This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

Como os pagers do Hezbollah explodiram?

Um ex-militar afirma que os dispositivos podem ter sido transformados em bombas-relógio.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
19/9/2024 11:48
Reprodução Youtube

As explosões em massa da última terça-feira,17, no Líbano, podem ter sido provocadas por chips de lítio acoplados às baterias de pagers. Os dispositivos eram usados pelos terroristas do Hezbollah para comunicação. O episódio já provocou a morte de 12 e feriu outros 2.800. 

Um ex-membro do Exército Britânico, que preferiu não se identificar, explicou à BBC como tudo pode ter acontecido. Sua hipótese é que chips de lítio explosivo foram implantados em um lote de dispositivos. 

Cada chip provavelmente continha de 10 a 20 gramas da substância. Quando esse lítio entrou em contato com a bateria, o equipamento explodiu. 

Tudo foi acionado de forma remota. Quando os pagers recebiam uma mensagem específica, o lítio explosivo era ativado, provocando a explosão. O ex-militar também alertou que a tecnologia pode não ser detectada por sistemas de segurança sofistificados, como os de aeroportos. 

Caso isso tenha realmente acontecido, a nova tecnologia acende alerta na prevenção de novos ataques terroristas. 

Por que pagers?

Os pagers foram muito populares nos anos 1980 e 1990, quando os celulares não eram acessíveis. 

Esses dispositivos funcionam como uma espécie de caixa postal portátil.

Fonte: Pinterest

Os terroristas preferem esses equipamentos aos smartphones porque eles são menos rastreáveis. Trata-se de uma maneira de receber recados através de mensagens curtas. 

Um porta-voz do Hezbollah informou que irá se concentrar em achar uma nova forma de se comunicar com seus membros. 

Os líderes terroristas afirmam que o ataque partiu de Israel, que até o momento não assumiu a autoria do ataque.  

Novos ataques 

Um dia após o incidente no Líbano, novas explosões foram registradas na Síria. De acordo com o ministro da Saúde do país, pelo menos 450 pessoas ficaram feridas neste segundo ataque. 

O episódio intensifica as tensões entre Israel e o grupo terrorista Hezbollah. A guerra começou há quase um ano, quando um ataque terrorista atingiu o país judeu. Ao que parece, o conflito ainda está longe de acabar.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais