No items found.
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

STF intervém e termos sobre gênero voltam às escolas

Corte derrubou normas que proibiam o uso dos termos “identidade de gênero” e “orientação sexual” em planos e diretrizes.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
16/10/2025 19:27
Guia-me

O Supremo Tribunal Federal decidiu por unanimidade que as leis municipais contra a ideologia de gênero nas escolas são inconstitucionais.

O julgamento começou após ações movimentadas pelo PSOL contra regras estabelecidas nas cidades de Petrolina (PE) e Garanhuns (PE).

A Procuradoria Geral da República (PGR) também questionou a legalidade de uma lei similar na cidade de Tubarão (SC).

As normas vetavam o uso dos termos “identidade de gênero” e “orientação sexual” em planos e diretrizes, proibindo também materiais didáticos e conteúdos em ambientes escolares.

As ações apontavam que as leis locais usurpavam a competência da União para fixar diretrizes educacionais, além de cercear a liberdade de ensinar e aprender.

Os processos foram analisados em conjunto, inicialmente pelo plenário virtual, mas foram levados ao plenário após pedido do ministro Nunes Marques.

Os votos de dois ministros aposentados durante o julgamento, Rosa Weber e Marco Aurélio de Mello, foram mantidos. Ambos decidiram pela inconstitucionalidade das regras.

Ao fim da votação, Nunes Marques seguiu a decisão da maioria, mas destacou a importância de resguardar as crianças:

Preservar a infância não é conservadorismo. É reconhecer que toda liberdade genuína nasce da maturidade e que apressar esse processo significa limitar a liberdade futura do adulto que essa criança se tornará”.

Flávio Dino defendeu a decisão, afirmando que a Bíblia contraria a ideia de família tradicional.

Para aqueles que propugnam a existência de um único modelo de ‘família tradicional’, bastaria uma leitura atenta das sagradas escrituras para identificar o quão desconforme é esse raciocínio da realidade.”

No entanto, ele ressalta que o material deve ser adequado à faixa etária do público para evitar “hiperssexualização” e “adultização”

Em seu voto, o ministro Alexandre de Moraes afirmou que a aplicação das leis poderia ser comparável à inquisição na Idade Média.

A ideologia de gênero é uma das questões mais debatidas no Brasil e no mundo. A Brasil Paralelo investigou o tema com o último episódio da trilogia Grandes Minorias. Assista completo abaixo:

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas
No items found.

Exclusivo para membros

Ver mais