Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
História do Brasil
3
min de leitura

Os 11 Principais Monumentos Históricos Brasileiros!

Os Monumentos Históricos Brasileiros são obras que representam momentos específicos, conectando o Brasil ao seu passado. Leia sobre os 11 principais.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
30/8/2022 17:28

O ser humano é um animal simbólico, ele representa a sua vida por meio de manifestações artísticas. Algumas são capazes de reconstruir parte do seu passado de maneira criativa e instigante, essas manifestações são chamadas de Monumentos Históricos Brasileiros.

O Brasil é um país muito criticado por não preservar a sua história. O incêndio do Museu Nacional e as pichações de estátuas demonstram essa falta de zelo. O primeiro passo para melhorar a valorização do passado é começar a conhecê-lo.

Conheça mais sobre a História do Brasil com o documentário Brasil, a Última Cruzada. Em 6 episódios, especialistas no tema te levarão em uma aventura pela história do nosso país como você nunca viu.

O que você vai encontrar neste artigo?

O que são Monumentos Históricos?

Monumentos Históricos são obras que simbolizam algum momento da história humana com o objetivo de fazer com que as pessoas lembrem daquele momento. Normalmente, são expostos em lugares públicos e possuem leis específicas para protegê-los.

Todo monumento tem um objetivo, uma intenção pela qual ele foi criado. E isso também contribui com a lembrança do passado. Um monumento histórico ensina sobre o período que ele está representando, mas também sobre o momento em que o próprio monumento foi construído.

Um exemplo é o Monumento às Bandeiras que se localiza no parque Ibirapuera em São Paulo. A estrutura representa os bandeirantes, personagens históricos importantes. Ao mesmo tempo, a forma como foram representados e lembrados transmite uma mensagem acerca do contexto da época.

monumento as bandeiras - 11 monumentos históricos brasileiros

A obra foi projetada em 1920 e começou a ser construída na década de 30, momento em que o patriotismo paulista era incentivado. São Paulo e o Governo Federal entraram em guerra durante a década de 1930.

Era um momento em que os paulistas incentivaram o sentimento regionalista e o amor pelo Estado. Os bandeirantes foram escolhidos como os heróis e associados a grandes desbravadores responsáveis por fazer São Paulo existir.

Esses personagens passaram a ser um símbolo que unia um povo a uma causa. Ter um monumento tão grandioso era uma maneira de reafirmar o simbolismo em torno do patriotismo paulista.

Seguindo a mesma lógica de representar um ou vários momentos, o Brasil possui vários outros monumentos. Veja os 11 principais monumentos históricos brasileiros.

1 - Cristo Redentor (Rio de Janeiro)

Cristo Redentor - 11 Monumentos históricos brasileiros

A história do Cristo Redentor remonta ao século XIX, quando o padre Pedro Maria teve a ideia de erigir na capital do Império do Brasil uma estátua de Jesus Cristo. Ele disse isso no prefácio que escreveu do livro “Imitação de Cristo”.

Isso permaneceu apenas no campo das ideias. Depois do fim da escravidão no Brasil, um grupo de abolicionistas queriam homenagear a princesa Isabel.

A ideia era fazer uma estátua dela no alto do corcovado como a redentora dos escravos. Ela agradeceu, mas disse que o verdadeiro redentor era Jesus Cristo e Ele deveria ser homenageado.

Essa ideia foi deixada de lado após a Proclamação da República e só voltou à tona em 1917, com a proposta do engenheiro Eduardo Limoeiro para fazer o Cristo em homenagem ao centenário da independência em 1922. Novamente, o projeto não foi para frente.

Apenas em 1922 que um novo projeto foi aceito pelo presidente Epitácio Pessoa.

A discussão sobre onde seria o Cristo e como ele seria foi longa. Porém, a figura do Cristo Redentor de braços abertos no alto do Corcovado ganhou.

A construção do Cristo gerou o encantamento de muitos e críticas de outros tantos. O Governo era acusado de ferir o Estado Laico e privilegiar a religião católica. Epitácio respondeu que faria isso por qualquer outra religião que tivesse pedido primeiro.

A obra só foi inaugurada em 1931 com a presença do presidente Getúlio Vargas. E hoje, esse monumento histórico de 38 metros e mais de 1000 toneladas se tornou o grande símbolo do Brasil.

2 - Catedral da Sé (São Paulo)

catedral da sé - 11 monumentos históricos brasileiros

Em 1913, a Catedral da Sé começou a ser construída. Com estilo neogótico, ela foi feita para a comemoração dos 400 anos da cidade. Em seu interior, a catedral guarda os corpos do cacique Tibiriçá e do santo José de Anchieta.

Tibiriçá era um indígena tupiniquim que se aliou aos portugueses e foi considerado um dos responsáveis pela construção da cidade de São Paulo.

José de Anchieta foi um padre jesuíta que veio ao Brasil e foi considerado pedra fundamental na fundação de São Paulo e do Rio de Janeiro. Seu trabalho junto aos indígenas foi importante para a ocupação portuguesa do novo território. O sacerdote desenvolveu uma gramática para a língua tupi.

A catedral chama a atenção por sua beleza e foi inaugurada em 1954. 

3 - Os Candangos (Brasília)

os candangos - monumentos históricos brasileiros

Os Candangos é um monumento criado em 1959 que representa os trabalhadores que saíram de seus estados para construir a cidade de Brasília. O termo “candango” é a forma com que alguns africanos se referiam aos portugueses.

Na época da construção da capital brasileira os trabalhadores que vieram trabalhar na obra receberam esse apelido. O abraço entre os candangos simboliza a união e harmonia desejada na Praça dos 3 Poderes.

4 - Os 12 profetas do Santuário de Bom Jesus do Matosinhos (Minas Gerais)

doze profetas - monumentos históricos brasileiros

Entre 1795 e 1805, Aleijadinho esculpiu Os 12 Profetas do Santuário de Bom Jesus do Matosinhos. O nome verdadeiro do artista é Antônio Francisco Lisboa. Seu apelido é devido a uma doença que o obrigou a esculpir de joelhos por ter danificado permanentemente seus pés.

As esculturas de Aleijadinho ficam na parte externa da igreja e são uma atração para quem deseja fazer turismo em Minas Gerais.

5 - Monumento à Independência (São Paulo)

monumento a independencia - monumentos históricos brasileiros

O Monumento à Independência foi criado em 1922 para homenagear o aniversário de 100 anos da Independência do Brasil. Ele traz figuras importantes da Independência, como José Bonifácio, Diogo Feijó e Gonçalves Ledo. Também retrata momentos históricos marcantes como a Revolução Pernambucana (1817) e a Inconfidência Mineira (1789).

A maior modificação que o monumento sofreu ao longo dos anos foi quando em 1972, comemorando os 150 anos da Independência, o corpo de Dom Pedro I foi colocado na cripta imperial construída embaixo do monumento.

6 - Elevador Lacerda (Bahia)

elevador lacerda - 11 monumentos históricos brasileiros

Em 1873, o Elevador Lacerda foi inaugurado. O projeto foi criado por Antônio de Lacerda. A obra foi pensada para solucionar um problema de Salvador: o desnível.

A cidade possui uma região mais alta que a outra e era trabalhoso subir ou descer o morro íngreme.

Ele projetou um elevador que liga as duas partes da cidade. A obra mede 72 metros de altura e custa apenas R$ 0,15 para ser utilizada.

Relacionados

Todos

Exclusivo para membros

Ver mais