Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

Rússia derruba Roblox por “propaganda LGBT” e conteúdo “extremista”

Governo também avançou contra aplicativos de conversa e redes sociais, como o Whatsapp e o Snapchat.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
11/12/2025 19:02
SINDPD

A agência reguladora de comunicações da Rússia, Roskomnadzor, anunciou o bloqueio do acesso ao Roblox em todo o território russo

A medida atinge diretamente milhões de jovens usuários e foi justificada por preocupações com segurança infantil, disseminação de “material extremista" e  “propaganda LGBT”.

O Roblox é uma das maiores plataformas de jogos do mundo, permitindo que os próprios usuários criem experiências interativas

Em 2023, foi o aplicativo móvel mais baixado no país, com cerca de 100 milhões de usuários diários, cerca de 40% deles menores de 13 anos.

Segundo o comunicado oficial, o jogo abrigaconteúdo inapropriado que pode impactar negativamente o desenvolvimento espiritual e moral das crianças”. 

A Roskomnadzor alega que "os menores no jogo são submetidos a assédio sexual, enganados para fornecer fotos íntimas e incitados a cometer atos depravados e de violência".

Um dos motivos citado é a presença de conteúdos ligados ao movimento LGBT, considerado extremista e terrorista pelo governo russo desde o ano passado

A Rússia não está sozinha nas restrições ao Roblox. Países como Turquia, Catar e Iraque já baniram o jogo com base em preocupações similares

Nos Estados Unidos, os estados do Texas e da Louisiana processaram a empresa, acusando-a de negligência com a segurança dos menores.

Empresa diz que respeita as leis dos países em que opera

Em resposta à decisão, um porta-voz da Roblox Corporation afirmou respeitar as leis dos países onde opera e afirmou que a plataforma proporciona um “espaço positivo” para aprender. 

Ele seguiu destacando a preocupação da companhia com a segurança de seus usuários:

"Temos um profundo compromisso com a segurança e contamos com um conjunto robusto de medidas de segurança proativas e preventivas, projetadas para detectar e impedir conteúdo nocivo em nossa plataforma."

Ministério também derrubou o FaceTime e Snapchat

Nos últimos meses, a Roskomnadzor também limitou chamadas no WhatsApp e no Telegram por supostos motivos de segurança. O aplicativo da Meta chegou a ser ameaçado com um bloqueio completo no território russo

A agência reguladora também bloqueou o FaceTime, acusando o aplicativo da Apple de ser utilizado por grupos terroristas e organizações criminosas

"De acordo com as autoridades policiais, o FaceTime está sendo usado para organizar e realizar ataques terroristas no país, recrutar perpetradores e cometer fraudes e outros crimes contra cidadãos russos"

As mesmas desculpas foram utilizadas para justificar a derrubada da rede social Snapchat.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais