O papa Leão XIX celebrou 70 anos neste domingo (14). Para comemorar, 30 mil peregrinos ocuparam a Praça de São Pedro, em Roma. Vindos de diferentes países, eles levaram bandeiras, faixas e até balões para celebrar os 70 anos do papa Leão XIV.
Fiéis dos Estados Unidos levaram um bolo de aniversário, enquanto as crianças do Hospital Pediátrico do Vaticano presentearam o papa com desenhos coloridos.
Ao final da oração do Angelus, o Pontífice, visivelmente emocionado, agradeceu aos fiéis presentes.
“Caríssimos, parece que vocês sabem que hoje eu faço 70 anos. Dou graças ao Senhor, aos meus pais; e agradeço a todos que se lembraram de mim na oração. Muito obrigado a todos! Obrigado!”.
A celebração reforçou a dimensão simbólica de um pontificado iniciado há apenas quatro meses. Relembre cinco fatos que marcaram a trajetória de Leão XIV desde sua eleição.
Robert Francis Prevost é o primeiro papa nascido na América do Norte e o segundo do continente americano, depois de Francisco.
Nascido em Chicago e filho de imigrantes, formou-se em Matemática pela Villanova University em 1977 e concluiu o mestrado em Divindade na Catholic Theological Union, também em Chicago.
Foi enviado a Roma para estudar Direito Canônico e, em 1982, foi ordenado padre. Três anos depois, iniciou sua missão no Peru, onde permaneceu até 1986.
De volta aos Estados Unidos, assumiu as funções de promotor vocacional e diretor de missões da Província Agostiniana de Chicago.
Em 1999, foi eleito prior provincial da província “Mãe do Bom Conselho”, ligada à arquidiocese local.
Em 26 de setembro de 2015, foi nomeado bispo de Chiclayo pelo papa Francisco.
Em março de 2018, foi eleito segundo vice-presidente da Conferência Episcopal Peruana, da qual também foi membro do Conselho Econômico e presidente da Comissão de Cultura e Educação.
Em 2019, passou a integrar a Congregação para o Clero e, no ano seguinte, a Congregação para os Bispos. Nesse período, em 15 de abril de 2020, foi nomeado para a diocese peruana de Callao e retornou ao Peru.
Em 30 de janeiro de 2023, Francisco o chamou de volta a Roma como prefeito do da Congregação para os Bispos e presidente da Comissão para a América Latina.
Em 30 de setembro do mesmo ano, Prevost foi nomeado cardeal. Após a morte de Francisco, um novo conclave foi convocado. Robert Prevost foi eleito o 267º papa da Igreja Católica, adotando o nome de Leão XIV.
Por ocasião da eleição de Leão XIV, o presidente Donald Trump publicou uma mensagem de boas-vindas ao novo papa e disse esperar conhecê-lo em breve.
"Parabéns ao Cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado papa. É uma grande honra saber que ele é o primeiro papa Americano. Que emoção, e que grande honra para o nosso país. Estou ansioso para conhecer o papa Leão XIV. Será um momento muito significativo!", publicou Trump.
Em maio, Donald Trump anunciou que o papa Leão XIV, por meio da Santa Sé, havia oferecido o Vaticano como local para sediar as negociações entre Rússia e Ucrânia.
Na ocasião, o presidente americano afirmou ter conversado com Vladimir Putin. Ele classificou o tom do diálogo como 'excelente' e destacou que ambos demonstraram interesse em retomar o comércio entre os países após o conflito.
O Vaticano, representado pelo Papa, declarou estar muito interessado em sediar as negociações. Que o processo comece!”, publicou Trump.
O anúncio ocorreu em meio a pressões internacionais por um cessar-fogo. Segundo Trump, o papa vê a proposta como uma oportunidade concreta de paz.
Em agosto, o papa se encontrou com mais de 1 milhão de jovens de 150 países na esplanada de Tor Vergata, em Roma.
O jubileu da Juventude fez parte do calendário do Ano Santo 2025, que deve atrair até 32 milhões de peregrinos à capital italiana até o fim do próximo ano.
Durante a missa de encerramento, Leão XIV pediu aos jovens que não se conformem com a mediocridade.
“Aspirem a grandes coisas. Não se contentem com menos. Abramos espaço para Deus. Só o infinito pode saciar o coração humano”.
Em sua homilia, citou os santos Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati como modelos para os jovens e defendeu que a plenitude da vida não está no consumo, mas na caridade, no perdão e na verdade. “Comprar, acumular, consumir não basta”, afirmou.
Apesar do frio e da chuva, os jovens mantiveram o ânimo em dias de oração, vigílias e confissões.
A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, celebrou a mobilização e disse que as palavras do papa “permanecerão gravadas na memória de muitos”.
O papa Leão XIV proclamou santos Pier Giorgio Frassati e Carlo Acutis, reconhecendo oficialmente a santidade dos dois jovens.
Na homilia, proferida na manhã do dia 7 de setembro, o Pontífice recordou a vida de Frassati, jovem turinês que dedicou sua juventude a ajudar os pobres e participar de obras sociais.
“Ao vê-lo circular pelas ruas de Turim com carrinhos cheios de ajuda, os amigos o rebatizaram de ‘Empresa de Transportes Frassati’”.
Carlo Acutis morreu em 2006, aos 15 anos. Destacou-se por integrar fé e tecnologia ao criar um site que reunia registros de milagres eucarísticos.
“Carlo cresceu integrando naturalmente em seus dias a oração, o desporto, o estudo e a caridade”, afirmou.
Leão XIV sublinhou ainda o ponto comum entre os dois santos: a centralidade da Eucaristia, a prática da confissão e a dedicação aos necessitados.
Além disso, relembrou as palavras de Carlo, “diante do sol, bronzeamos. Diante da Eucaristia, torna-se santo” e de Frassati, que dizia ver “uma luz que nós não temos” nos pobres e doentes.
Ao final, apresentou-os como referência para os jovens católicos de hoje: “São um convite a não desperdiçar a vida, mas a orientá-la para cima e a fazer dela uma obra-prima”.
Em poucos meses, o pontificado de Leão XIV foi marcado por cerimônias históricas, discursos de unidade e apelos pela paz.
O aniversário de 70 anos foi celebrado diante de milhares de fiéis. A ocasião reforçou a imagem de um papa que busca conduzir a Igreja em meio a grandes desafios globais.
No Especial Papado, o professor Raphael Tonon apresenta a trajetória dos papa Leão XIV e do papa Francisco, além da história do papado desde São Pedro até os dias atuais. Assista agora a todos os episódios no canal da Brasil Paralelo:
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP