Política5 min de leitura

CCJ adia votação de anistia de presos políticos do 8 de janeiro

A Comissão de Constituição e Justiça na Câmara dos Deputados adiou a votação do PL que anistia os condenados pelos atos do 8 de janeiro

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
Os atos do 8 de janeiro de 2024 em Brasília.
Fonte da imagem: Agência Senado

Receba notícias gratuitamente em seu email

  • Anistia é o beneficio coletivo. Concedido pelo Congresso Nacional por meio de Lei Federal. Anistia, graça e induto são formas de extinção da punibilidade, conforme artigo 107, inciso II, do Código Penal." Pode ajustar como achar melhor. Importante também incluir a fonte. Nesse caso, é o TJDFT.

A ala governista apresentou um pedido de obstrução, adiando a discussão para uma reunião futura. 

Proposto pelo ex-deputado Major Vitor Hugo, o projeto busca perdoar penas de participantes de manifestações desde 30 de outubro de 2022.

Durante a sessão, o governo tentou incluir outros temas na pauta, como uma proposta que agrava penas para crimes ambientais e outra que insere a economia solidária na Constituição, mas ambos foram rejeitados. 

A oposição criticou essas manobras:

O deputado Nikolas Ferreita (PL/MG) afirmou em suas redes sociais que o tema foi usado para finalidades políticas. Lamentou ainda o uso político de um tema tão importante: 

“Hoje, infelizmente, mais uma vez por conta de negociatas espúrias da Presidência da Câmara, eles estão usando a anistia como barganha política. Isso é triste, é deplorável”.  

Nikolas (PL-MG) é um dos entusiastas do projeto. Por outro lado, um grupo de parlamentares governistas é contrário: 

A deputada Érika Kokay (PT-DF) é crítica ao prosseguimento da proposta e afirma que “negar a própria realidade é prática diária da extrema direita golpista que não respeita o povo brasileiro”.

“Todo Brasil viu a democracia sendo brutalmente atacada no dia 08 de janeiro”, complementou a petista.

O governo, por outro lado, defendeu a obstrução para que o debate ocorresse em um momento mais adequado, fora do período eleitoral.

O líder do governo, José Guimarães, e outros deputados argumentaram que a discussão sobre a anistia não deveria ocorrer durante as eleições. No final, a CCJ encerrou a sessão sem votar o projeto, após a abertura da ordem do dia no Plenário.

Quem entender de uma vez como a política funciona? Compreender os conceitos, as estratégias, e a maneira como você pode ter um ativismo político eficiente, sem precisar ocupar cargo eletivo?

Conheça a Certificação em Ciência Política da Brasil Paralelo. 

[VENDA] BP 10 ANOS
[VENDA] BP 10 ANOS