Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

CCJ adia votação de anistia de presos políticos do 8 de janeiro

A tentativa de votar o projeto de lei que concede anistia aos presos de 8 de janeiro foi adiada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
11/9/2024 19:23
Agência Senado
  • Anistia é o beneficio coletivo. Concedido pelo Congresso Nacional por meio de Lei Federal. Anistia, graça e induto são formas de extinção da punibilidade, conforme artigo 107, inciso II, do Código Penal." Pode ajustar como achar melhor. Importante também incluir a fonte. Nesse caso, é o TJDFT.

A ala governista apresentou um pedido de obstrução, adiando a discussão para uma reunião futura. 

Proposto pelo ex-deputado Major Vitor Hugo, o projeto busca perdoar penas de participantes de manifestações desde 30 de outubro de 2022.

Durante a sessão, o governo tentou incluir outros temas na pauta, como uma proposta que agrava penas para crimes ambientais e outra que insere a economia solidária na Constituição, mas ambos foram rejeitados. 

A oposição criticou essas manobras:

O deputado Nikolas Ferreita (PL/MG) afirmou em suas redes sociais que o tema foi usado para finalidades políticas. Lamentou ainda o uso político de um tema tão importante: 

“Hoje, infelizmente, mais uma vez por conta de negociatas espúrias da Presidência da Câmara, eles estão usando a anistia como barganha política. Isso é triste, é deplorável”.  

Nikolas (PL-MG) é um dos entusiastas do projeto. Por outro lado, um grupo de parlamentares governistas é contrário: 

A deputada Érika Kokay (PT-DF) é crítica ao prosseguimento da proposta e afirma que “negar a própria realidade é prática diária da extrema direita golpista que não respeita o povo brasileiro”.

“Todo Brasil viu a democracia sendo brutalmente atacada no dia 08 de janeiro”, complementou a petista.

O governo, por outro lado, defendeu a obstrução para que o debate ocorresse em um momento mais adequado, fora do período eleitoral.

O líder do governo, José Guimarães, e outros deputados argumentaram que a discussão sobre a anistia não deveria ocorrer durante as eleições. No final, a CCJ encerrou a sessão sem votar o projeto, após a abertura da ordem do dia no Plenário.

Quem entender de uma vez como a política funciona? Compreender os conceitos, as estratégias, e a maneira como você pode ter um ativismo político eficiente, sem precisar ocupar cargo eletivo?

Conheça a Certificação em Ciência Política da Brasil Paralelo. 

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais