Artigo
8
min de leitura

O Livro Negro do Comunismo, o compilado acadêmico dos principais crimes cometidos em nome da ideologia marxista

Comunismo
O Livro Negro do Comunismo
Imagem da capa: edição feita pela Bertrand Brasil.
Redação Brasil Paralelo

O comunismo foi um dos principais movimentos políticos e sociais do século XX, tendo conquistado quase todo o Oriente e influenciado o Ocidente de forma significativa.

Para entender a ascensão e a implementação de regimes comunistas, suas promessas e as consequências trágicas que se seguiram, diversos acadêmicos europeus se reuniram e publicaram O Livro Negro do Comunismo: Crimes, Terror e Repressão em 1997.

A análise compreende desde a Revolução Bolchevique de 1917 até o final do século XX, utilizando uma análise rigorosa que se apoia em documentos primários, pesquisas e testemunhos. A intenção dos autores é mostrar os crimes cometidos em nome do comunismo ao longo da história.

Após sua publicação, a obra foi acusada por alguns de possuir um ponto de vista unilateral, enquanto outros elogiam o O Livro Negro do Comunismo pelo seu detalhismo e preocupação em exibir fontes seguras.

Conheça agora O Livro Negro do Comunismo, suas principais descobertas e as controvérsias que giram em torno da obra.

O que você vai encontrar neste artigo?

O que é O Livro Negro do Comunismo?

O Livro Negro do Comunismo: Crimes, Terror e Repressão é uma obra historiográfica publicada pela primeira vez em 1997, sob a coordenação de Stéphane Courtois, junto a outros historiadores e acadêmicos. 

O livro representa um esforço conjunto para documentar e analisar as violações de direitos naturais, os atos de terror, as repressões políticas e as mortes associadas aos regimes comunistas ao longo do século XX.

A obra abrange uma série de países sob governos comunistas, incluindo a União Soviética, China, Camboja, Coreia do Norte, entre outros, oferecendo estimativas de mortes e analisando as causas e os métodos utilizados por esses regimes para manter o controle sobre as populações. 

Os autores buscam quantificar o custo humano desses sistemas políticos, apontando para um total de mortes que chega a centenas de milhões.

O livro é estruturado em várias partes, cada uma dedicada a um país ou região específica, e utiliza uma ampla gama de fontes, incluindo arquivos recém-acessíveis após o fim da Guerra Fria, testemunhos de sobreviventes e análises acadêmicas. 

Assassinatos cometidos ao longo da História do Comunismo

Segundo O Livro Negro do Comunismo, o movimento comunista foi responsável por mais de 100 milhões de mortes no século XX. Os maiores genocídios cometidos na história foram realizados por comunistas, mostram os registros históricos coletados.

Os piores casos foram:

  • A Grande Fome de Mao - Entre 1958 e 1962, 45 milhões de chineses morreram de fome. Isso ocorreu devido a uma política de industrialização adotada pelo ditador comunista Mao Tse Tung.
  • Holodomor - De 1932 a 1933, entre 10 e 14 milhões de ucranianos e habitantes do Leste Europeu morreram de fome. As mortes ocorreram devido à política de Stalin de roubo de grãos da Ucrânia para avançar a industrialização da União Soviética.

Crimes de ódio, torturas e campos de concentração

O Livro Negro do Comunismo dedica grande parte da obra para mostrar como as experiências comunistas foram aplicadas a partir de crimes de ódio. A primeira parte do livro, denominada Um Estado Contra o Povo, mostra como foi a primeira experiência comunista.

Na Rússia do início do século XX, Lenin organizou o Partido Bolchevique e tomou o poder ao se aproveitar da instabilidade social da Rússia. 

Com pouco tempo de governo, o líder revolucionário iniciou o expurgo dos camponeses, nobres e pessoas consideradas indesejáveis

Para entender essa história de forma detalhada, a Brasil Paralelo produziu a maior obra audiovisual sobre o tema: História do Comunismo

O episódio II do Épico mostra como Lenin chegou ao poder e estabeleceu as bases da primeira ditadura comunista do mundo. 

Para produzir o documentário, a equipe entrevistou os maiores especialistas internacionais sobre o tema, viajando até os principais locais da revolução russa e entrevistando testemunhas da URSS. 

Assista:

Índice d'O Livro Negro do Comunismo

Para explicar a história da ideologia, O Livro Negro do Comunismo organizou sua estrutura da seguinte maneira:

  1. "PRIMEIRA PARTE - UM ESTADO CONTRA O POVO" - Nessa seção, os autores detalham o processo revolucionário na Rússia;
  2. "SEGUNDA PARTE - REVOLUÇÃO MUNDIAL, GUERRA CIVIL E TERROR" - Na segunda seção, os autores explicam como o comunismo se espalhou pelo mundo;
  3. "TERCEIRA PARTE - A OUTRA EUROPA VÍTIMA DO COMUNISMO" - Na terceira parte, os autores narram a história do domínio comunista no Leste Europeu;
  4. "QUARTA PARTE - COMUNISMOS DA ÁSIA: ENTRE “REEDUCAÇÃO” E MASSACRE" - Na quarta seção, os autores mostram como o comunismo chegou na Ásia e quais foram suas principais consequências;
  5. "QUINTA PARTE - O TERCEIRO MUNDO" - Na quinta e última parte, os autores mostram a ação do comunismo na América Latina.

Credenciais dos autores d'O Livro Negro do Comunismo

A equipe que produziu O Livro Negro do Comunismo é internacionalmente reconhecida pela sua formação e qualidade acadêmica. Conheça as credenciais do time:

  • Stéphane Courtois é um renomado historiador francês, formado em História e Geografia pela Universidade de Paris, e atua como pesquisador sênior no prestigiado Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) na França; 
  • Nicolas Werth, também vinculado ao CNRS, é um historiador com uma formação robusta em História, obtida na École des Hautes Études en Sciences Sociales, com uma especialização notável na União Soviética e nos crimes de Stalin. Werth é reconhecido por suas contribuições ao entendimento dos expurgos stalinistas, da coletivização forçada e do sistema Gulag;
  • Jean-Louis Panné, especialista em movimentos sociais e políticos do século XX, com um enfoque nos movimentos comunistas internacionais, é formado em História pela Universidade de Paris; 
  • Andrzej Paczkowski, proveniente da Polônia, é um historiador com formação especializada na Universidade de Varsóvia, focado na história da Guerra Fria e do comunismo na Polônia e na Europa Oriental. Suas pesquisas estudam a resistência aos regimes comunistas e os métodos de repressão utilizados pelos ditadores;
  • Karel Bartošek, um jornalista e historiador tcheco já falecido, teve sua formação e carreira dedicadas ao estudo do comunismo na Tchecoslováquia, formado pela Universidade Charles em Praga. Sua análise foca na Primavera de Praga e as consequências da invasão soviética na Tchecoslováquia;
  • Jean-Louis Margolin, um acadêmico especializado na Ásia, com foco particular na China e no Sudeste Asiático, é formado em História pela Universidade de Paris. Sua pesquisa estuda as práticas repressivas sob regimes comunistas na Ásia, incluindo o genocídio sob o regime de Pol Pot no Camboja.

Opinião do organizador do livro sobre o comunismo

Comentando a história do comunismo e seus crimes, Stéphane Courtois afirmou que os dados recolhidos por sua equipe demostrariam que a violência é um elemento intrínseco à ideologia e à práxis comunista, escreveu o jornal Folha de São Paulo. 

Courtois comparou "o genocídio da raça" (o Holocausto dos judeus) perpetrado pelos nazistas ao "genocídio de classe" teorizado, segundo ele, pelos comunistas.

Por estas razões, na opinião de Courtois, deveria ser realizado um processo internacional aos "crimes comunistas contra a humanidade", nos moldes do processo de Nuremberg aos chefes nazistas.

A opinião gerou controvérsias, levando a críticas por parte de defensores do comunismo.

Controvérsias sobre o Livro Negro do Comunismo

Para o militante do Partido Comunista Português, Francisco Martins Rodrigues:

"Chegou a Portugal a agitação em torno do 'Livro negro do comunismo'. Embora demarcando-se do fundamentalismo fascizante de Courtois, a generalidade dos comentadores concorda em acusar o comunismo de uma tremenda onda de crimes, ‘a pior tirania de sempre’, ‘por ter pretendido instaurar pela força um paraíso utópico’. A debilidade mental destas opiniões, hoje aceitas como indiscutíveis, merece algumas notas.

