Uma pesquisa do Ranking dos Políticos mostra que a maioria dos parlamentares não acredita na aprovação de uma anistia para os envolvidos nos atos do 8 de Janeiro.
Apesar disso, a chance de um projeto para reduzir as penas ser aprovado até 2026 aumenta.
Na Câmara dos Deputados, 36,5% dos deputados avaliaram que “não será aprovada nenhuma medida” relacionada à anistia. Ainda assim, uma parte importante dos parlamentares acredita na possibilidade de algum tipo de benefício.
Cerca de 18% acreditam que haverá redução de penas em 2026, enquanto 13,1% apostam nessa possibilidade ainda em 2025.
Expectativa por uma anistia ampla é menor.
Somente 7,5% preveem sua aprovação ainda este ano, e 12,1% projetam para 2026. Além disso, 12,1% não souberam ou não responderam.
Os senadores parecem acreditar ainda menos na possibilidade de uma anistia, 48,2% deles não veem chances de qualquer medida ser aprovada pelo Congresso.
Já 29,6% apostam em uma redução de penas em 2026 e 3,7% acreditam na aprovação do benefício em 2025.
Apenas 7,4% dos senadores defendem uma anistia ampla até 2026 e 3,7% acreditam aprovar ainda em 2025. A parcela de indecisos foi de 7,4%.
O diretor de operações do Ranking dos Políticos, Luan Sperandio, avalia que os parlamentares estão tratando o tema com cautela:
“O diagnóstico da pesquisa revela que, apesar do tema ser sensível, existe uma tendência clara de prudência entre deputados e senadores. Os trechos de análise destacam que predomina a expectativa de que nenhuma medida de anistia seja aprovada, mas parcela expressiva aponta para uma redução de penas, em especial para 2026”, destacou.
- Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.



.jpg)



.jpg)

.jpg)


.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)








