This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

PL Luciano Hang: Câmara aprova urgência para lei que permite exibir imagens de criminosos

Proposta recebeu nome em homenagem a empresário que foi proibido de mostrar criminosos em suas lojas.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
14/11/2025 18:36
Gazeta do Povo

A Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência para o projeto de lei que permite a divulgação de pessoas flagradas cometendo crimes em estabelecimentos comerciais. 

Isso significa que a proposta será votada diretamente pelo plenário, sem passar pela aprovação das comissões parlamentares.

A medida escrita pela deputada Bia Kicis (PL-DF), foi apelidada de “PL Luciano Hang” em referência ao empresário.

Ele havia começado a divulgar vídeos de furtos nas lojas Havan, antes de ser proibido pela Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

O empresário foi notificado pela e obrigado a retirar os vídeos das redes sociais, sob pena de multa de até R$50 milhões

A decisão da agência gerou reação de parlamentares, que agora tentam legalizar a prática por meio do novo projeto.

  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

O objetivo do projeto é alterar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), permitindo a divulgação de imagens e áudios de criminosos

A liberação das imagens estaria condicionada a três critérios: 

  • que a divulgação tenha por finalidade identificar o autor do crime, alertar a população ou colaborar com autoridades públicas; 
  • que não exponha terceiros não envolvidos; 
  • e que respeite os princípios da necessidade e proporcionalidade.
O projeto corrige uma distorção absurda da LGPD, que vinha sendo usada para proteger criminosos e punir quem mostra a verdade”, afirmou a deputada Julia Zanatta (PL). 

Ela afirmou que a prática de divulgar os vídeos, adotada por Luciano Hang, chegou a reduzir em até 50% o número de furtos em suas lojas.

O deputado Sanderson (PL-RS) foi designado relator da proposta. Caso aprovada na Câmara, a proposta seguirá para o Senado.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais