This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

Vídeo mostra deputado petista trocando socos com trabalhador e quebrando o nariz

Renato Freitas alega ter sido vítima de racismo. A Comissão de ética poderá avaliar o ocorrido.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
19/11/2025 16:43
Gazeta do Povo

O deputado estadual, Renato Freitas (PT-PR), foi filmado durante uma briga com um homem nas ruas de Curitiba. O homem foi identificado como um manobrista que atua na região

O confronto ocorreu na esquina das ruas Vicente Machado e Visconde do Rio Branco, no centro de Curitiba.

Imagens mostram Freitas dando dois chutes na perna do homem, que revidou com um soco direto no rosto. 

O deputado caiu e começou a sangrar, mas se levantou e continuou a briga. Ele quebrou o nariz e foi levado para atendimento médico. Assista ao vídeo abaixo:

A motivação da briga ainda não está clara. Em nota à imprensa, a assessoria do parlamentar alegou que ele foi vítima de uma agressão racista

De acordo com a versão apresentada, o homem teria provocado Freitas com ofensas ideológicas. Leia a nota completa:

Às vésperas do Dia da Consciência Negra, o deputado estadual Renato Freitas (PT) foi vítima de uma agressão racista na manhã desta quarta-feira (19) no Centro de Curitiba. Um homem, até então de identidade desconhecida, abordou o parlamentar e iniciou uma série de ataques, sem motivo aparente. O agressor perseguiu o deputado por algumas quadras e incitou um confronto físico. Renato reagiu às agressões, quando foi atingido com um soco no nariz. Após o golpe, o homem continuou provocando o paramentar com frases como ‘Não é você o famosinho?’ e, em seguida, chamando Renato de ‘vereador do PSOL’, o que demonstra o caráter ideológico e racista do ataque. Mesmo sem reconhecer o real cargo político ocupado por Renato, o agressor age motivado pelo ódio contra políticos de esquerda. O deputado Renato Freitas fraturou o nariz e foi encaminhado ao hospital

Renato Freitas pode ter mandato cassado

Não é a primeira vez que o deputado aparece nas redes sociais por causa de polêmica

Em 2022, ele chegou a perder o mandato de vereador após liderar a invasão a uma igreja católica durante um protesto

A decisão foi revertida pelo STF e Freitas conseguiu se eleger deputado estadual com quase 58 mil votos.

Agora, ele pode novamente enfrentar um processo por quebra de decoro. A Assembleia Legislativa do Paraná confirmou que o caso poderá ser analisado pelo Conselho de Ética

Um novo pedido de cassação foi protocolado pelo vereador Guilherme Kilter (Novo), citando agressividade e incitação ao confronto.

“Renato, você fez de novo. Não bastou invadir uma igreja, agredir verbalmente uma mulher no supermercado que você invadiu, agora você resolve sair no soco do meio da rua em Curitiba. Isso é claramente quebra de decoro e eu estou protocolando agora mais um pedido de cassação contra o deputado do PT, Renato Freitas”, declarou.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais