This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

Trump recebe presidente sírio que já foi terrorista da Al-Qaeda

Encontro aconteceu dentro da Casa Branca e marca uma aproximação histórica entre Síria e EUA.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
11/11/2025 14:04
Sky news

Trump se encontrou com o presidente da Síria, Ahmed al‑Sharaa, na Casa Branca. Essa foi a primeira visita oficial de um chefe de Estado sírio aos EUA desde a independência do país, em 1946.

O encontro foi realizado no Salão Oval e simboliza uma aproximação inédita entre Washington e Damasco, após mais de uma década de rompimento diplomático e sanções

Durante a reunião, Trump e Sharaa discutiram a reconstrução da Síria, a retomada de relações diplomáticas e a cooperação regional

Segundo um comunicado conjunto, os dois países também firmaram um acordo de 180 dias para suspender parte das sanções americanas

A medida permite a exportação de bens civis, softwares e tecnologias dos EUA para o território sírio.

O acordo foi oficializado pelos Departamentos do Tesouro, Estado e Comércio, renovando a isenção da Lei César de Proteção Civil da Síria (2019), que havia imposto severas restrições econômicas ao antigo regime Assad

A suspensão mantém proibidas transações com entidades ligadas ao Irã e à Rússia, países que apoiaram o antigo regime.

Em declaração à imprensa, Trump afirmou que “quer ver a Síria se tornar um país bem-sucedido” e disse “acreditar que esse líder consegue fazer isso” 

Já Sharaa disse que o encontro representa “uma nova era” para seu país, prometendo cooperação em segurança e ajuda humanitária.

Síria entra em aliança contra o ISIS

Após o encontro, Washington confirmou que a Síria será o 90º país a integrar a coalizão internacional contra o Estado Islâmico

O governo Trump também anunciou que Damasco poderá reabrir sua embaixada em Washington, suspensa desde 2012.

Fontes diplomáticas indicam que os Estados Unidos estudam instalar uma base militar próxima à capital síria, para coordenar operações humanitárias e monitorar grupos extremistas.

Quem é Ahmad Sharaa?

Ahmad al‑Sharaa foi o principal comandante da Frente al‑Nusra, braço da Al‑Qaeda na Síria durante a guerra civil

Em 2016, rompeu formalmente com a rede terrorista e liderou a criação do Hay’at Tahrir al‑Sham (HTS), uma com discurso mais nacionalista, mas ainda classificada como terrorista por diversos países.

Após anos de conflito, o HTS derrubou o regime de Bashar al‑Assad em dezembro de 2024

Desde então, Sharaa comanda a Síria como presidente interino. O novo regime é acusado de ataques contra minorías étnicas e religiosas, principalmente os drusos.

Em julho, Israel bombardeou o Ministério da Defesa em Damasco como forma de exigir o fim dos massacres contra esse grupo.

Apesar das acusações, al-Sharaa tem conseguido inserir a Síria no plano internacional, sendo bem recebido por líderes ocidentais como Donald Trump.

Após viagem para o Oriente Médio, o presidente americano derrubou as sanções econômicas contra a Síria

Ele chegou a chamar o novo presidente de “atraente” e “durão” e falou que daria "uma chance de grandeza" ao país. A União Europeia e o Reino Unido também aliviaram as sanções contra o país.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais