Últimos dias - Assine agora
A oferta acaba em:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 24, 2025
Garantir oferta
História
3
min de leitura

O que os bolcheviques defendiam? Conheça os comunistas que espalharam a ideologia na Rússia e no mundo

Os bolcheviques eram os mais dedicados na revolução socialista. Defendiam a ditadura do proletariado, o governo dos operários - como Marx queria.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
7/4/2022 22:33
-

Os bolcheviques eram o grupo mais influente da Rússia do início do século XX. O empenho na defesa de seus ideais conseguiu dominar o maior país do mundo, espalhando a ideologia que defendiam por todo o planeta. A guerra civil russa fortaleceu ainda mais o grupo, separando-os dos mencheviques e estabelecendo sua hegemonia no país.

O que você vai encontrar neste artigo?

Quem eram os bolcheviques e o que defendiam

Os bolcheviques (maioria, em russo) defendiam a revolução armada, visando instaurar o comunismo imediatamente. Eram liderados por Lênin. Os bolcheviques eram o grupo majoritário do partido comunista da Rússia. 

A divisão do partido operário social-democrata russo (o partido comunista) aconteceu no início do século XX, quando o movimento socialista ganhava força no país.

Após anos de articulação comunista, em união com os atos impopulares dos imperadores da Rússia, cada vez mais o país caminhava para a mudança de regime político.

Muitos influenciadores da época eram socialistas, principalmente intelectuais e pequeno-burgueses. Eles investiam na disseminação do comunismo, ainda que defender ideias bolcheviques fosse proibido no país.

Quando o império estava prestes a ruir, e os socialistas ganhavam poder social e político, houve uma divisão. Os membros do partido começaram a divergir na maneira de instaurar o comunismo no país.

Vladimir Ilich Ulyanov, mais conhecido como Lênin, era o principal líder do movimento bolchevique. Lênin havia estudado as obras de Karl Marx por anos, e estava convicto de que era necessário acabar com o império russo e começar um governo comunista.

  • Conheça a vida de Lênin e Stalin, os líderes e criadores dos principais órgãos de repressão da União Soviética.

Contudo, a Rússia apresentava um grande empecilho para que uma revolução comunista fosse realizada: o país era majoritariamente rural. O pensamento de Karl Marx, criador do comunismo, defendia que os países se tornariam comunistas apenas depois do processo de industrialização.

Isso era importante para a teoria comunista. A ideia de que os países deveriam passar por etapas determinadas era o que mantinha a posição do comunismo como algo científico, e não apenas um pensamento ideológico.

Os bolcheviques defendiam uma prática contrária à teoria de Marx. O pensamento comunista original dizia que o processo revolucionário seria natural e ocorreria após a transposição das fases preconizadas por Marx.

Toque na imagem para garantir seu acesso gratuito ao e-book.

Essa era a ideia dos mencheviques, minoria do partido. Segundo eles, para que o comunismo fosse alcançado com sucesso na Rússia, era necessário que um governo democrático surgisse e industrializasse o país.

Embora os mencheviques fossem minoria no partido, por isso o nome, que significa minoria” em português, eles eram a maioria entre a população. O povo russo não defendia uma revolução violenta, mas a maioria desejava sair da miséria sobre a qual o império estava sendo omisso.

Percebendo a maior adesão do povo aos mencheviques, Lênin criou a estratégia das tesouras.

Teatro das tesouras realizado pelos bolcheviques

O povo russo era majoritariamente religioso e convivia bem com o império. O reinado de Alexandre II era popular e benquisto pela população. Alexandre garantiu estudos e cultura para toda a Rússia.

O próprio pai de Lênin era burguês, funcionário de Alexandre II. Apenas o pai do líder revolucionário abriu 300 escolas para o povo na Rússia do final do século XIX, sendo muito condecorado por isso.

Contudo, os revolucionários já estavam articulados no país e o movimento Vontade Popular assassinou Alexandre II. Seu filho, Alexandre III, rumou para uma política antipopular, buscando vingar seu pai. Ele entendeu que as políticas populares de seu pai abriram as portas para a violência comunista.

O movimento socialista aproveitou as atitudes de Alexandre III e instigou a revolução popular. Entretanto, o povo ainda não desejava um sistema comunista. Foi aí que Lênin criou sua estratégia, também utilizada no Brasil no século XX e XXI.

Ele dividiu o partido operário social-democrata em 2 grupos:

  • Os bolcheviques, revolucionários radicais que não tinham o apoio pleno do povo;
  • Os mencheviques, políticos que também desejavam o comunismo, mas que não possuíam posições violentas e não declaravam explicitamente seu desejo pela ditadura do proletariado.

Como os grupos ainda eram do mesmo partido, todo apoio aos mencheviques iria dar poder também aos bolcheviques.

Qual era o objetivo dos bolcheviques

Stalin, Lenin e Trotsky
Stálin, Lênin e Trotsky, os principais comunistas que defendiam as ideias bolcheviques.

O objetivo dos bolcheviques era instaurar o comunismo na Rússia, independente do pensamento de Marx.

Como o comunismo defende uma cosmovisão materialista e relativista, qualquer ação pela revolução pode ser tomada. Lênin enviou Trotsky para a Europa continental para angariar investimentos para a Revolução. 

Ao conversar com empresários capitalistas, Trotsky não revelava sua posição contrária à economia de mercado.

Stálin, outro bolchevique importante, roubava trens para ganhar dinheiro para o partido comunista, sendo muito respeitado pelo seu empenho nos atos ilegais. Sua dedicação nos roubos rendeu-lhe cargos altos no partido, até chegar ao topo da hierarquia comunista após Lênin.

Diferenças entre bolcheviques e mencheviques

Para esclarecer as diferenças entre os dois principais grupos do partido comunista russo, é preciso entender as principais características de cada grupo. As principais características dos mencheviques são:

  • revolução gradual e moderada — formação do governo comunista após a industrialização da Rússia;
  • revolução não violenta;
  • defesa de um governo formado por burgueses antes da implementação do socialismo;

Lista das características bolcheviques

As principais características dos bolcheviques são:

  • fazer a revolução comunista através da violência — os bolcheviques assassinaram aproximadamente 10 milhões de russos durante a revolução de 1917;
  • ser contra qualquer tipo de governo burguês;
  • seguir a doutrina comunista de maneira adaptada, não como pregada por Marx — os bolcheviques incentivaram outros países rurais a tornarem-se comunistas, como o Vietnã, o Irã e muitos outros, até mesmo próprio Brasil, segundo comentado no artigo sobre 1964;
  • lutar pelo comunismo mundial mesmo antes das fases marxistas acontecerem;

Para além das características diferentes que tinham com os mencheviques, os bolcheviques defendiam as ideias centrais do comunismo, que os mencheviques também defendiam. Elas são:

  • Materialismo: tudo é material, não havendo o sobrenatural. Por consequência, somente a vida econômica importa no socialismo.
  • Coletivismo social: a coletividade possui mais importância do que a vida de cada um considerada individualmente. A vida deixa de ser um direito natural inviolável.
  • Finalidade comunista da sociedade política: A finalidade é alcançar uma sociedade sem classes, sem hierarquia, pois esses elementos são considerados uma injustiça em si mesma pelos mencheviques.
  • Luta contra a cultura do Direito Natural e contra a cultura ocidental;
  • Defesa do aborto e do protofeminismo.

Para além do comunismo, conheça o distributismo, uma terceira via ao socialismo e ao capitalismo.

A vitória final durante e após a revolução russa

Os bolcheviques conseguiram triunfar na Rússia e acabar com os mencheviques no país de uma vez por todas. A vitória se deu pela estratégia das tesouras de Lênin. 

Os líderes da facção menchevique, grupo do Partido Operário Social-Democrata Russo, eram:

  • Julius Martov; e 
  • Georgy Plekanov.

Lênin foi quem liderou a revolução, mas não recebeu o poder após o triunfo dos movimentos populares. Embora Lênin fosse líder dos bolcheviques, maioria, era apenas a maioria do partido, não do povo.

O povo apoiou o governo mais ameno dos mencheviques. 

Georgy tornou-se presidente da Rússia no primeiro governo após a queda do império de Nicolau II. Um governo burguês foi formado em 1917, adotando o sistema de república democrática.

Relacionados

Todos

Exclusivo para membros

Ver mais