Últimos dias - Assine agora
A oferta acaba em:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 24, 2025
Garantir oferta
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

O que são pagers? Artefatos que explodiram no bolso de terroristas do Hezbollah em uma das maiores operações de inteligência militar

Após as explosões, os membros do Hezbollah trocaram os pagers por walkie-talkies, que também explodiram.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
18/9/2024 15:03
Anwar Amro/Agence France-Presse — Getty Images

Pagers são conhecidos no Brasil também como bipe, é um aparelho de comunicação por texto muito popular nos anos de 1980 e 1990 que usa transmissão de rádio para enviar mensagens. 

A suspeita é que Israel tenha sabotado os artefatos para atacar o grupo terrorista nesta terça-feira, 17 de setembro. O país não se manifestou sobre a operação. 

As explosões registradas no Líbano deixaram cerca de 2,8 mil feridos, 12 mortos e 200 em estado grave.

Hoje, membros do Hezbollah trocaram seus pagers por walkie-talkies que também explodiram deixando mais de 100 feridos. 

Segundo o professor Sandro Moita, da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme), a operação foi uma humilhação pública para o Hezbollah e deve gerar uma onda de pequenas retaliações do grupo terrorista a Israel. 

Já o professor de política internacional, Heni Ozi Cukier, caracterizou o ataque como uma das maiores ações de inteligência do mundo. 

Qual será a reação do Hezbollah?

Analistas concordam que a organização terrorista foi pega de surpresa com aparelhos considerados seguros explodindo nos bolsos de seus membros.

O diretor do Institute for Global Studies (IGS), afirmou acreditar na possibilidade de um ataque do Hezbollah a Israel como resposta:

“É uma das mais sérias violações do protocolo de segurança do Hezbollah na história e acredito que o objetivo desta operação é pressionar o adversário – como aconteceu em 31 de julho com o assassinato do chefe do escritório político do Hamas, Ismail Haniyeh, em Teerã – a fazer movimentos que possam justificar e legitimar uma nova reação israelense”

O professor Heni Ozi Cukier, também pontuou em sua análise que acredita em uma reação enérgica do Hezbollah:

“Se o Hezbollah não declarar guerra e retaliar de forma muito pesada, não sei mais ou não existe nenhuma situação mais iminente do que essa. O que significa dizer que nós estamos na iminência de uma guerra entre Hezbollah e Israel.”

Quais as consequências de uma guerra entre Hezbollah e Israel?

O Hezbollah é considerado o grupo terrorista de maior aliança com o Irã, uma potência militar inimiga de Israel. O Embaixador iraniano no Líbano, era uma das pessoas que carregavam um pager e se feriu na operação. 

Um envolvimento direto do Irã escala o conflito, já que passaria a ser o embate direto entre duas das maiores potências da região que mantém estreita relação com China, Rússia e Estados Unidos.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais