This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Brasil
3
min de leitura

Liberdade de expressão no Brasil será avaliada por representantes da OEA

O interesse pelo tema pode indicar riscos reais para o livre discurso no país, segundo André Marsiglia, especialista no assunto.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
31/1/2025 9:20
Sala da OEA. Fot: Divulgação.

A Organização dos Estados Americanos (OEA) quer avaliar de perto o estado da liberdade de expressão no Brasil. A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), um braço da organização, revelou nesta quinta-feira (30) planos de visitar o Brasil no próximo mês. 

A missão será entre os dias 9 e 14 de fevereiro, liderada pelo Relator Especial para a Liberdade de Expressão, Pedro Vaca Villareal, acompanhado de outros membros da Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão (SRFOE) e da CIDH.

O grupo passará por  Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. De acordo com o comunicado oficial, terão encontros com: 

  • representantes dos três poderes;
  • Ministério Público;
  • organizações de direitos humanos;
  • profissionais da imprensa;
  • plataformas digitais;
  • mídias tradicionais, e;
  • representantes do meio acadêmico.

Todos que tiverem informações pertinentes relacionadas ao tema da visita podem escrevê-las para cidhexpresion@oas.org até o dia 21 de fevereiro. 

Especialista analisa os riscos à liberdade de expressão no Brasil

A visita ocorre em um contexto de alegações da oposição sobre violações da liberdade de expressão no Brasil. 

Para o advogado constitucionalista especializado em liberdade de expressão e direito digital, André Marsiglia, o interesse pelo tema revela que a liberdade de expressão no Brasil pode mesmo estar em risco.

Em entrevista ao programa Contraponto, Marsiglia disse:

“A liberdade de expressão está ameaçada, e é justamente por isso que discutimos tão intensamente aquilo que se encontra sob ameaça”.

Afirmou que a questão tem se tornado um “elemento jurídico nocivo”, apontando a falta de habilidade para estabelecer um limite claro na liberdade de expressão com base na sensibilidade de quem recebe a mensagem. 

Para ele, é incompatível querer liberdade de expressão quando os sentimentos de quem escuta algo são supervalorizados. 

“ Precisamos, então, escolher: viver num mundo em que a liberdade de expressão é privilegiada, onde a intenção de ofender é o que realmente limita, mas a sensibilidade do outro importa pouco – isso faz parte do jogo. Ou então, um mundo onde a sensibilidade do outro dita os limites, o que é inviável, né? Porque aí tudo que eu disser precisaria ser aprovado por todo mundo, ou então eu teria que simplesmente parar de falar. Não dá! A gente precisa fazer essa escolha".

A decisão da OEA em mandar representantes para verificar como anda a liberdade de expressão no Brasil ainda não foi comentada pelo Itamaraty. 

O comunicado destaca a cooperação e aprecia a abertura do Brasil  para um diálogo global sobre a proteção dos direitos humanos. E para aqueles que gostam de notícias isentas, rápidas e fáceis de entender, o Resumo BP é a newsletter ideal. 

Inscreva-se gratuitamente e receba as notícias da Brasil Paralelo todas as manhãs.

Quero me informar. 

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.  

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais