Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Lançamentos
3
min de leitura

Por que a Idade Média é um período tão criticado?

O professor de história e filosofia, Rafael Nogueira, traça as origens desse problema na modernidade.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
17/5/2023 16:53
Wikimedia Commons.
“É um período das sombras, essa é a interpretação dos modernos. Só que essa visão ela perdeu de vista muita coisa, muita grandiosidade da arte medieval, como o Gótico. Quando você vê as catedrais góticas da Idade Média, aquilo é uma maravilha!”
Catedral de Chartres, na França.

Para o professor de história Rafael Nogueira, o período medieval entregou grandes inventos e uma cultura profícua.

Apesar de todos os avanços tecnológicos e filosóficos, o período ficou marcado pela concepção de trevas e atraso que foi cunhada na modernidade.

“A arte e a concepção de beleza da Idade Média, muitos desenvolvimentos em ciência, em lógica, muita coisa aconteceu nesse período.

Os óculos como o que estou usando, por exemplo, foram inventados na Idade Média”
.

O que explica a percepção de trevas medievais criada na modernidade?

“Os modernos tinham uma visão preconceituosa do período. Quando você interpreta o seu tempo como o centro de todos os tempos, cria-se a percepção de que tudo de importante está acontecendo naquele momento. O cidadão moderno tinha essa visão”.

“Idade das Trevas” foi o termo adotado pelos humanistas do século XVII, aonde generalizaram toda a civilização da Europa do século IV ao século XV como um tempo de ruína e flagelo.

Seguido ao período tido como medievo, um tempo que está entre a glória da antiguidade e o apogeu da modernidade, surge o Iluminismo.

Os pensadores dessa corrente consideravam-se iluminados por colocar a razão acima de tudo. Enquanto o homem medieval, entendia a fé como parte do pensamento racional, isto os fazia viver sob as trevas, para os iluministas.

Para o professor Rafael Nogueira, esse pensamento gerou as revoluções da modernidade:

“Depois você tinha o período iluminista, em que a razão era colocada acima de tudo. Todas essas fases geraram o que a gente chama de Revolução Americana, Revolução Francesa. Todas essas revoluções que criaram rupturas tão grandes com os mundos anteriores que geraram uma outra fase, que é a Contemporânea”.

Rafael Nogueira é professor de história, filosofia e presidente da Fundação Catarinense de Cultura. Este conteúdo é parte de sua aula Breve História do Mundo: objetivos de cada geração, a aula faz parte da Travessia.

Hoje é o ÚLTIMO DIA para você fazer parte da primeira turma da Travessia. Não perca a chance de garantir sua vaga na mentoria educacional da Brasil Paralelo.

Com aulas de 50 minutos, você encontra uma formação completa sobre conteúdos essenciais de história, política, economia e filosofia, e os principais temas da atualidade.

Toque aqui para garantir sua vaga.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais