O filme “From the River to the Sea” vai além de relembrar as causas e consequências do ataque de 07 de outubro de 2023. Ele analisa o conflito entre árabes e judeus e também como grupos extremistas ganharam espaço em determinadas regiões, como a Faixa de Gaza. A lista de entrevistados é extensa e contempla pessoas de diferentes lados da guerra.
Da perspectiva israelense, pessoas como Rafaela Treistman, brasileira que sobreviveu ao ataque de 07 de outubro, Edy Cohen, doutor especialista no conflito árabe-israelense e Uzi Dayan, general do exército israelense e sobrinho de Moshe Dayan, homem considerado um herói de guerra em Israel.
Da perspectiva palestina, pessoas como Hamed Al Mlahii, sheik mulçumano em Gaza, Faraj Atiyah Helmi Al Sammony, civil que tem presenciado as consequências do conflito e o doutor The Al-fiqar Swerjio, analista político e membro da Frente Popular pela Libertação da Palestina.
A maioria dos entrevistados possuem um consenso sobre o conflito entre Israel e Palestina: o ocidente possui uma visão nebulosa sobre o que acontece no Oriente Médio.
A relação entre as sociedades dessa região é complexa e não cabe nas simplificações políticas que são adotadas na visão de franceses, brasileiros ou americanos.
Para analisar o Oriente Médio, é preciso ajustar a lente para a lógica da região. Por esse motivo, a Brasil Paralelo julgou como importante mobilizar a sua equipe para ir até o local e ouvir as pessoas que de fato vivem essa realidade. Dessa investigação, surgiu o filme que você pode assistir clicando no link abaixo:
Assistir From the River to the Sea gratuitamente