Artigo
8
min de leitura

J.R.R. Tolkien – o pai da literatura fantástica

Biografia
Literatura
Cristianismo
J.R.R. Tolkien
Tolkien em sua sala
Redação Brasil Paralelo

J.R.R. Tolkien, o pai da Terra Média, foi responsável por criar histórias, universos completos, mitologias e até línguas com alfabeto e escrita. Suas obras se eternizaram com icônicos personagens e o autor é tido como o pai da literatura fantástica. Conheça sua vida e biografia.

O que você vai encontrar neste artigo?

Infância

Em 1892 nasceu J.R.R. Tolkien, a sigla abrevia o nome John Ronald Reuel Tolkien. O premiado escritor, professor e filólogo nasceu em Bloemfontein, um território no continente africano pertencente ao Império Britânico.

Tolkien viveu seus primeiros anos de vida num território no interior da atual África do Sul. Seu pai tinha negócios na região.

Aos três anos passou férias em Birmingham com sua mãe e irmão, em 1895. Em dezembro daquele ano, Tolkien se divertiu ao ver pela primeira vez uma árvore de Natal. Em fevereiro do ano seguinte ditou uma carta a seu pai:

“Querido, papai
Estou tão contente de voltar para vê-lo, faz tanto tempo que nos afastamos do senhor. Espero que o navio nos leve todos de volta para o senhor, mamãe e o bebê e eu. Sei que vai ficar muito contente de receber uma carta de seu pequeno Ronald [...] Mamãe diz que o senhor não vai reconhecer o bebê ou a mim, ficamos homens grandes; temos tantos presentes de Natal para lhe mostrar [...]”

A carta não foi enviada. Pouco tempo depois de escrevê-la, Ronald recebeu a notícia do falecimento de seu pai.

Sua mãe, Mabel Tolkien, nunca mais voltou para a África do Sul. A família se mudou para uma casa cercada por florestas naturais no interior da Inglaterra, em Birmingham. Tolkien no futuro confessou que estes foram os anos mais felizes de sua infância.

“Na verdade, não sei por que, sempre fui muito atraído por árvores. Todas as minhas obras são repletas de árvores. Na verdade, acho que gostaria de conversar com uma árvore para descobrir o que ela acha das coisas”. J.R.R. Tolkien

Mabel Tolkien recebia ajuda financeira de sua família para sustentar seus filhos. Ela também cuidava da educação deles, lendo livros clássicos e dando-lhes formação religiosa.

Mabel passou a levar os filhos a uma igreja católica de sua cidade. O restante da família reprovou a atitude da mãe e parou de mandar dinheiro.

Quem passou a ajudar a mãe com seus dois filhos pequenos foi o padre jesuíta Francis Xavier Morgan. Sua ajuda foi crucial para a vida de Tolkien, em 1904 Mabel faleceu.

Além de tutor, o padre se tornou responsável pelos irmãos. Tolkien declarou em uma entrevista que o ensino rígido do sacerdote o livrou das garras do liberalismo.

Com apenas 16 anos, John se apaixonou por Edith Bratt, com quem manteve um relacionamento escondido por um breve período, mas logo o padre Morgan o proibiu de namorá-la até completar 21 anos.

Início da carreira

No ano de 1910, J.R.R. Tolkien é admitido na Universidade de Oxford. Seus estudos contemplam temas como filologia, mitologia nórdica, literatura clássica e a língua alemã. Outro tema que despertou seu interesse foi o período medieval.

Nesse mesmo ano, tentou reatar laços com sua antiga amada. Ela estava noiva de outra pessoa. Isso não desanimou Tolkien, ele enviou cartas declarando seu amor e Edith admitiu ainda amá-lo.

O amor da juventude de ambos foi concretizado em março de 1916, quando Edith e Tolkien se casaram.

tolkien-e-esposa
Foto de J.R.R. Tolkien e Edith Bratt.

Em 1915, Tolkien foi convocado para lutar na guerra pelo exército britânico. A primeira grande guerra foi um período prolongado de horror, carnificina e colapso civilizacional. Essa experiência marcou profundamente a vida de J.R.R. Tolkien.

  • Você sabia? Durante a guerra, soldados baixaram armas para celebrar juntos o Natal. Clique no link e conheça a Trégua de Natal.

Ele dividiu as trincheiras com alguns amigos de um círculo literário que frequentava na universidade. Todos os horrores da guerra abriram os olhos de Tolkien para o valor da amizade.

Durante os combates, John Ronald perdeu muitos amigos. Tudo isso se tornou um motivacional para a escrita de suas obras.

Com o fim da Primeira Guerra, Tolkien iniciou sua carreira acadêmica. Com apenas 33 anos, conquistou uma cadeira em Oxford. Era considerado um dos maiores filólogos do seu tempo.

Tolkien defendeu o estudo do inglês clássico, para ele, a língua possui um poder que é poder dizer como as coisas realmente são.

Seu interesse por mitos e pelo mundo medieval também marcaram sua obra e sua filosofia. A simbologia de seus escritos teve profundas influências desses campos que estudou.

Influências de Tolkien

Um dos pensadores mais influentes para a biografia de Tolkien foi G.K. Chesterton. Suas obras literárias e filosóficas contribuíram para os escritos do criador de O Senhor dos Anéis. Em seu escrito Sobre Estórias de Fadas, Tolkien explica que a obra de fantasia de Chesterton é um caminho para a Verdade. Suas obras seguiram esse mesmo caminho.

Em 1926, Tolkien conheceu C.S. Lewis. O autor de O Hobbit e de O Senhor dos Anéis ajudou o criador das Crônicas de Nárnia a encontrar a fé.

Lewis se tornou um grande incentivador da obra de Tolkien. Juntos, estudaram como os mitos são importantes na criação das sociedades.

Esses estudos contribuíram para Tolkien criar seu mundo mitológico.

Num buraco no chão, vivia um Hobbit

Além da carreira acadêmica, Tolkien era extremamente dedicado a seus filhos e a sua esposa. Frequentemente apresentava aos filhos histórias e ilustrações de mundos fantásticos que criava.

Em um verão, Tolkien corrigia provas de seus alunos, tarefa que ele considerava enfadonha, e em uma das provas recebeu uma que continha uma folha em branco. Nessa folha, ele escreveu:

“Num buraco no chão, vivia um Hobbit”

O autor ainda não sabia o que eram os Hobbits, ou qual papel teriam, mas foi assim que começou a história de uma de suas obras primas.

Em 1937, a jornada de Bilbo Bolseiro conquistou o mundo apresentando o fantástico mundo da Terra Média, repleto de elfos, magos, anões, dragões, hobbits e orcs.

  • Gandalf é um dos personagens mais icônicos da obra de Tolkien, conheça suas melhores frases.

Tolkien se identificava com os hobbits, ele gostava de dormir, de comer, de beber, de estar com os amigos, aproveitar e celebrar as pequenas alegrias da vida. Os pequenos momentos de alegria da vida que o homem deve almejar.

O Condado, terra dos pequenos seres, é uma manifestação literária de como Chesterton e Belloc enxergavam a Inglaterra administrada a partir do Distributismo.

o-condado
Ilustração de Tolkien que representa O Condado.

O sucesso da obra foi enorme. Mas O Hobbit ainda era uma obra infantil. Tolkien almejava algo mais completo.

A saga O Senhor dos Anéis, que deu continuidade ao livro O Hobbit, foi escrita entre 1937 e 1949.

A trilogia se situa alguns anos depois dos eventos protagonizados por Bilbo Bolseiro. Dessa vez, Frodo Bolseiro é convidado a uma jornada que poderá definir o futuro da Terra Média que está sob ameaça das forças do mal.

Todas as histórias de Tolkien são simbolismos, existem valores e símbolos que o autor apresenta e defende, mas sem um teor tão explícito.

Segundo o próprio autor:

“O Senhor dos Anéis obviamente é uma obra fundamentalmente religiosa e católica; inconscientemente no início, mas conscientemente na revisão.” (J. R. R. Tolkien – Carta para Robert Murray, SJ, 02 de dezembro de 1953)

O tom simbólico é uma forma de fazer com que as pessoas apliquem em suas vidas os ensinamentos de suas obras.

Segundo Tolkien, a principal importância dos contos de fadas e das fantasias é revelar aspectos e belezas da vida, da realidade, e levar as pessoas a encontrarem e descobrirem o bem.

Ele afirma:

“A magia do Belo Reino não é um fim em si mesma, sua virtude reside em suas operações — entre elas está a satisfação de certos desejos humanos primordiais.
Um desses desejos é inspecionar as profundezas do espaço e do tempo. Outro é entrar em comunhão com outros seres vivos.
Assim, uma história poderá tratar da satisfação desses desejos com ou sem a interferência de máquinas ou de magia, e na medida em que tiver sucesso se avizinhará da qualidade de histórias de fadas e terá seu sabor”.

O autor acredita que a principal função dessas histórias é promover a alegria da vitória final, a vitória do bem sobre o mal, algo que permite ao homem contemplar seu desejo primordial.

  • O conteúdo dessa biografia foi baseado no terceiro episódio da trilogia Guerra do Imaginário, “É um Dom!”. Assine a Brasil Paralelo, assista Guerra do Imaginário e conheça mais sobre a biografia de J.R.R. Tolkien.

Principais obras de J.R.R. Tolkien

Durante sua vida, Tolkien publicou mais de 40 obras, participando na tradução e ilustração de muitas. Em 2008, o jornal The Times listou Tolkien como o sexto entre os maiores escritores britânicos desde 1945.

Suas principais obras são:

  • Sir Gawain e o Cavaleiro Verde (1925);
  • O Hobbit (1937);
  • Sobre Histórias e Fadas (1945);
  • Mestre Gil de Ham (1949);
  • O Senhor dos Anéis (1954-1955);
  • As Duas Torres (1954);
  • O Retorno do Rei (1955);
  • As Aventuras de Tom Bombadil (1962);
  • A Última Canção de Bilbo (1966);
  • Ferreiro do Bosque Grande (1967);
  • Silmarillion (1977) obra póstuma.

Temos um programa especial que apresenta a importância da obra de Tolkien. Toque no link para assistir.

Últimos anos

Em 1972, J.R.R. Tolkien recebeu o título de Doutor Honoris Causa em Letras da Universidade de Oxford, e conseguiu o seu último e mais importante título: a Ordem do Império Britânico, dada pela Rainha Isabel II, uma das maiores honrarias britânicas.

No dia 28 de agosto de 1973, Tolkien se sentiu mal durante uma festa, e foi internado na manhã seguinte. Descobriu-se que ele tinha uma infecção no peito. Aos 81 anos de idade, no dia 2 de setembro de 1973, J.R.R. Tolkien vem a óbito na Inglaterra.

DE DESCONTO

Escolha sua BP

Uma Brasil Paralelo para cada momento da sua vida

Básico

de
R$
19
/mês
12x
R$
19.00
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
Assine agora
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
HD
Qualidade de vídeo
Nenhum
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
MELHOR PLANO

Premium

de
R$
59
/mês
12x
R$
59.00
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Catálogo de filmes selecionados
Assine agora
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
Originais 4K
Qualidade de vídeo
10 Títulos
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação

Intermediário

de
R$
39
/mês
12x
R$
39.00
/mês
Originais e Séries BP, Cursos e formações BP eCatálogo de filmes sele
ASSINE AGORA
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
Full HD
Qualidade de vídeo
2 Títulos
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação

Plano Básico

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 190,00
Valor à vista:
R$ 2.280,00

Cupom aplicado 37% OFF

Valor com desconto:
12x de
R$ 119,00
Valor à vista:
R$ 1.428,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
*Assinatura anual com renovação automática.
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
Não disponível neste plano.
Qualidade do vídeo:
HD

Plano Premium

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 590,00
Valor à vista:
R$ 7.080,00

Cupom aplicado 62% OFF

MAIOR DESCONTO

Valor com desconto:
12x de
R$ 219,00
Valor à vista:
R$ 2.628,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
*Assinatura anual com renovação automática.
MAIS COMPLETO
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
10 títulos para assistir offline.
Qualidade do vídeo:
Originais em 4K

Plano Intermediário

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 390,00
Valor à vista:
R$ 4.680,00

Cupom aplicado 54% OFF

Valor com desconto:
12x de
R$ 179,00
Valor à vista:
R$ 2.148,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
*Assinatura anual com renovação automática.
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
2 títulos para assistir offline.
Qualidade do vídeo:
Full HD

Torne-se Membro da Brasil Paralelo

Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP