O Hamas elegeu Yahya Sinwar para substituir Ismail Haniyeh, o líder político do grupo que foi morto em uma explosão em sua residência na capital iraniana, Teerã.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
Yahya Sinwar era considerado o segundo nome mais importante do grupo.

O Hamas elegeu Yahya Sinwar para substituir Ismail Haniyeh, o líder político do grupo que foi morto em uma explosão em sua residência na capital iraniana, Teerã.
"O Movimento de Resistência Islâmica Hamas anuncia a seleção do Comandante Yahya Sinwar como o chefe do bureau político do movimento, sucedendo o mártir Comandante Ismail Haniyeh, que Allah tenha misericórdia dele", comunicou oficialmente.
Após a divulgação da informação, o grupo xiita Hezbollah, aliado do Hamas na luta contra Israel, parabenizou o jihadista pela promoção.
O novo líder ingressou nas fileiras do Hamas em 1987, quando o grupo surgia no cenário da Primeira Intifada, levante popular palestino.
Sinwar foi preso pelas autoridades israelenses em 1988 e passou 23 anos atrás das grades, sendo liberado após uma troca de prisioneiros em 2011.
Seis anos após sua liberação, o terrorista foi eleito como chefe da organização dentro da Faixa de Gaza, se consolidando como o segundo membro mais importante da organização.
As autoridades do governo israelense afirmam que Sinwar foi um dos principais mentores do atentado de 7 de outubro de 2023, que gerou a atual escalada no conflito.
O Ministro do Exterior israelense, Israel Katz, afirmou em uma postagem na rede social X que a nomeação justifica ainda mais a necessidade de acabar com o grupo terrorista:
"A nomeação do arquiterrorista Yahya Sinwar como o novo líder do Hamas, substituindo Ismail Haniyeh, é mais uma razão convincente para eliminá-lo rapidamente e varrer esta vil organização da face da terra."
Até o momento, o paradeiro de Sinwar é desconhecido. Autoridades israelenses, porém, acreditam que ele esteja se escondendo na ampla rede de túneis em Gaza.