Últimos dias - Assine agora
A oferta acaba em:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 24, 2025
Garantir oferta
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

Soldados venezuelanos treinam com indígenas para usar flechas envenenadas contra americanos

Ministro de Maduro ameaçou o exército dos EUA com curare, toxina tradicional do país.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
20/11/2025 11:24
G1

O regime de Nicolás Maduro passa por momentos de tensão, à medida que os EUA fazem a maior mobilização militar na região desde a década de 1960.

Enquanto a Venezuela se prepara para uma eventual operação americana contra o governo de Caracas, o ministro de interior e número dois do chavismo, Diosdado Cabello fez uma declaração inusitada.

Ele afirmou que milicianos indígenas deverão ensinar os militares do país a usar flechas envenenadas contra os americanos.

Eles vão aprender o que é curare. Se algo te picar aqui [apontando para o pescoço], vamos ver quanto vocês conseguem andar com essa picadinha aí”, disse o ministro durante a transmissão de seu programa em rede nacional.

Curare é um tipo de veneno paralizante feito a partir do extrato de plantas que é utilizado por guerreiros indígenas na Venezuela e pode ser mortal.

O ministro já havia falado antes sobre o treinamento realizado por indígenas durante um congresso do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) no último dia 5:

Zombaram dos irmãos indígenas que vieram nos ensinar sobre armas silenciosas. Para piorar a situação deles [americanos], o treinamento do Movimento Tático de Resistência Revolucionária [MTR] incluirá o tema de armas silenciosas, com instrutores indígenas especialistas”.

Ao longo das últimas semanas a tensão no Caribe tem aumentado, à medida que os EUA anunciaram a Operação Lança do Sul para combater o tráfico de drogas.

O governo Venezuelano afirma que isso pode ser uma desculpa para justificar ações militares contra o regime.

Nesta semana o governo americano classificou o Cartel de los Soles, uma suposta organização que atua dentro da alta cúpula do governo venezuelano para vender drogas, como grupo terrorista.

Maduro tem pedido por paz, chegando a cantar um trecho da música Imagine durante um comício.

Trump sinalizou que pode haver diálogo entre os dois e o ditador venezuelano disse aceitar um encontro presencial.

Entenda melhor o que está acontecendo na Venezuela com a live especial da Brasil Paralelo. Assista completa abaixo:

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais