No dia que Lupin enfrentou Sherlock Holmes, duas das maiores mentes do mundo se chocaram. Uma dedicada a cometer crimes, a outra, a resolvê-los. O vencedor foi…
O museu mais visitado do mundo sofreu um assalto aos moldes de Arsène Lupin, em que nove peças de valor inestimável foram roubadas em menos de 10 minutos.
O Ministro do Interior da França, Laurent Nuñez chamou o ocorrido de “grande assalto” e ressaltou a experiência dos assaltantes. O prefeito de Paris, Ariel Weil comparou o crime às histórias de Lupin.
"É um choque... É claro que estamos em Arsène Lupin. Até agora, era um roteiro de filme. É difícil imaginar que seja tão fácil assaltar o Louvre."
Lupin, o Ladrão de Casaca, é um dos personagens mais icônicos da literatura de e um dos precursores em histórias de assalto. Seu maior rival é o detetive lendário, Sherlock Holmes. Conheça a história do dia em que Lupin enfrentou Sherlock Holmes.
Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.
Arsène Lupin é um personagem criado pelo escritor francês Maurice Leblanc em 1905. Conhecido como o “ladrão de casaca” ou “ladrão cavalheiro”, ele é um criminoso elegante, inteligente e cheio de charme, que pratica seus roubos com estilo e senso de justiça.
Mestre do disfarce e da dedução, Lupin engana policiais e milionários corruptos, roubando apenas daqueles que considera merecedores.
Mais do que um ladrão comum, ele representa a figura do herói fora da lei. Aquele que desafia o sistema com astúcia e humor, tornando-se um dos personagens mais queridos da literatura policial francesa.
Já Sherlock Holmesé o maior detetive da literatura e conhecido mundialmente. Criado pelo escritor britânico Sir Arthur Conan Doyle em 1887, tornou-se famoso por sua mente lógica e seu poder de observação quase sobre-humano.
Ele resolve os casos mais complexos de Londres a partir de deduções racionais e atenção a detalhes que ninguém mais percebe. Sempre acompanhado por seu fiel amigo e narrador, o Dr. Watson, Holmes enfrenta criminosos engenhosos e desafia a própria polícia com sua inteligência fria e metódica.
Vivendo em seu icônico endereço na Baker Street, ele se tornou o símbolo máximo do raciocínio investigativo e um dos personagens mais influentes da literatura mundial.
Como Lupin e Holmes se encontraram?
Um dos objetivos de Leblanc ao criar Lupin, era inventar um personagem que fosse a contraparte de Sherlock Holmes.
No momento de maior auge de popularidade do detetive, a revista Je sais tout pediu a Leblanc um título que estivesse à altura do protagonista de Conan Doyle.
Em julho de 1905, foi publicado na revista o primeiro conto de Lupin: A prisão de Arsène Lupin. O sucesso foi praticamente instantâneo e em poucos meses Lupin já era a capa da revista.
Em junho de 1906, Leblanc publicou o conto Sherlock Holmes chega tarde demais. Essa foi a primeira vez em que os dois personagens participaram da mesma história. Como sugere o título, a narrativa termina com a vitória de Lupin.
Conan Doyle ameaça processar a revista
A popularidade de Sherlock Holmes chega tarde demais acarretou em aparições mais constantes do personagem nas história de Lupin, sempre terminando em vitória para o ladrão francês.
Isso chegou a Arthur Conan Doyle que ameaçou processar a Je sais tout por uso não autorizado de seu personagem. Como ele tinha os direitos legais sobre Sherlock na época, Leblanc e seu editor optaram por mudar o nome do detetive em suas histórias.
Eles mantiveram a paródia óbvia criando o detetive Herlock Sholmes ou Herlock Shears nas edições do Reino Unido. O Sr. Sholmes morava na Parker Street e tinha um fiel companheiro chamado Wilson.
O segundo livro que reunia as histórias de Lupin já veio com o título Arsène Lupin contra Herlock Sholmes.
Histórias do livro
Arsène Lupin contra Herlock Sholmes apresenta duas histórias principais. Apesar de independentes, a segunda narrativa é continuação direta da primeira. São elas:
A Dama Loira: Uma série de crimes misteriosos parece girar em torno de uma mulher enigmática conhecida como a Dama Loira. O detetive Herlock Sholmes é chamado para ajudar. Porém, seu rival, Arsène Lupin, também se envolve no caso, movido tanto por curiosidade quanto por uma ligação pessoal com a mulher.
A Lâmpada Judaica: Herlock Sholmes retorna à França decidido a se vingar de Arsène Lupin, após ter sido derrotado no caso da Dama Loira. O novo mistério envolve o roubo de uma pequena e antiga lâmpada de ouro, ornamentada com inscrições hebraicas e avaliada não apenas pelo valor material, mas também por um segredo oculto em seu interior.
Os dois gênios ainda voltaram a se encontrar em livros futuros como A Agulha Oca,813 e Os Três Crimes de Arsène Lupin.
A abordagem do autor foi vista como desrespeitosa por Doyle, mas o criador de Sherlock se contentou com a mudança de nome do personagem e não concretizou a ameaça de processo.
Apesar de Herlock Sholmes sair constantemente derrotado por Lupin, trechos do livro demonstram a admiração que Leblanc tinha por Doyle e Sherlock. Em A Mulher Loira ele escreve:
“nos perguntamos se ele mesmo, esse Herlock Sholmes, não é um personagem lendário, um herói expelido do cérebro de um grande romancista, de um Conan Doyle, por exemplo.”
A relação entre os dois também nunca é tratada como inimizade nas histórias de Leblanc, mas sim de rivalidade e admiração mútua do intelecto de cada um. Uma demonstração disso é que Lupin constantemente se refere a Sholmes como “meu mestre”.
Após a morte de Doyle em 1930, Leblanc lhe escreveu uma homenagem em que o elogia e afirma que prefere muito mais ter a habilidade de inventar histórias de detetive do que ser um detetive em si.
Conheça a Brasil Paralelo
A Brasil Paralelo é uma empresa que busca resgatar boas ideias e valores nos brasileiros por meio do entretenimento de qualidade.
Em sua história, a empresa já produziu documentários, filmes, programas e cursos sobre história, filosofia, economia, educação, política, artes e atualidades.
“Os franceses se sentem roubados” como disse o Ministro da Justiça da França, Gérald Darmanin.
Um grupo de criminosos estacionou um elevador de móveis no meio de Paris, cortaram os vidros com ferramentas elétricas, e fugiram em motos com nove peças da coleção real francesa. A operação durou em média 7 minutos.
A ousadia e rapidez no roubo, assim como o uso de ferramentas pesadas levaram internautas em redes sociais e até o prefeito da cidade a comparar a ação dos ladrões com os assaltos ficcionais de Lupin. Veja alguns posts:
Priceless jewellery stolen from the Louvre museum in Paris. Whole heist took 6-7 minutes. Police should question these two guys immediately 🤭 #Lupinpic.twitter.com/0vUavWtTb1
Já imaginou um streaming que foca na qualidade dos filmes e séries, e não na quantidade? A BP Select, streaming da Brasil Paralelo, é exatamente isso. A média de notas dos filmes da BP é maior que a de todos os outros, mostrou um levantamento feito com base nas notas do IMDb - toque aqui para saber mais.