This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Brasil
3
min de leitura

Organização Internacional envia equipe para investigar liberdade de expressão no Brasil

Relator do grupo enviado pela OEA se encontrará com o ministro Luís Roberto Barroso hoje, 10 de fevereiro.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
10/2/2025 20:24
Diário de São Paulo

Um grupo da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) está no Brasil para avaliar a liberdade de expressão no país.

O CIDH é um braço da Organização dos Estados Americanos (OEA), que tem sido acionada com acusações de censura contra o Supremo Tribunal Federal (STF).

Ano passado, essas acusações ganharam repercussão internacional depois da rede social X ter sido suspensa por ordens da Corte.

O caso aconteceu depois de Elon Musk divulgar documentos que supostamente mostrariam ministros do STF pressionando a plataforma para excluir algumas contas.

Depois disso, o bilionário retirou sua equipe do Brasil e passou a divulgar uma série de acusações contra o ministro Alexandre de Moraes.

Os membros da organização visitarão líderes e simpatizantes da oposição, membros do governo e autoridades dos três poderes, além de jornalistas e organizações de defesa dos direitos humanos.

As reuniões devem acontecer em três cidades diferentes: Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro entre os dias 9 e 14 de fevereiro.

No comunicado oficial emitido pelo órgão, o advogado colombiano Pedro Vaca Villarreal agradeceu pelo apoio das autoridades brasileiras:

"O relator especial para a liberdade de expressão agradece ao Estado do Brasil por sua cooperação e aprecia seu comprometimento com o diálogo internacional sobre a proteção dos direitos humanos"

O próprio governo brasileiro fez o convite para que a equipe viesse ao país ainda em outubro de 2024.

Villarreal terá o primeiro encontro com o Luís Roberto Barroso ainda na tarde desta segunda-feira (10).

O retorno do Rumble e das contas de influenciadores

Na mesma semana que a equipe da OEA veio para o Brasil, a rede social Rumble voltou a operar no país.

A plataforma tinha encerrado suas operações no Brasil em protesto contra pedidos da Justiça para remoção de conteúdo.

Desde o final de 2023, os usuários que tentassem acessar o Rumble encontravam uma mensagem dizendo:

‍“Devido às exigências do governo brasileiro para remover criadores de conteúdo de nossa plataforma, o Rumble está atualmente indisponível no Brasil. Estamos contestando essas exigências e esperamos restabelecer o acesso em breve”.

A plataforma retorna depois do STF ter autorizado o retorno de contas de influenciadores que tinham sido derrubadas, como:

Apesar dessas contas terem voltado a operar às vésperas da visita dos funcionários da OEA, não existe ligação oficial entre essas duas coisas.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.  

Link Resumo BP

RESUMO BP

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais