Uma multidão ocupou a principal avenida de São Paulo para o evento “Reaja, Brasil”. O ato teve como pautas centrais o pedido de anistia aos réus do 8 de Janeiro, críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao governo Lula.
Realizado neste domingo (3), o protesto contou com a presença de lideranças da direita, como o deputado Nikolas Ferreira. Milhares de pessoas participaram, mas veículos da grande mídia divergiram na estimativa de público presente.
- Segundo o jornal Poder360, o ato reuniu cerca de 57.600 pessoas.
O veículo informou que a estimativa foi feita a partir de imagens de drones registradas entre 15h e 15h20, no momento de maior concentração do público, e processadas com o apoio do Google Earth. O cálculo levou em conta diferentes níveis de densidade por metro quadrado.
O Monitor do Debate Político no Meio Digital, da USP, em parceria com a ONG More in Common, apontou um número inferior: 37.600 pessoas.
De acordo com os pesquisadores, a metodologia adotada envolveu imagens de drones analisadas por um software de Inteligência Artificial. A margem de erro declarada é de 12%, o que indica um intervalo possível entre 33.100 e 42.100 participantes.
A Polícia Militar informou que a contagem de participantes é de responsabilidade dos organizadores do evento. Estes afirmaram que reuniram 300 mil pessoas na Avenida Paulista e, somando cidades e capitais, mais de três milhões.
No entanto, não divulgaram a metodologia utilizada para chegar a esses números.
Usuários do X questionaram a ferramenta de inteligência artificial Grok sobre quantas pessoas estariam presentes no ato. A Grok apresentou respostas divergentes.


- Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.


.webp)
.webp)



















