Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Israel
3
min de leitura

Senhora que sobreviveu ao Holocausto fala sobre ter perdido o neto para o terrorismo: "o que aconteceu aqui em Israel é algo completamente diferente"

Entrevistada pela Brasil Paralelo traz a perspectiva de uma sobrevivente do genocídio nazista sobre a guerra contra o Hamas.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
10/10/2024 18:56
CNN Brasil

Aos cinco anos de idade, os pais de Leah Ansbacer foram levados para o campo de concentração e extermínio de Auschwitz, localizado na Polônia ocupada pelo regime nazista.

O museu memorial Auschwitz-Birkenau, que se dedica a manter a memória do Holocausto viva, estima que mais de 1,1 milhão de pessoas morreram naquelas instalações, a grande maioria judeus.

Ansbacer contou, em entrevista à Brasil Paralelo, sobre as dificuldades que passou após ter seus pais mortos no genocídio:

"É verdade que crescemos sem pais, é verdade que foi difícil. E muitas vezes não havia o que comer. Às vezes, não trocávamos as roupas do corpo durante semanas."

Mais de 80 anos depois de testemunhar as atrocidades cometidas pelos nazistas contra o povo judeu, Ansbacer testemunhou os horrores que o Hamas levou às ruas de Israel.

No atentado do dia 7 de outubro, terroristas assassinaram 1.200 pessoas após atravessarem a fronteira da Faixa de Gaza.

Em resposta ao atentado, as Forças de Defesa de Israel foram para o combate contra o grupo e aliados, como o Hezbollah no Líbano.

O neto de Ansbacer, Israel Amichay, foi um dos soldados israelenses que perderam a vida nos combates.

A avó conta que sente o conflito entre Israel e Hamas como algo ainda pior do que o holocausto que aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial:

"Agora, o que aconteceu aqui em Israel é algo completamente diferente… nada disso se compara com o que aconteceu agora."

Apesar de toda a dor que sentiu pela perda de seus entes queridos e do ódio que presenciou na década de 1940 e no momento atual, Ansbacer conta que aprendeu da vida a olhar o mundo com otimismo e positividade:

"O que eu aprendo com a vida? Agradecer a Deus por cada dia[,] [p]or tudo o que tenho. Essa é a maior mensagem. Ser otimista, agradecer a Deus pelo que temos. Não nos falta nada."

A entrevista com Leah Ansbacer foi realizada para o documentário From the River to the Sea, que busca entender a fundo a guerra entre Israel e o Hamas.

Para entender uma questão complexa e importante como a guerra entre Israel e o Hamas, a Brasil Paralelo foi ao Oriente Médio, onde entrevistou intelectuais, militares e sobreviventes da guerra.

Mais de 1,6 milhão de pessoas já assistiram ao filme até hoje, 9 de outro. Mais de 100 mil pessoas assistiram à estreia do documentário original no dia 7 de outubro.

Para assistir ao filme gratuitamente no YouTube, clique no link abaixo:

Quero assistir “From the River to the Sea”.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais