Como um só homem conseguiu levar o maior país do mundo a aderir ao socialismo de Karl Marx?
Antes de Lênin, as teorias de Marx tinham sido aplicadas em Paris durante pouco tempo. Vladimir Ilich Ulianov mudaria isso para sempre, levando o marxismo a conquistar quase metade do mundo.
Discussões sobre a vida e pensamento de Lênin causam atritos. Para uns, ele salvou um povo que passava fome e vivia oprimido; para outros, sua visão de mundo estava errada e não justifica todos os assassinatos e crimes que cometeu.
Conheça quais eram as origens de Lênin, como ele se tornou comunista e como ele conquistou a Rússia.
Lenin, Paulo Freire e Oscar Niemeyer são enaltecidos por muitas instituições de ensino e canais de mídia, mas será que essas personalidades são os heróis que parecem? Analisamos a Face Oculta deles e de outras personalidades famosas - toque aqui para o primeiro episódio da 3ª temporada.
Vladimir Ilitch Ulianov, mais conhecido pelo seu pseudônimo Lenin, foi o líder bolchevique da Revolução Vermelha na Rússia e o primeiro líder da Rússia comunista e da União Soviética. Suas teorias ficaram conhecidas como marxismo-leninismo por ter adicionado novos elementos às teorias de Karl Marx.
Após períodos conturbados da Rússia, Lenin conseguiu assumir o poder com o apoio do grupo bolchevique do Partido Comunista da Rússia. No poder, Lenin instaurou o primeiro governo marxista da história, criando um governo unipartidário que tomou o controle da economia e dos aspectos sociais do país.
Como Lenin conquistou tanto poder?
Conheça a vida de Lenin e os acontecimentos históricos que o levaram a desenvolver sua ideologia e a instaurar o primeiro Estado marxista da história.
Biografia - Infância, vislumbres da revolução
Vladimir Ilyich Ulyanov, mais conhecido como Lênin após adotar este pseudônimo no início do século XX, nasceu em Simbirsk, na Rússia, em 22 de abril de 1870. Filho de uma família da pequena nobreza, Lenin cresceu em um ambiente de incentivo à vida intelectual, tendo sido criado com valores burgueses, aponta o historiador Robert Service, no livro Lenin: A Biografia Definitiva.
Seus pais eram defensores da monarquia liberal, grandes entusiastas das políticas de Alexandre II, o Imperador reformista. Ilya Nikolayevich Ulianov, pai de Lênin, alcançou o cargo de Diretor de Escolas Públicas da província, chegando a administrar mais de 450 escolas como parte dos planos do governo de Alexandre II para modernização.
Sua eficiência fez com que ele fosse nomeado membro da Ordem de São Vladimir, alcançando o nível social da nobreza.O título era hereditário, fazendo com que Lênin e seus irmãos se tornassem nobres.
Durante sua infância e adolescência, Lenin foi um aluno excepcionalmente inteligente e aplicado, destacando-se em línguas, matemática e ciências naturais.
Frequentou o ginásio de Simbirsk, onde seus professores o descreveram como um estudante de grande capacidade intelectual e grande disciplina. Seus interesses incluíam a literatura, a história e a filosofia. Devorava livros sobre esses assuntos.
Religiosidade e descoberta do comunismo
O pai de Lênin era católico ortodoxo devoto, enquanto sua mãe era luterana não praticante, o que influenciou Lenin a não se tornar religioso, aponta o jornalista Louis Fischer no livro A Vida de Lênin.
O pai de Lênin morreu quando ele tinha 16 anos, levando-o a abandonar sua crença em Deus e a se tornar mais violento e raivoso, afirma o biógrafo citado.
Alexander Ulyanov, irmão mais velho de Lênin que influenciou sua vida, não só não se tornou religioso como seguiu o caminho contrário: Alexander tornou-se materialista-comunista.
Durante seus estudos universitários na Universidade de São Petersburgo, Alexander se juntou ao grupo revolucionário Pervomartovtsi e foi escolhido para participar do grupo que montaria uma bomba para assassinar o Imperador Alexander III, conhecido por suas políticas reacionárias e absolutistas.
Antes que eles colocassem os planos em prática, os oficiais do Imperador os prenderam e enforcaram em praça pública. A morte de Alexander marcou a família, especialmente Lênin. O jovem tomou ódio do Império e das instituições tradicionais, comenta Ronald Clark no livro Lenin.
Lenin, Paulo Freire e Oscar Niemeyer são enaltecidos por muitas instituições de ensino e canais de mídia, mas será que essas personalidades são os heróis que parecem? Analisamos a Face Oculta deles e de outras personalidades famosas - toque aqui para o primeiro episódio da 3ª temporada.
Lenin descobre o comunismo
Lênin decidiu cursar Direito, matriculando-se na Universidade de Kazan. Antes de descobrir as obras e o pensamento de Karl Marx, Lênin já tinha inclinação política. Logo que começou os estudos universitários foi eleito representante do conselho de estudantes da Universidade.
Logo de início foi expulso da Universidade e da cidade em que morava: as autoridades do governo o exilaram para uma das propriedades de sua família após Lênin ter participado das manifestações contra a proibição das sociedades estudantis, narra o historiador Christopher Read em Lenin: A Revolutionary Life.
Sua mãe ficou preocupada com a radicalização de Lênin, mas ela mal sabia que era apenas o início de seu ardor revolucionário. Ela comprou uma propriedade rural na esperança de que ele se tornasse um fazendeiro, mas seu interesse era político.
Em 1889, a família se mudou para a cidade de Samara. Rapidamente, Lênin encontrou um grupo socialista, fundado por Alexei Sklyarenko, e se juntou a eles.
Foi nesse momento que ele descobriu o livro O Capital, de Karl Marx, obra que marcaria toda a sua trajetória. O historiador Robert Service aponta que Lênin dizia ser "apaixonado por Marx e Engels".
O jovem universitário passou a devorar os livros do autor alemão, tendo O Manifesto do Partido Comunista como um livro sagrado, disse Bertrand Russell, autor que chegou a conhecer Lênin pessoalmente.
Utilizando seus contatos, sua mãe conseguiu que Lênin concluísse o curso de Direito através das provas conhecidas como exames externos. O jovem revolucionário passou a trabalhar em um tribunal e manter uma intensa vida de estudos e ativismo comunista.
Os principais passos para a Revolução Russa
Lênin estava se consolidando como um líder comunista. Ele criou diversas células comunistas dentro de fábricas e em diversas cidades. O partido marxista da Rússia que Lênin participava se chamava Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR).
Todas suas atividades eram feitas em segredo, já que o Império era rigidamente anticomunista. Uma das principais iniciativas do partido eram os sovietes, grupos locais que controlavam sindicatos, fábricas e tinham influência regional.
Esses grupos funcionavam como clubes, seus membros se reuniam para administrar aspectos da vida local, difundir o comunismo e até mesmo confraternizar.
Após desenvolver diversos grupos comunistas na Rússia, Lênin decidiu viajar pela Europa para se aprofundar na filosofia marxista e elaborar uma rede de contatos políticos. Ele foi até a Suiça e Paris. Na França, conheceu o genro de Karl Marx e estudou sobre a Comuna de Paris, aponta o historiador James D. White no livro Lenin: The Practice and Theory of Revolution.
Prepare-se para a maior produção já feita sobre a história do comunismo no mundo. O II episódio traz a análise dos maiores especialistas do mundo sobre a vida e os feitos de Lenin. Confira:
Prisão e início das principais obras
Ele voltou para a Rússia com diversas obras revolucionárias, distribuídas em diversas cidades. Ao voltar para seu país, foi surpreendido por uma ordem de prisão: todos os membros da revista Causa dos Trabalhadores foram detidos por subversão social.
A prisão se tornou um dos momentos mais favoráveis para Lênin e a revolução. Ele tinha liberdade para ler, escrever e corresponder com seus amigos comunistas. O governo os considerava uma ameaça menor, exilando Lênin para uma cabana em Shushenskoye com vigilância policial.
Foi durante esse período que Lênin escreveu as principais obras que basearam a Revolução de 1917, como:
Um Protesto dos Social-Democratas Russos;
O Desenvolvimento do Capitalismo na Rússia;
Que Fazer?
Durante o exílio, Lênin se casou com Nadežda Krupskaja, uma mulher também devotada à causa comunista. Em 1900, Lênin foi liberado da prisão. Ele e sua esposa se mudaram para diversos países europeus, como a Suíça, Alemanha e Inglaterra, onde conheceu Leon Trotsky, seu braço direito durante a Revolução de 1917.