Neste domingo (3), manifestações convocadas por apoiadores da direita reuniram milhares de pessoas em diversos pontos do Brasil.
Organizados sob o lema “Reaja, Brasil”, os atos foram marcados por críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF), ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em Belém do Pará, Michelle Bolsonaro participou da mobilização e discursou em cima de um trio elétrico. Ela disse que o Brasil vive um novo ciclo de censura e conclamou os manifestantes a resistirem.
“Hoje é o dia em que se comemora o fim da censura no Brasil. Censura que, infelizmente, voltou. Que as manifestações de hoje reacendam o vigor brasileiro para recuperarmos nossa liberdade e acabar com o avanço da censura”, declarou.
Michelle também fez referência à cidade de Belém, comparando-a à cidade natal de Jesus, e expressou entusiasmo com a recepção dos moradores do Norte.
“Aqui em Belém, pude sentir toda a emoção e vibração positiva do povo do Norte. Belém tem o mesmo nome da cidade em que Jesus, a nossa esperança e salvação, nasceu!”
Michelle concluiu o discurso com um chamado à resistência:
“Nasce hoje, em todas as cidades brasileiras, a reação a todas as injustiças praticadas pelo atual governo. O governo do sistema. Reaja, Brasil! Deus está conosco. Venceremos!”
As manifestações ocorrem dias após a aplicação de medidas cautelares contra Jair Bolsonaro. O ex-presidente está proibido de sair de casa nos fins de semana e obrigado a usar tornozeleira eletrônica.
Impedido de comparecer presencialmente, Bolsonaro acompanhou os atos por videochamada.
Ao todo, há registros de mobilizações em quase 40 cidades, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba e Fortaleza.
Os protestos expressam a insatisfação de uma parcela do eleitorado conservador com os rumos do governo e com as decisões recentes do Judiciário.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP