A construção de Brasília foi planejada com o intuito de criar uma nova capital para o Brasil. O projeto original é do século XIX, mas as obras só começaram mais de 100 anos depois. Apesar disso, a cidade foi feita em tempo recorde.
Conheça as motivações principais para a construção da nova capital brasileira: Brasília. Os projetos da nova cidade envolvem profecias e projetos do século XIX.

A construção de Brasília foi planejada com o intuito de criar uma nova capital para o Brasil. O projeto original é do século XIX, mas as obras só começaram mais de 100 anos depois. Apesar disso, a cidade foi feita em tempo recorde.
A construção de Brasília foi realizada na segunda metade da década de 1950, durante o governo de Juscelino Kubitschek. Foi a concretização de um projeto do século XIX, elaborado por José Bonifácio. A construção foi um período de agitação política e de desenvolvimento econômico para o Brasil.
A construção de Brasília foi a concretização de um projeto brasileiro existente desde 1823, cujo intuito era o de levar a capital do país para o planalto central. A ideia original da transferência é de José Bonifácio de Andrada e Silva, o patrono da independência do Brasil.
A ideia surgiu com o cartógrafo Francesco Tosi Colombina e também foi pensada pelos inconfidentes mineiros, mas foi que pensou na ideia da capital como é conhecida hoje em dia.
Ele sugeriu a transferência da capital do país para o interior como forma de protegê-la de eventuais ataques promovidos por forças estrangeiras. O nome da nova capital, “Brasília”, também foi uma escolha de Bonifácio.
Essa ideia não ganhou corpo e permaneceu esquecida durante todo o período monárquico.
Em 1889, com a Proclamação da República uma nova Constituição foi elaborada. O historiador do Arquivo Público do DF, Elias Manoel da Silva conta que esta constituição determinava em um de seus artigos que uma região do planalto central seria reservada para abrigar a nova capital do país.
Não havia a definição de onde e nem quando, mas havia a lei prevendo a construção de uma nova capital. Uma série de estudos e trabalhos foram feitos para viabilizar esse projeto.
O presidente Floriano Peixoto criou a Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil, que realizou a Missão Cruls. Essa comissão era responsável por enviar um grupo para o planalto central a fim de estudar e delimitar a área que receberia a nova capital. Os trabalhos duraram até 1897.
Em 1922, o presidente Epitácio Pessoa promoveu um importante passo para a construção da nova capital: a expedição e as obras em Planaltina.
Os presidentes Eurico Gaspar Dutra e Getúlio Vargas, nas décadas de 1940 e 1950, realizaram algumas ações para viabilizar a construção de Brasílial. O projeto de transferência foi mantido na Constituição de 1946.
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A construção de Brasília foi realizada na segunda metade da década de 1950, durante o governo de Juscelino Kubitschek. Foi um período de agitação política e de desenvolvimento econômico para o Brasil.
A eleição de Kubitschek se deu em meio a uma disputa apertada, ele obteve 36% dos votos. JK foi o candidato do Partido Social Democrático (PSD), o maior do Brasil da época.
Seu currículo contava com cargos como prefeito de Belo Horizonte e governador de Minas Gerais.
Na disputa eleitoral, o discurso de JK se pautava na promessa de desenvolver o Brasil. Seu desejo era implementar um projeto de desenvolvimento e industrialização. Em seu slogan de campanha, ele propôs fazer o Brasil avançar “50 anos em 5” no tempo.
O presidente criou o Plano de Metas que estipulava 31 objetivos para serem cumpridos dentro de 5 áreas estratégicas:
Devido à concentração nos planos econômicos e de desenvolvimento do país, o governo JK ficou conhecido como desenvolvimentista.
O Plano foi, em certa medida, um sucesso, trazendo resultados significativos nas áreas da indústria, da energia elétrica e do transporte.
A industrialização e o progresso econômico ocorreu. Mas com ele veio:
Grande parte do sucesso e do desenvolvimento deveu-se à construção de Brasília. A nova capital movimentou a economia e mobilizou uma vasta quantidade de recursos para viabilizar a transferência da sede do poder.

A Construção de Brasília foi feita em apenas 3 anos, entre 1957 e 1960. A cidade foi inaugurada em 21 de abril de 1960.
O ponto de partida da Construção de Brasília se deu em um comício de Juscelino Kubitschek. Em 1955, na cidade de Jataí, Goiás, JK foi questionado sobre a construção de uma nova capital em cumprimento da Constituição.
A resposta foi a de afirmar que ele obedeceria à Constituição e que colocaria em prática o projeto.
Essa história é geralmente contada para explicar a origem dessa ideia em JK. Quando ele assumiu a presidência, o projeto de construir Brasília foi levado ao Congresso e aprovado em 19 de setembro de 1956.
A lei nº 2.874 inaugurou o processo de construção da nova capital. A cidade, como propôs José Bonifácio, foi batizada de Brasília.
“LEI Nº 2.874, DE 19 DE SETEMBRO DE 1956.
Dispõe sôbre a mudança da Capital Federal e dá outras providências.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o CONGRESSO NACIONAL decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
CAPÍTULO I
Art. 1º A Capital Federal do Brasil, a que se refere o art. 4º do Ato das Disposições Transitórias da Constituição de 18 de setembro de 1946, será localizada na região do Planalto Central, para êsse fim escolhida, na área que constituirá o futuro Distrito Federal circunscrita pela seguinte linha:
Começa no ponto da Lat. 15º30’S e long. 48º12’W. Green. Dêsse ponto, segue para leste pelo paralelo de 15º30’S até encontrar o meridiano de 47º e 25’W. Green. Dêsse ponto segue o mesmo meridiano de 47º e 25’W. Green, para o sul até o Talweg do Córrego de S. Rita, afluente da margem direita do Rio Preto. Daí pelo Talweg do citado córrego S. Rita, até a confluência dêste com o Rio Preto, logo a juzante da Lagoa Feia. Da confluência do córrego S. Rita com o Rio Preto, segue pelo Talweg dêste último, na direção sul, até cruzar o paralelo de 16º03’S. Daí, pelo paralelo 16º03’ na direção Oeste, até encontrar o Talweg do Rio Descoberto. Daí para o norte, pelo Talweg do Rio Descoberto, até encontrar o meridiano de 48º12’W. Green. Daí para o Norte pelo meridiano de 48º12’W. Green, até encontrar o paralelo de 15º3’ Sul, fechando o perímetro.
Art. 33. É dado o nome de “Brasília” à nova Capital Federal.
Art. 34. Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Rio de Janeiro, em 19 de setembro de 1956; 135º da Independência e 68º da República”
Para que a obra fosse realizada, o governo criou a Companhia Urbanizadora Nova Capital, empresa conhecida como Novacap. Juscelino entregou o comando dela para uma pessoa de sua confiança, o engenheiro e deputado do PSD Israel Pinheiro.
JK nomeou técnicos e especialistas de sua confiança nos postos-chave da obra e deu-lhes liberdade para construir a cidade.
Nenhum recurso foi poupado e uma jornada de trabalho exaustiva foi implantada para cumprir o curto prazo de entrega da capital.
Durante quatro anos, a paisagem inóspita do Planalto Central brasileiro foi radicalmente alterada pela abertura de largas avenidas e quadras e pela construção de palácios e edifícios.
A data de inauguração não foi escolhida ao acaso: o novo centro de decisões da República veio ao mundo oficialmente no Dia de Tiradentes. Um dos grandes símbolos do republicanismo brasileiro.
O dia da inauguração contou com: missa, festas, apresentações, baile, abertura de espaços, desfile da Caravana de Integração Nacional e fogos de artifício.
A nova cidade foi exposta ao Brasil e ao mundo com um design inovador, moderno e funcional.
O arquiteto e pesquisador histórico, Jeferson Tavares, conta que A historiador do Arquivo Público do DF, Elias Manoel da Silva.arquitetura da Construção de Brasília foi pensada principalmente por dois nomes: Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. O projeto urbanístico foi de responsabilidade de Costa, uma vez que ele venceu o concurso da Novacap para esta função, em 1957. Niemeyer foi o arquiteto da construção, por ser diretor do Departamento de Arquitetura da mesma empresa.
A Construção de Brasília foi pensada para ser o símbolo do projeto de modernização e desenvolvimento de JK. A arquitetura inovadora da cidade transmite essa ideia, e o projeto materializa o ideal do presidente de interligar o Brasil do litoral e do interior.
O novo território usou dos conceitos mais modernos da arquitetura. O design da cidade foi elaborado para ela ser funcional e completamente planejada. Ao longo da construção foram definidos os espaços para moradia, trabalho e lazer.
Dentro do Plano Piloto, todas as quadras tem blocos e prédios semelhantes. As longas ruas e avenidas seguem um mesmo desenho e a esplanada dos ministérios também está padronizada.
A ideia do igualitarismo era algo promovido pelo Estado a partir das construções padronizadas.
O conceito chave da Construção de Brasília é o utilitarismo. A cidade é funcional, cada espaço tem sua disposição condicionada a uma utilidade específica para qual foi planejada.
A escolha de Juscelino Kubitschek de construir a capital em um território desértico serviu a alguns propósitos políticos:
Conheça os dois principais idealizadores do projeto:

Nascido no Rio de Janeiro em 1907 e consagrado como um dos mais respeitados arquitetos em todo o mundo, Oscar Niemeyer foi decisivo na concepção e realização de Brasília.
Os edifícios da capital federal ficaram marcados com os traços de Niemeyer: as construções brancas e cinzas de concreto armado e as linhas sinuosas das edificações.
Em 1934, Niemeyer já trabalhava no escritório do arquiteto e urbanista Lúcio Costa, então professor e diretor da faculdade de belas-artes.
Foi nesse período que Niemeyer recebeu certa projeção nacional ao se envolver em um projeto com o arquiteto francês Le Corbusier. Este havia proposto uma reforma para o prédio do Ministério de Educação e Saúde.
Passado o concurso da Novacap, Niemeyer ficou responsável pelo projeto dos prédios:
Todos esses edifícios já estavam de pé no dia da inauguração de Brasília, em 21 de abril de 1960.
Apesar disso, dois projetos de Niemeyer nunca sairiam do papel:
Conhecido pelo funcionalismo e utilitarismo de seus projetos, o arquiteto Lúcio Costa pode ser considerado o grande inventor de Brasília. Ele projetou as avenidas largas, as longas quadras, os setores urbanos, o traçado da cidade imitando um plano cartesiano em pleno Cerrado.
Em 1956, quando a Novacap lançou o Concurso Nacional do Plano Piloto da Nova Capital do Brasil, Lúcio Costa conseguiu vencê-lo com um simples esboço feito a lápis.

Ele entregou um rabisco em uma folha branca de um traçado de dois eixos cruzando-se em ângulo reto, como o sinal da cruz. Uma dessas linhas, o Eixo Rodoviário, tinha o traço levemente inclinado, o que dava à cruz a forma de um avião.
O funcionalismo de Lúcio Costa encontrou-se com o modernismo de Oscar Niemeyer. Juntos planejaram a Construção de Brasília para ser como um museu a céu aberto.
Para gerar este efeito, inspiraram-se em figuras como a dos artistas Burle Marx e Athos Bulcão. Construíram jardins e praças com painéis de azulejos que são marca registrada da capital. Tudo isto definiu os traços da nova cidade.

O Palácio de tábuas foi a primeira construção feita no território de Brasília. A estrutura foi improvisada para receber o presidente Juscelino Kubitschek e sua comissão. O prédio recebeu o apelido de “Catetinho”, um nome jocoso que faz referência ao Palácio do Catete do Rio de Janeiro.
O projeto foi rascunhado por Oscar Niemeyer e imediatamente aprovado por Juscelino. A construção não durou mais de dez dias: se deu entre 22 e 31 de outubro daquele ano.
A inauguração do Catetinho ocorreria dias depois, 10 de novembro, com um almoço oferecido por Juscelino aos seus convidados.
O prédio foi ampliado em 1957, com a construção de um segundo prédio residencial, igual ao primeiro. As obras mobilizaram caravanas do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte, levando um jipe e um trator, além de ferramentas e materiais necessários. A equipe incluía amigos de longa data de Kubitschek, como Roberto Pena e Bernardo Sayão.
Os principais nomes responsáveis pela construção de Brasília são: Juscelino Kubitschek. Oscar Niemayer, Lucio Costa, Israel Pinheiro e os candangos. A construção de Brasília foi feita em meio a inúmeros desafios. A cidade com aeroporto mais próxima, Anápolis, ficava a mais de 100 km, e as estradas que ligavam até Brasília eram todas de terra.
Todo o material necessário para viabilizar a obra foi levado a Brasília com dificuldade. Os custos foram bem altos, uma vez que tudo era transportado de avião.
Toda a logística do projeto de Construção de Brasília se deve ao presidente da Novacap: