As principais notícias todos os dias em seu e-mail
Garanta o próximo envio:
00
D
00
H
00
M
00
S
December 30, 2025
RECEBER DE GRAÇA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

Fim da guerra na Ucrânia? Entenda o que falta para a paz na região

Trump e Zelensky dizem que acordo de paz está próximo após reunião.

Por
Rafael Lorenzo M. Barretti
Publicado em
30/12/2025 12:46
Los Angeles Times

Volodymyr Zelensky viajou à Flórida para se encontrar com Trump em seu resort particular, Mar‑a‑Lago. Lá, os dois falaram sobre as negociações de um plano de paz para encerrar a guerra com a Rússia

Após mais de duas horas de conversa, os líderes disseram que estão próximos de um acordo, embora reconheceram que ainda restam pontos sensíveis.

Em uma coletiva após o encontro, Trump afirmou que os Estados Unidos e a Ucrânia fizeram “muito progresso” e que o plano de paz revisado está 95% concluído

Ele elogiou o trabalho de Zelensky e disse que a Rússia também quer o fim do conflito, embora tenha deixado claro que ainda existem questões complexas a serem discutidas.

Zelensky ressaltou que a prioridade é alcançar a paz, mas sem sacrificar os princípios legais e constitucionais da Ucrânia

Eles não deram prazos para a assinatura de um acordo, mas indicaram que suas equipes continuarão trabalhando nos detalhes nas próximas semanas.

Conheça o lado pouco comentado do presidente ucraniano com o especial A Face Oculta de Zelensky. Clique aqui para assistir

Líderes europeus participaram da conversa por telefone, entre eles estavam:

  • Emmanuel Macron (França);
  • Keir Starmer (Reino Unido);
  • Friedrich Merz (Alemanha);
  • Giorgia Meloni (Itália);
  • Karol Nawrocki (Polônia);​
  • Jonas Gahr Støre (Noruega);
  • Alexander Stubb (Finlândia);
  • Ursula von der der Leyen (Comissão Europeia).

Antes da conversa com Zelensky, Trump falou por mais de uma hora por telefone com Putin, ele não deu detalhes, mas classificou a ligação como “muito produtiva”. 

"A Rússia quer ver a Ucrânia prosperar… O presidente Putin foi muito generoso em seus sentimentos em relação ao sucesso da Ucrânia, inclusive fornecendo energia... a preços muito baixos", disse Trump a repórteres.

Quais os pontos mais difíceis nas negociações de paz?

Território no leste da Ucrânia

Um dos maiores entraves nas negociações é a disputa pelo controle territorial, em especial a região leste de Donbas, que inclui as províncias de Donetsk e Luhansk

O plano americano propôs que parte dessa área seja transformada em uma zona econômica desmilitarizada, na qual forças ucranianas e russas poderiam atuar

Zelensky afirmou que poderia aceitar o plano, caso as forças russas deixassem a região e houvesse um plebiscito com os moradores locais.

A Rússia tem insistido que Kiev entregue o território, um ponto que a liderança ucraniana rejeita, citando sua constituição e a necessidade de respeitar a soberania nacional. 

Trump reconheceu que o Donbas continua “não resolvido”, mas afirmou que está “mais perto” de um entendimento, embora sem detalhes concretos.

Garantias de segurança e futuro militar

Outro ponto central é a segurança da Ucrânia após a guerra. Zelensky disse que seu país recebeu uma oferta de garantias de segurança por 15 anos dos EUA

"Eu disse a ele [Trump] que gostaríamos muito de considerar a possibilidade de 30, 40 ou 50 anos", afirmou Zelensky

Detalhes específicos sobre como essas garantias seriam implementadas ainda não foram tornados públicos.

Líderes europeus propuseram a criação de uma força multinacional para ajudar a proteger a Ucrânia, incluindo apoio à reconstrução das forças armadas, defesa do espaço aéreo e proteção marítima. 

Usina nuclear de Zaporizhzhia e outras questões sensíveis

Além de Donbass e das garantias de segurança, as negociações esbarram na situação da usina nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa.

Atualmente, as instalações estão sob controle russo. O plano americano propõe uma administração compartilhada entre Ucrânia, Rússia e Estados Unidos, com fins comerciais.

A guerra na Ucrânia é fruto de tensões geopolíticas que tem acontecido desde o início do século XXI.

A Brasil Paralelo investigou as mudanças internacionais pelas quais o mundo vem passando na trilogia O Fim das Nações. Assista ao primeiro episódio completo abaixo:

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais