C.S. Lewis trabalhou em tantas frentes que pode ser apresentado de diversas maneiras: professor de literatura de Oxford, autor de AsCrônicas de Nárnia, soldado de uma das principais batalhas da Primeira Guerra Mundial, apologista cristão e muitos outros títulos.
Veja a biografia e pensamento de C.S. Lewis, um dos participantes da Guerra do Imaginário.
Clives Staples Lewis nasceu em Belfast, Irlanda, em 29 de novembro de 1898. Sua família vem da tradição cristã da igreja da Irlanda, uma denominação autônoma da igreja anglicana. Seu avô era um dos clérigos da igreja.
Lewis foi educado por sua mãe e uma governanta, recebendo educação clássica,especialmente a partir da literatura. Seu pai era advogado e tinha uma vasta biblioteca em sua casa.
Warren Lewis (irmão de Clives), Albert J. Lewis (pai de Clives) e C.S. Lewis, respectivamente.
Conforme mostram as pesquisas de Carlos Caldas, tradutor das obras de Lewis e professor universitário, Lewis era um garoto mais recatado durante sua infância, dedicado à leitura dos clássicos da literatura ocidental. O próprio Lewis conta que amava apreciar obras de fantasia quando criança.
Aos 10 anos ele perdeu sua mãe, o que o fez se isolar ainda mais. Seu pai decidiu colocar ele o irmão em internatos para terminar sua educação primária.O pequeno C.S. Lewis sofria muito nessas escolas.
Recorrentemente mandava cartas pedindo que seu pai o retirasse da escola interna. Seu temperamento introvertido fazia com que ele sofresse nas mãos dos outros garotos que não aprovavam seu jeito de ser.
Um dos diretores dessas escolas foi preso por maus-tratos aos alunos.Aos 15 anos passou a se interessar pelas mitologias europeias antigas e renegou sua fé cristã, tornando-se ateu.
O jovem Lewis não conseguia conciliar a existência de um Deus todo-poderoso com os inúmeros sofrimentos que enfrentava.Essa experiência foi um dos principais temas de suas futuras obras, especialmente em Surpreendido pela Alegria e O Problema do Mal.
Nessa idade começou a se dedicar ao estudo de latim e hebraico. Após muito pedir, seu pai decidiu retirá-lo do internato que estava.
Em 1916, Lewis ingressou na Universidade de Oxford aos 18 anos, mas seus estudos seriam rapidamente interrompidos. Após um ano na universidade, todos os jovens foram convocados para a Primeira Guerra Mundial.A experiência na guerra marcou sua vida.
Um de seus principais serviços militares foi a batalha de Somme.
Os ingleses e franceses avançaram contra os alemães com todas suas forças alocadas na região. Mais de 3 milhões de homens lutaram em Somme, levando à morte de 1 milhão de combatentes - tanto alemães quanto ingleses e franceses.