Uma multidão ocupou a principal avenida de São Paulo para o evento “Reaja, Brasil”. O ato teve como pautas centrais o pedido de anistia aos réus do 8 de Janeiro, críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao governo Lula.
Realizado neste domingo (3), o protesto contou com a presença de lideranças da direita, como o deputado Nikolas Ferreira. Milhares de pessoas participaram, mas veículos da grande mídia divergiram na estimativa de público presente.
O veículo informou que a estimativa foi feita a partir de imagens de drones registradas entre 15h e 15h20, no momento de maior concentração do público, e processadas com o apoio do Google Earth. O cálculo levou em conta diferentes níveis de densidade por metro quadrado.
O Monitor do Debate Político no Meio Digital, da USP, em parceria com a ONG More in Common, apontou um número inferior: 37.600 pessoas.
De acordo com os pesquisadores, a metodologia adotada envolveu imagens de drones analisadas por um software de Inteligência Artificial. A margem de erro declarada é de 12%, o que indica um intervalo possível entre 33.100 e 42.100 participantes.
A Polícia Militar informou que a contagem de participantes é de responsabilidade dos organizadores do evento. Estes afirmaram que reuniram 300 mil pessoas na Avenida Paulista e, somando cidades e capitais, mais de três milhões.
No entanto, não divulgaram a metodologia utilizada para chegar a esses números.
Usuários do X questionaram a ferramenta de inteligência artificial Grok sobre quantas pessoas estariam presentes no ato. A Grok apresentou respostas divergentes.
A manifestação não teve a presença de Jair Bolsonaro, impedido de sair de casa aos fins de semana por ordem do ministro Alexandre de Moraes.
Também ocorreu quatro dias após os Estados Unidos incluírem Alexandre de Moraes na lista de sancionados pela Lei Global Magnitsky. A medida foi comemorada por políticos de oposição, como Nikolas Ferreira que esteve presente no ato deste domingo.
Cartazes e discursos voltaram a defender o impeachment de Alexandre de Moraes e do presidente Lula.
Outra pauta era também a aprovação do projeto de anistia a investigados e condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023.
Um dos destaques da manifestação foi a ausência do presidente Jair Bolsonaro, que cumpre medidas cautelares impostas pelo STF.
O público presente, no entanto, continua sendo objeto de disputa entre diferentes análises técnicas e institutos de monitoramento.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP