sendo fundamental na conquista militar de Cuba pelos comunistas contra o regime de Fulgêncio Batista, apoiado pelos Estados Unidos da América.

Ele também foi médico, jornalista, diplomata, militar e Ministro das Indústrias de Cuba. Che se tornou um ícone da cultura pop, tendo milhares de camisetas e produtos vendidos com seu rosto, com o príncipe Harry da Inglaterra sendo um dos que compraram sua roupa.

Mesmo tendo nascido em uma das famílias mais ricas da Argentina, Che Guevara teve contato com a pobreza ao fazer uma viagem de moto pela América Latina. Foi nesse momento que decidiu dedicar sua vida a lutar contra a pobreza.

Em uma de suas viagens conheceu o marxismo e se tornou um devoto da doutrina, lutando e escrevendo em prol do comunismo. Após dominar Cuba com os irmãos Castro, Che continuou sua luta em outros países, sendo morto em uma de suas ações de guerrilha.

A face oculta de Che Guevara

Tido por herói por muitos, Che Guevara usou da sua intenção de acabar com a pobreza para cometer diversos crimes, como:

  • assassinatos
  • fuzilamentos sem julgamento;
  • campos de trabalho forçado;
  • homofobia e intolerância religiosa;
  • incentivar uma guerra nuclear.

Conheça agora a vida e as realizações de Che Guevara, uma das personalidades políticas mais conhecidas do mundo moderno.

  • Conheça a Face Oculta do guerrilheiro com o canal do YouTube da Brasil Paralelo:

- Che Guevara, Paulo Freire e Oscar Niemeyer são enaltecidos por muitas instituições de ensino e canais de mídia, mas será que essas personalidades são os heróis que parecem? Analisamos a Face Oculta deles e de outras personalidades famosas - toque aqui para o primeiro episódio da 3ª temporada.

O que você vai encontrar neste artigo?

Quem foi Che Guevara? Biografia

A mudança revolucionária na vida de Che começou na viagem de moto com seu amigo Alberto Granado pela América Latina. A cada país que Che passava, ele via pobreza e miséria, ditaduras e riqueza concentrada no bolso de poucos. 

Che Guevara jovem
Che Guevara jovem.

Confrontando-se com a pobreza, Che decide-se por seguir o marxismo radicalmente. Na sua mente, a luta de classes era a melhor explicação para o que presenciou, e a luta comunista-socialista a melhor solução.

O livro que Guevara escreveu sobre esta experiência, Diários de Motocicleta, tornou-se um best-seller global, de acordo com o The New York Times.

Um episódio da viagem tornou-se o marco central da decisão revolucionária de Che Guevara: a descoberta de uma colônia de leprosos no Peru. O grupo de leprosos vivia sob os cuidados de um médico comunista, o Dr. Hugo Pesce.

Na colônia, Che presenciou uma experiência de solidariedade e bondade que o impressionou. A biografia de Che Guevara feita por Douglas Kellner traz a descrição de Che sobre sua experiência:

“As formas mais elevadas de solidariedade e lealdade humana surgiram entre pessoas tão solitárias e desesperadas”.

A partir deste momento, Che decidiu dedicar sua vida a ajudar os pobres com os seus aprendizados da faculdade de Medicina. Che Guevara se formou em 1952 e passou imediatamente a viajar pela América Latina, cuidando das doenças dos economicamente menos afortunados.

Porém, Che ficou insatisfeito com o que fazia, ele passou a acreditar que estava cuidando dos sintomas, e não da doença. 

No seu escrito Sobre a Medicina Revolucionária, Guevara diz que esteve “em contato próximo com a pobreza, com a fome e com as doenças”, com a “incapacidade de tratar uma criança por falta de dinheiro”. Diante disso, Ernesto Guevara manifestou:

 “... estupefação provocada pela contínua fome e punição [que leva um pai a] aceitar a perda de um filho como um acidente sem importância”.

Tudo isso levou o médico a mudar de profissão. Che não queria mais tratar casos isolados: seu novo foco seria atacar o sistema que ele acreditava causar todos os problemas presenciados.

Contudo, ao chegar no poder de Cuba, Che cometeu diversos crimes, ferindo gravemente direitos humanos básicos.

Relacionados

Todos

Exclusivo para membros

Ver mais