As convulsões sociais que abalaram a Rússia e o Oriente ao longo deste século assinalam a entrada no capitalismo de vastas regiões atrasadas, cuja evolução fora bloqueada pelo ascenso do imperialismo",
escreveu na revista Política Operária, em 1998.

Para ele e outros defensores do comunismo, o que é apresentado no Livro Negro do Comunismo é uma deturpação do verdadeiro sistema criminoso: o capitalismo.

As revoluções comunistas seriam apenas uma maneira de responder aos crimes cometidos pelo sistema capitalista contra os oprimidos. Apesar de Francisco ter escrito sobre, não há uma refutação sistemática do Livro Negro do Comunismo, apenas textos curtos que estabelessem a premissa citada.

O ensaísta Furio Colombo realizou outra crítica ao livro. Para ele, a ênfase dada ao número de vítimas dos regimes comunistas pode acabar "banalizando" a tragédia do Holocausto, escreveu em um editorial publicado pelo jornal La Repubblica.

Para entender essa história de forma detalhada, a Brasil Paralelo produziu a maior obra audiovisual sobre o tema: História do Comunismo. Para produzir o documentário, a equipe entrevistou os maiores especialistas internacionais sobre o tema, viajando até os principais locais da revolução russa e entrevistando testemunhas da URSS. 

O episódio está disponível gratuitamente no canal do YouTube da Brasil Paralelo:

Nesta série de 6 episódios, o fundamento guiando o trabalho seria recusar os debates superficiais e os discursos militantes. O comprometimento na produção do Épico História do Comunismo foi:

  • Buscar autores dos livros mais conceituados sobre o tema.
  • Entrevistar professores das melhores universidades do mundo.
  • Visitar os principais países impactados pela ideologia.
  • E ouvir da própria população o que elas pensam sobre toda essa história.

Saiba mais sobre a produção mais ambiciosa da história da Brasil Paralelo.

Os 3 últimos episódios da série serão exclusivos para os membros-assinantes que tornaram tudo isso possível. Os episódios são:

  • Episódio IV - Ilha de Cuba
  • Episódio V - A Cortina do Leste Europeu;
  • Episódio VI - China.

Produção original

Toda a série foi feita sem dinheiro público, patrocínio, leis de incentivo à cultura ou qualquer coisa do gênero. O investimento foi possível graças aos membros-assinantes da Brasil Paralelo.

DE DESCONTO

Escolha sua BP

Uma Brasil Paralelo para cada momento da sua vida

Básico

de
R$
19
/mês
12x
R$
19.00
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
Assine agora
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
HD
Qualidade de vídeo
Nenhum
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
MELHOR PLANO

Premium

de
R$
59
/mês
12x
R$
65.00
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Catálogo de filmes selecionados
Assine agora
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
Originais 4K
Qualidade de vídeo
10 Títulos
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação

Intermediário

de
R$
39
/mês
12x
R$
39.00
/mês
Originais e Séries BP, Cursos e formações BP eCatálogo de filmes sele
ASSINE AGORA
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
Full HD
Qualidade de vídeo
2 Títulos
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação

Plano Básico

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 190,00
Valor à vista:
R$ 2.280,00

Cupom aplicado 37% OFF

Valor com desconto:
12x de
R$ 119,00
Valor à vista:
R$ 1.428,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
*Assinatura anual com renovação automática.
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
Não disponível neste plano.
Qualidade do vídeo:
HD

Plano Premium

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 590,00
Valor à vista:
R$ 7.080,00

Cupom aplicado 62% OFF

MAIOR DESCONTO

Valor com desconto:
12x de
R$ 219,00
Valor à vista:
R$ 2.628,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
*Assinatura anual com renovação automática.
MAIS COMPLETO
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
10 títulos para assistir offline.
Qualidade do vídeo:
Originais em 4K

Plano Intermediário

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 390,00
Valor à vista:
R$ 4.680,00

Cupom aplicado 54% OFF

Valor com desconto:
12x de
R$ 179,00
Valor à vista:
R$ 2.148,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
*Assinatura anual com renovação automática.
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
2 títulos para assistir offline.
Qualidade do vídeo:
Full HD

Torne-se Membro da Brasil Paralelo

Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP