This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

Nova lei obriga Motoristas de aplicativo a gravarem corridas em Salvador

Medida define a resolução que as câmeras devem ter e as punições para as empresas que não cumprirem todos os parâmetros.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
17/11/2025 16:03
Metro1

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), sancionou uma nova lei que obriga motoristas de aplicativos a instalarem câmeras de segurança dentro dos veículos

A medida já está em vigor e tem como justificativa aumentar a proteção de condutores e passageiros durante as corridas.

A proposta do vereador Duda Sanches (União Brasil) determina que as câmeras sejam instaladas na parte frontal interna dos carros, em um ângulo que permita captar o interior do veículo

As gravações deverão começar automaticamente no início da corrida e terminar com o fim do trajeto.

A responsabilidade pelo fornecimento dos equipamentos é das empresas operadoras dos aplicativos, como Uber e 99

Caso a empresa não disponibilize a câmera, o motorista poderá comprá-la e solicitar reembolso. 

As imagens captadas ficarão armazenadas no sistema do aplicativo, sob responsabilidade da plataforma, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A lei também determina que as câmeras devem gravar em resolução Full HD (1080p) e armazenar os dados em cartões de memória com pelo menos 32 GB

Os veículos devem exibir um adesivo informando que estão sendo monitorados. Passageiros que não concordarem com a gravação poderão cancelar a corrida, e uma taxa poderá ser cobrada, com valor repassado ao motorista.

As empresas que descumprirem a nova norma estarão sujeitas a advertências, multas e até suspensão das operações em Salvador por até 90 dias.

O vereador Duda Sanches, defendeu a proposta como uma resposta prática à violência urbana. Para ele, as câmeras funcionam como forma de prevenção:

Queremos proteger quem está trabalhando e quem está se deslocando. É um ambiente fechado, muitas vezes de madrugada, entre duas pessoas que não se conhecem. Nada mais justo que esse espaço seja monitorado

A medida gerou críticas da Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec), que representa plataformas do setor. 

Em nota, a entidade classificou a lei como “inconstitucional” e afirmou que impõe obrigações desproporcionais às empresas, ferindo princípios da livre concorrência

A associação também destacou que suas afiliadas já investem em mecanismos de segurança, como gravação de áudio, envio de localização em tempo real e integração com a Polícia Militar em alguns estados.

Leia a nota na íntegra:

"As empresas associadas à Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) ressaltam que a segurança de parceiros e usuários é uma prioridade em suas operações. As plataformas estão em diálogo constante com o Poder Público, de forma transparente e colaborativa, colocando-se à disposição para contribuir com iniciativas que busquem avanços na segurança para usuários e motoristas dos aplicativos.
Nesse sentido, as associadas da Amobitec investem e trabalham continuamente no desenvolvimento de soluções para oferecer cada vez mais proteção nas milhões de viagens que ocorrem diariamente. As ferramentas tecnológicas atuam antes, durante e depois de cada viagem e possibilitam, por exemplo, compartilhamentos de localização com contatos de segurança e gravação de áudio.
Além disso, já está disponível em alguns Estados a integração dos aplicativos com o sistema 190, o que permite ao motorista acionar uma ferramenta de emergência que envia os dados da viagem em tempo real para as centrais de atendimento da Polícia Militar.
A Associação considera que a Lei nº 9.887, sancionada em Salvador (BA) é inconstitucional. A medida impõe obrigações desproporcionais e inviáveis às empresas que intermediam as viagens por meio de aplicativos.
A nova legislação fere princípios da livre iniciativa e da livre concorrência, garantidos pela Constituição Federal".

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais