O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) liderou neste domingo (3) a manifestação pró-anistia na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e participou também do ato na Avenida Paulista.
Durante sua participação, fez chamada de vídeo com Jair Bolsonaro, que cumpre medidas cautelares impostas pelo STF, como tornozeleira eletrônica e recolhimento domiciliar das 19h às 7h. Ao mostrar a tela, disse: “Ele não pode falar, mas pode ver”.
Logo após sua participação no ato, publicou em suas redes sociais:
“Se as ruas deram esta resposta sem a presença do Bolsonaro, imagine quando ele voltar”.
Em seu discurso, afirmou: “Alexandre de Moraes, você é um cara corajoso. Mas sem toga você é nada”. E completou: “Nós muito bem sabemos que o STF não é o dono do Brasil”.
O deputado também enfatizou que as prioridades do movimento devem ser claras: “Fora Lula” e, em seguida, o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.
O parlamentar é um dos principais apoiadores do ex-presidente. Seu vídeo de convocação para a manifestação teve mais de 125 mil comentários.
Em referência às sanções aplicadas pelos Estados Unidos na última quarta-feira (30), Nikolas Ferreira ironizou: “Tive um dia Magnitsky” — alusão à lei norte-americana que prevê punições como bloqueio de bens, proibição de entrada e exclusão do sistema financeiro para estrangeiros acusados de corrupção ou violações graves de direitos humanos.
Provocou ainda ao citar Eduardo Bolsonaro (PL-SP): “Eduardo Bolsonaro não violou a soberania popular ao fritar um cabeça de ovo com a Lei Magnitsky”. Criticou ações recentes de Lula, como a viagem à Argentina para apoiar Cristina Kirchner, condenada por corrupção, e o uso de avião da FAB para transportar a ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia, afirmando que tais episódios justificam medidas internacionais contra autoridades brasileiras.
Durante o ato, fez chamada de vídeo com Jair Bolsonaro, que cumpre medidas cautelares impostas por Moraes, como tornozeleira eletrônica e recolhimento domiciliar das 19h às 7h. Ao mostrar a tela, disse: “Ele não pode falar, mas pode ver”.
Entre as pautas defendidas pelos manifestantes estão a anistia a participantes de atos contrários ao resultado das eleições — projeto apresentado em 2022 pelo então deputado Major Vitor Hugo (PL-GO) — e a PEC 333/2017, que limita o foro privilegiado a crimes de responsabilidade no exercício do mandato.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP