A agência reguladora de comunicações da Rússia, Roskomnadzor, anunciou o bloqueio do acesso ao Roblox em todo o território russo.
A medida atinge diretamente milhões de jovens usuários e foi justificada por preocupações com segurança infantil, disseminação de “material extremista" e “propaganda LGBT”.
O Roblox é uma das maiores plataformas de jogos do mundo, permitindo que os próprios usuários criem experiências interativas.
Em 2023, foi o aplicativo móvel mais baixado no país, com cerca de 100 milhões de usuários diários, cerca de 40% deles menores de 13 anos.
Segundo o comunicado oficial, o jogo abriga “conteúdo inapropriado que pode impactar negativamente o desenvolvimento espiritual e moral das crianças”.
A Roskomnadzor alega que "os menores no jogo são submetidos a assédio sexual, enganados para fornecer fotos íntimas e incitados a cometer atos depravados e de violência".
Um dos motivos citado é a presença de conteúdos ligados ao movimento LGBT, considerado extremista e terrorista pelo governo russo desde o ano passado.
A Rússia não está sozinha nas restrições ao Roblox. Países como Turquia, Catar e Iraque já baniram o jogo com base em preocupações similares.
Nos Estados Unidos, os estados do Texas e da Louisiana processaram a empresa, acusando-a de negligência com a segurança dos menores.



.webp)





.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)






.jpg)







