O simbolismo do personagem Gandalf
Gandalf, o Cinzento, futuramente Gandalf, o Branco, são apenas alguns dos diversos títulos que o mago criado por J.R.R. Tolkien. Gandalf é capaz de conjurar magias de fogo e luz, os poderes são uma forma de se utilizar do extraordinário para reconectar o homem ao ordinário, à natureza e à harmonia da criação.
O mago é a figura do sábio, esta é a principal característica de Gandalf: ele é capaz de enxergar virtudes e potenciais nas pessoas que muitas vezes elas nem podiam imaginar que possuíam.
Sendo um observador de todas as forças que regem seu mundo, a Terra Média, Gandalf é capaz de enxergar ameaças e necessidades que muitos povos não estão atentos.
Com seu conhecimento e sabedoria o mago é capaz de instigar os povos. Assim, ao longo da história de O Hobbit e de O Senhor dos Anéis ele é capaz de velar pelos destinos da Terra Média, garantindo que as forças do mal não prevaleçam.
É Gandalf quem vem tirar os hobbits de seu conforto e colocá-los na jornada de suas vidas. Foi assim com Bilbo e com Frodo, essa jornada representa o amadurecimento e a concretização do propósito das vidas desses personagens.
Segundo Tolkien, o personagem é um profeta. Há um elemento da providência na obra de Tolkien. Gandalf se mostra sempre sensível a essas moções.
Na obra O Hobbit, o mago sonhava com o herdeiro de Erebor, Thorin, Escudo de Carvalho, ao passo que este sentia em seu coração a necessidade de se encontrar com Gandalf.
O mago promove o encontro que mudou para sempre os destinos da Terra Média. Gandalf também percebe a necessidade de incluir um hobbit na jornada. O pequeno se mostrou crucial contra o dragão Smaug.
Essa percepção e sensibilidade do mago mostram a força do elemento da providência em sua obra. Segundo o próprio autor:
“O Senhor dos Anéis obviamente é uma obra fundamentalmente religiosa e católica; inconscientemente no início, mas conscientemente na revisão.” (J. R. R. Tolkien – Carta para Robert Murray, SJ, 02 de dezembro de 1953)
Veja as melhores frases do mago Gandalf:
As 3 melhores frases de Gandalf
1 - “Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem viver. Você pode dar-lhes a vida? Então não seja tão ávido para julgar e condenar alguém à morte. Pois mesmo os muito sábios não conseguem ver os dois lados”
Gandalf diz essa frase a Frodo. O hobbit se lamentava que seu tio teve a oportunidade de matar Gollum e a desperdiçou. Gollum era uma criatura que atrapalhava a jornada de Frodo para destruir o Anel.
Gandalf repreende Frodo, mostra como Bilbo teve pena da criatura e não quis matá-la. O mago também acreditava que Gollum teria ainda algum papel importante na jornada de Frodo.