Dos 7 Congressos Mundiais da Internacional Comunista, alguns tiveram especialmente o Brasil como uma das principais pautas. Um brasileiro, em destaque, fez parte do alto escalão do Comitê Executivo dos comunistas de Moscou.
Esta questão é muito importante porque também está vinculada à história do nosso país. A abrangência da Internacional alcançou a América do Sul. Alguns eventos do regime militar de 1964 estão relacionados ao plano do Comintern de espalhar o comunismo pelo mundo.
Veja mais sobre isso nestas duas produções da Brasil Paralelo:
A Internacional Comunista (Comintern ou Komintern, do alemão KommunistischeInternationale) foi iniciada em março de 1919. Foi uma organização criada para unir os partidos comunistas e promover uma revolução global.
Isto se deu após a vitória da Revolução Bolchevique em 1917, com Lênin liderando o Partido Comunista Russo. Sua sede era em Moscou e ela durou até 1943.
A direção era conduzida pela Pequena Comissão ou Uskaia Komissia, responsável pelas decisões sobre aspectos políticos e inteligência. Ela também ligava o Comintern ao Partido Comunista da União Soviética (PCUS).
Embora os Congressos mundiais tenham sido iniciados em 1919, o ponto de partida se deu com Karl Marx.
Qual a origem da Internacional Comunista?
A origem remonta à Associação Internacional dos Trabalhadores fundada por Karl Marx e Friedrich Engels em Londres, 1864. A primeira internacional foi em 1876. Engels promoveu a Segunda Internacional em Paris, 1889. Ela reuniu partidos socialistas, social-democratas e trabalhistas.
Com o fim da Primeira Guerra Mundial, os socialistas reformistas e os revolucionários romperam entre si. A terceira foi criada em 1919 em Petrogrado para romper com os reformistas, considerados traidores pelos revolucionários.
Era necessário um objetivo forte e centralizado.
Objetivo do Comintern
O objetivo da Internacional Comunista era superar o capitalismo, estabelecendo a ditadura do proletariado e da República Internacional dos Sovietes.
Além disso, queriam a completa abolição das classes e a realização do socialismo. Esta seria apenas uma etapa para o comunismo, em que haveria a completa abolição do Estado. Para isso, o meio seria a luta armada para derrubar a burguesia internacional.
O Comintern, em teoria, apresentava-se como um fórum democrático para debates abertos e orientação dos partidos comunistas. Na prática, porém, todas as diretrizes eram decididas pelo Partido Comunista da União Soviética (PCUS).
Tratava-se de uma organização semi-militar, composta inicialmente por revolucionários profissionais. O Comitê Executivo era formado por assalariados, como delegados, instrutores, assessores e assistentes.
Os russos ainda não tinham condições objetivas para a revolução comunista. Foi necessário criar a Internacional a fim de conduzir o proletariado a se tornar revolucionário, mesmo sob condições não revolucionárias.
Todos deveriam estar alinhados com a mesma missão.
Missão – Qual estratégia foi utilizada?
Crianças desnutridas passando fome durante o Holodomor na Ucrânia, promovido pela URSS.
O comunismo adotou deliberadamente a repressão, o patrulhamento, a escassez, a fome, a perseguição e o extermínio, convertendo-se na ideologia mais mortífera do século XX.
Foi uma conspiração transacional para tomar o poder através da violência armada, liderada por um governo que legou à humanidade a mancha de dezenas de milhões de cadáveres.
A URSS foi responsável por61.911.000 mortos entre 1917 e 1987. (Never Again: Ending War, Democide & Famine Through Democratic Freedom – Coral Springs, FL, Lumina Press, 2005). Os revolucionários, sozinhos, mataram mais do que as duas guerras mundiais somadas, entre civis e combatentes. Tudo isso para implantar o comunismo.
Sua missão era clara: organizar uma guerra revolucionária internacional. Para ter sucesso, eles precisavam de partidos bolcheviques puros, ou seja, verdadeiramente comunistas, o mais rápido possível.
Era preciso concentrar os esforços, as táticas e ações dos partidos comunistas de todo o globo, para tomar o poder em cada país e seguir com a implantação da ditadura do proletariado.
O comunista é convocado a transformar o mundo por meio de uma ideologia social. A tática foi elaborada e o proletariado internacional convocado a imitar a mesma tática socialista concebida para a Rússia. Assim, a Revolução Bolchevique foi expandida.
A construção do socialismo na URSS foi definida na Internacional Comunista como fundamental para a revolução mundial. Os partidos comunistas precisavam ser centralizados, ter disciplina férrea, e seu organismo central precisava de poderes para exercer uma autoridade inquestionável.
A teoria do socialismo em um único país tornou-se a doutrina oficial da Internacional Comunista. Isto significava que a revolução mundial deveria estar subordinada às exigências do socialismo praticado na URSS.
Para ajustar isso com os partidos de cada país, foram organizados 7 congressos.